NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Cidadania Participativa nas
Escola Estadual Reynaldo Massi Professora: Danielle Palagano Da Rocha
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Avaliação do projeto pedagógico:
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Essa é minha escola.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Educação Ambiental - GPEEA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Funções e Atribuições do Diretor
O sucesso do trabalho pedagógico
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
A Função do Professor Articulador
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
A Gestão participativa
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Plano de Gestão da Escola
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
RONDÔNIA. Elizabeth Vice-coordenadora Leonir Santos Coordenadora Lenilza Marilza Elisangela Perpétua Angela Tarso Thiago CéliaPatrícia Sebastiana Fatima.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Revisita ao PPP.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
O papel pedagógico do órgão gestor
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional ELABORAÇÃO: Amir Souza E-Mail: amisouz@yahoo.com.br Santarém/Pará - 2008 INFORMÁTICA EDUCATIVA LINUX EDUCACIONAL FACILITADORES: Valéria Soares Conceição

17 ANOS Situada no bairro do Aeroporto Velho, na alameda 30/31 s/n, a Escola Est. de Ensino Fund. e Médio Terezinha de Jesus Rodrigues, funciona nos turnos: matutino, vespertino e noturno. Atualmente o corpo docente é formado por 48 professores, 01 gestor, 01 pedagoga e 01 secretária e 05 auxiliar de secretaria. e o corpo discente é composto por 1383 alunos matriculados.

APRESENTAÇÃO O projeto de trabalho procura despertar o sentimento de cidadania nos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Terezinha de Jesus Rodrigues, no sentido de fazer com que tenham uma melhor compreensão de que ser cidadão é participar da sociedade, tendo direito a ter direitos e fazendo parte com o seu fazer, sua interferência e sua criatividade na construção da sociedade.

PROJETO ALUNO CIDADÃO JUSTIFICATIVA O motivo de realizarmos o trabalho social “Aluno Cidadão” com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Terezinha de Jesus Rodrigues, dá-se ao fato de despertar o sentimento da cidadania nos alunos, fazendo que estes tenham uma melhor compreensão de que ser cidadão não é só garantir os seus direitos, mas também os seus deveres e que possoam participar ativamente das questões sociais. Acreditamos que o aluno com sentimento ético forte e consciência de cidadania não permite que o patrimônio público, no caso os bens da Escola sejam destruídos. O trabalho de conscientização será executado pelos alunos do 2º ano sob a coordenação da profª Socióloga Glória Maria dos Santos Costa.

ALUNO CIDADÃO ESTRATÉGIAS DIRETRIZES Integrar as ações de cidadania com as políticas do Regimento Escolar; Participação de toda a comunidade esoclar (alunos, pais, professores, funcionários e direção) na execução do projeto, assegurando a todos a importância do caráter coletivo como possibilidade de participação efetiva na produção e usufruto dos bens públicos na escola. ESTRATÉGIAS Estabelecer parcerias com os professores das diversas disciplinas, para desenvolver o Projeto. Promover campanhas de divulgação das ações para a recuperação do patrimônio público na Escola. Promover a participação do Conselho Escolar na Categoria de pais, nas tarefas de recuperação do patrimônio escolar.

OBJETIVOS GERAL ESPECÍFICOS: Assegurar a participação dos alunos do 2º ano nas ações de trabalho do projeto; Promover ações de trabalho entre os alunos nos diversos turnos no sentido de recuperar as carteiras quebradas, a pintura nas salas de aula, assim como também zelar pela limpeza e manutenção dos banheiros e bebedouros. Conscientizar os alunos do seu poder de participação, inculcando a idéia de exercerem a cidadania ativa. GERAL Desenvolver o Projeto de Trabalho Social “Aluno Cidadão” no sentido de conscientizar os alunos no compromisso de restaurar e zelar pelo patrimônio da Escola

Aluno Cidadão META OPERACIONALIZAÇÃO Formação de equipes por alunos do 2º ano para divulgação das ações de trabalho. META O projeto “Aluno Cidadão” visa atender 95% dos alunos da Escola Terezinha de Jesus Rodrigues, atingindo o Ensino Fundamental e Médio, sendo coordenado pelos segundos anos. As turmas de 2º ano de cada turno ficarão com a responsabilidade de executar as ações de trabalho do projeto nos seus turnos A divulgação das ações de trabalho , será realizada através de palestras e uso de cartazes

ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO Esse procedimento será realizado de forma sistemática em parceria com os professores das diversas disciplinas, direção e conselho escolar, sob a coordenação da Profª Socióloga Glória Maria dos Santos Costa, titular da disciplinna Aspecto da vida Cidadão

CONSIDERAÇÕES FINAIS AMIR SOUZA FILHO, Licenciado Pleno em Matemática, professor do Ensino Médio na E.E.E.F.M Terezinha de Jesus Rodrigues. Ter participado deste curso foi de grande importância, pois este veio multiplicar os conhecimentos que já possuía da Plataforma Linux Educacional, a ser trabalho nas Escolar Públicas.