Programa de Endomarketing

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Transcrição da apresentação:

Programa de Endomarketing Relatório de ações realizadas em 2010

O Programa de Endomarketing O endomarketing é uma ferramenta de gestão que busca: Facilitar e realizar trocas; Construindo relacionamentos com o público interno; Compartilhando os objetivos da empresa ou organização; Harmonizando e fortalecendo estas relações. Na Codevasf, podem ser classificados como ações de endomarketing os treinamentos e benefícios oferecidos aos empregados pela AA/GGP, os serviços da Biblioteca, o apoio da Empresa a organizações vinculadas, como a Assemco, entre outros.

Atuação O Programa de Endomarketing tem buscado realizar ações que facilitem a integração, incentivem a motivação e melhorem a comunicação interna. Para isso: promove ações de lazer e cultura, que contribuem para reunir os empregados em ambientes informais; e realiza ações de conscientização sobre temas ambientais e sociais, incentivando o pensamento crítico e a cidadania. Além disso, privilegia a integração entre os empregados e o conhecimento mútuo e incentiva a participação dos mesmos no planejamento e avaliação das ações desenvolvidas.

Parcerias Para desenvolver suas atividades, o Programa de Endomarketing busca parcerias com outras unidades da Codevasf, assim como a adesão das Superintendências Regionais. Outras unidades organizacionais também têm demandado ações de endomarketing. Alguns dos parceiros frequentes do Programa de Endomarketing são: AA/GGP, SRs, Comissão da Coleta Seletiva Solidária.

Ações desenvolvidas em 2010

Cultura/lazer e ações sociais Programadora Brasil Exibição de um filme brasileiro no mês, no auditório da Codevasf. Meia Hora de História Exibição da série “Brasil 500 Anos”, da TV Escola, em datas comemorativas (7 de setembro, 21 de abril). Aniversário da Codevasf: II Concurso Codevasf de Fotografia (maio/julho). “Intervalo” Periódico quinzenal com matérias sobre temas “alternativos” de interesse dos empregados. Divulgação de atividades de lazer: Publicação do informativo semanal “Diversão e Arte” e da página na intranet “De graça na cidade”. Divulgação de ações sociais e de emergência: terremoto no Haiti, enchentes no Rio de Janeiro. Campanha de natal: Campanha de arrecadação de brinquedos para entidade de atendimento à infância.

Ações em capacitação e conscientização Dia Mundial da Internet (17 de maio): Divulgação de dicas de segurança na internet e apoio à realizada do I Seminário de Tecnologia da Informação pela AE/GTI. Consumo sustentável: Realizada a partir de demanda da Comissão da Coleta Seletiva Solidária, buscou divulgar dicas de ações para redução do consumo de eletricidade, papel e copos descartáveis na Empresa. Dia Internacional da Mulher (8 de março): Palestra sobre gênero. Dia Mundial da Água (22 de março): Palestra sobre “Boas Práticas para o Consumo Sustentável” e exibição de documentário.

Comunicação interna e reconhecimento de talentos Pesquisa sobre uso e utilidade percebida dos murais. Informativo “Você me conhece” Campanha “Conheça a Codevasf” Novo mural Reconhecimento de talentos: Homenagem ao Engenheiro Paulo Natal. Distribuição de placas de homenagem aos empregados aposentados e desligados por meio do PDI.

Datas comemorativas O Programa de Endomarketing utiliza datas comemorativas para realizar ações de: Integração Incentivo à cidadania Lazer e cultura Discussão de temas atuais relacionados à atuação da Codevasf e políticas da Empresa Reconhecimento de talentos Em 20010 foram realizadas ações alusivas a oito datas comemorativas.

Datas: Dia Internacional da Mulher Data: 8 de março. Objetivo: promover o debate sobre questões de gênero. Ações: Realização de palestra sobre as diferenças de gênero e o impacto delas na vida das mulheres, com a especialista em gênero Betina Stefanello. Divulgação da Central 180, serviço de apoio a mulheres. Discussão do programa Pró- Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM). Resultados: Participação de 28 pessoas.

Datas: Dia da Água Data: 22 de março. Objetivo: conscientização sobre o impacto do consumo no meio ambiente. Ações: Palestra, com a Comissão da Coleta Seletiva Solidária, sobre consumo sustentável. Divulgação de dicas sobre consumo sustentável entre os empregados. Exibição do documentário “O Velho Chico quer nascer de novo”. Resultados: participação de 42 pessoas na palestra.

Datas: Descobrimento do Brasil Data: 21 de abril. Objetivo: divulgar conhecimento e promover senso crítico sobre a história do Brasil. Ação: exibição dos episódios referentes ao Brasil Colônia da série “Brasil 500 Anos”, produzida pela TV Escola. Resultados: participação de uma média de 12 pessoas nos dias de exibição.

Datas: Dia das Mães Data: 2º domingo de maio. Objetivo: congratular as empregadas da Codevasf que são mães, reconhecendo a importância de seu papel. Ações: Envio, por e-mail, de cartão eletrônico sobre o dia das mães.

Datas: Dia dos Pais Data: 2º domingo de agosto. Objetivo: parabenizar os empregados da Codevasf que são pais, reconhecendo a importância de seu papel na educação dos filhos. Ações: Envio, por e-mail, de cartão eletrônico felicitando os pais pelo seu dia.

Datas: Dia Mundial da Internet Data: 17 de maio. Objetivo: informar os empregados sobre os perigos potenciais da internet e como evitar-los. Ações: Apoio à realização do I Seminário de Tecnologia da Informação, realizado entre 17 e 19 de maio na Administração Central. Divulgação de dicas de segurança na internet. Resultados: Participação média de 40 pessoas nas palestras/oficinas realizadas.

Datas: Independência do Brasil Data: 7 de setembro. Objetivo: divulgar conhecimento e promover senso crítico sobre a história do Brasil. Ação: exibição dos episódios referentes ao Brasil Império da série “Brasil 500 Anos”, produzida pela TV Escola. Resultados: participação de uma média de 8 pessoas nos dias de exibição.

Datas: Proclamação da República Data: 15 de novembro. Objetivo: divulgar conhecimento e promover senso crítico sobre a história do Brasil. Ação: exibição dos episódios referentes ao Brasil República da série “Brasil 500 Anos”, produzida pela TV Escola. Resultados: participação de uma média de seis pessoas nos dias de exibição.

Social: Emergências Objetivo: divulgar campanhas de arrecadação de donativos para situações de emergência enfrentadas no Brasil e no mundo. Ações: Divulgação de campanhas nacionais realizadas em prol dos afetados pelo terremoto no Haiti e pelas enchentes no Rio de Janeiro e no Nordeste.

Social: Campanha de Natal Objetivo: incentivar o engajamento de empregados em ações sociais. Ações: Campanha de arrecadação de brinquedos. Votação eletrônica para eleger entidade que recebeu os brinquedos. Resultados: Foram arrecadados 130 brinquedos, doados à Creche São José Operário, da Estrutural.

Lazer: Programadora Brasil Objetivo: oferecer aos empregados que permanecem na Empresa durante a hora do almoço uma opção de lazer. Ação: exibição de filmes brasileiros selecionados do catálogo da Programadora Brasil, serviço do Ministério da Cultura. Resultados: público entre 5 e 20 pessoas nas diversas exibições realizadas.

Lazer: Informativos Diversão e Arte De graça na cidade Intervalo De publicação semanal, enviado por e-mail sempre às sextas- feiras, divulga opções de lazer para o final de semana. De graça na cidade Disponível na intranet, oferece programação semanal de cultura e lazer com opções gratuitas ou que custem menos de R$ 10 (dez reais). Intervalo De periodicidade quinzenal, contém matérias sobre temas de interesse do empregado. É envido por e-mail e afixado nos murais.

Aniversário da Codevasf Data: junho a agosto de 2010. Objetivo: divulgar as ações da Codevasf entre os empregados, através da valorização do registro do trabalho realizado pelos mesmos. Ações: Realização de concurso fotográfico. Exposição das 24 fotos classificadas por júri técnico (5 a 16 de julho).

Reconhecimento e homenagem Objetivo: promover o reconhecimento do trabalho e dedicação dos empregados. Ações: Confecção e entrega de placas de homenagem aos empregados que se aposentam na Empresa. Realização de cerimônia em homenagem ao Eng. Paulo Natal (29 de julho). Resultados: Entrega de placas a 26 empregados desligados pelo PDI.

Comunicação interna Pesquisa sobre uso e utilidade percebida dos murais. Você me conhece Objetivo: incentivar a interação entre os empregados da Sede e a divulgação do trabalho realizado na Empresa com a publicação do perfil dos colegas. Ação: afixação, no mural da Codevasf, do perfil de colegas, com informações sobre trabalho, família e atividades de lazer preferidas. Resultado: 34 perfis publicados.

Comunicação interna Campanha “Conheça a Codevasf: Objetivo: promover o conhecimento das atribuições e responsabilidades de cada uma das áreas organizacionais da Codevasf. Ação: afixação de cartazes e envio de e-mails com informações sobre as atribuições, segundo o Regimento Interno, de áreas da Codevasf. Áreas que participaram da campanha em 2010: AE, AI e AR.

Campanhas ambientais Campanha de consumo consciente: Hora do Planeta: Objetivo: redução do consumo de eletricidade, papel e copos plásticos. Ação: entre abril e julho de 2010, divulgação de 5 banners e envio de e-mails com dicas de consumo consciente no ambiente de trabalho. Hora do Planeta: Participação do edifício da Administração Central na “Hora do Planeta” (27 de março).

Propostas para 2011 Para que as ações de Endomarketing sejam realizadas com sucesso, a parceria com a AA/GGP é fundamental. Por isso, desde o início de dezembro a proposta de ações de endomarketing para 2011 já está na AA/GGP para análise. Algumas propostas: Reconhecimento da inovação. Compartilhe seu Talento (incentivo ao voluntariado corporativo). Torneio de futebol de salão. Reorganização da intranet. Curso em comunicação e promoção institucional. Debates sobre ação da Codevasf.

Sugestões? Em caso de dúvidas, comentários e sugestões sobre o Programa de Endomarketing, entre em contato com a Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional. Tel.: (61) 3312-4769. E-mail: endomarketing@codevasf.gov.br