Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual Intizman in Davidoff, 2001, p.98
Aprendizagem comportamental Mudança duradoura do desempenho, ensejada pela experiência. Davidoff , 2001, p.98
Condicionamento (de) respondentes Respondentes são os atos desencadeados por eventos que imediatamente os precedem. O evento desencadeador é o estímulo eliciador. Ex: reflexo pupilar Luz - estímulo eliciador Contração ou dilatação da pupila - respondente
Condicionamento respondente ou clássico Processo de transferir um respondente de uma situação para outra. Envolve o estímulo incondicionado, a resposta incondicionada, o estímulo neutro e a resposta condicionada.
O condicionamento se adquire pelo processo de emparelhamento do estímulo neutro e do estimulo incondicionado, até que surja a resposta condicionada. Os estímulos devem ser retirados ao mesmo tempo.
Aquisição do medo: O caso Albert Paciente - Albert , menino, 11 meses. Resposta incondicionada - medo(choro) Estímulo incondicionado barulho de pancada em barra de aço atrás da criança.
Estímulo neutro - rato de pelúcia. Resposta condicionada - Medo do rato de Pelúcia John Watson, 1920 in Davidoff, 2001
Condicionamento (de) operantes Operantes são comportamentos autônomos.
O condicionamento operante ocorre quando os efeitos que se seguem ao operante aumentam ou diminuem a possibilidade de o operante voltar a ser desempenhado em situação similar.
Conceitos Reforço Reforço positivo Reforço negativo Modelagem ou aproximações sucessivas. Extinção Generalização Discriminação
Reforçadores intrínsecos. Necessidades fisiológicas. Estímulos sensoriais. Auto-realização
Reforçadores extrínsecos .Primários ou não aprendidos .Secundários ou condicionados
Esquemas de punição
Punição positiva Apresentação do estímulo punitivo
Punição negativa: extinção ou adiamento da punição Remoção do estímulo punitivo Custo da resposta Adiamento do estimulo punitivo Treinamento de omissão