Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Advertisements

FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA OBT Programas Interinstitucionais e a OBT Programa de Zoneamento Ecológico Econômico do Brasil.
Unidade 01 – O território brasileiro
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO Elementos para discussão
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Silvana Amaral Divisão de Processamento de Imagem – INPE
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
BANCO DA AMAZÔNIA: FOCO NAS ATIVIDADES ALAVANCADORAS DE DESENVOLVIMENTO E APOIO AOS SISTEMAS DE MPME 1.
PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE QUARTA FASE DIAGNÓSTICO SÓCIO ECONÔMICO ECOLÓGICO ESCALA 1: PRIMEIRA FASE MEIO SÓCIO ECONÔMICO.
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
PROJETO DE ALAVANCAGEM DO MERCOESTE
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Ministério da Cultura.
Julho de 2007.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Feriados Sair Legendas Contato na CORED Auditorias Integradas
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Feriados Sair Legendas Contato na CORED Eventos (Congresso, Seminários, Encontros, Workshop) Auditorias Integradas Treinamentos – Metrologia Legal Treinamentos.
Um Banco da Amazônia.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Encontro de Aquicultura na Amazônia –V ENAq
PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa XIV MET e I Simpósio.
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Título do evento José Autran Teles Macieira Auditor-Chefe Acompanhamento de Auditorias 2011 Reunião Plenária da RBMLQ-I 22 a 24/11/2011.
Proposta discutida pelas principais instituições públicas executoras e detentoras da cartografia estadual em 08 e 09 de julho de 2010 e aprovada pelo Conselho.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis
TREINAMENTOS PARA 2011 Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Belem, 06 Dez 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Vantagens e desvantagens de um sistema meritocrático
AS REGIÕES DO BRASIL.
Amazônia. TOTAL PONTOS DE ATENDIMENTO CAIXA LICITAÇÃO DE NOVAS UL - ACRE.
1.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Consultor de Planejamento
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
 Lotação de policiais em serviço na Amazônia Legal.
3ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Mesa 5: Inovação, Propriedade Intelectual e Conhecimento.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Acompanhamento dos projetos estratégicos da Rede de Prêmios MPE. Nome do Projeto: PORTAL MPE BRASIL Início do projeto: OUT/07 Fim do projeto: OUT/08 JUN/2008.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Uniformização do ZEE da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região. Adriano Venturieri Brasília, 27 de março de 2009

Projeto FINEP Proponente: FUNARBE (Viçosa) Amazônia Oriental Proponente: FUNARBE (Viçosa) Executor: Embrapa Amazônia Oriental Enviado: 24/09/2008 Valor do Projeto: R$ 8.824.466,46 Valor Solicitado: 5.981.651,58

Instituições Participantes Rede Embrapa Governos Estaduais Embrapa Belém Embrapa Manaus Embrapa Acre Embrapa Solos - RJ Embrapa Monitoramento - SP Embrapa Informática - SP SEPE - PA SEPLAN - MA IEPA - AP SEPLAN - TO SEPLAN - MT SEMA - AC SEPLAN – RR SEDAM – RO SEMA - AM Consórcio ZEE MMA CPRM IBGE MPEG UFPA SIPAM INPE

Objetivo Geral Amazônia Oriental Articular os ZEEs dos Estados da Amazônia Legal orientados para uma visão macrorregional e integrá-los com os Zoneamentos Agroecológicos prioritários para a produção de agroenergia.

Metas Físicas Amazônia Oriental Estabelecer parâmetros mínimos para uniformizar e integrar os ZEEs; Compatibilizar legendas e diretrizes de Uso e Ocupação; Apoiar os ZEEs Estaduais; Integrar Zoneamento Agroecológico e ZEE.

M1 - Estabelecer parâmetros mínimos para uniformizar e integrar os ZEEs Definir indicadores e critérios comuns aos projetos de ZEEs executados; Coletar, avaliar e inserir em um SIG as informações disponíveis dos Estados; Validar as informações com as equipes dos projetos de ZEE dos Estados.

M2 - Compatibilizar legendas e diretrizes de Uso e Ocupação Atualizar e compatibilizar as legendas estaduais para legenda amazônica unificada Espacializar padrões de uso e ocupação baseado no Censo Agropecuário Correlacionar mapas de uso com desflorestamento Elaborar proposta de diretrizes de uso e ocupação unificada para a região (mapa de gestão)

M3 - Apoiar os ZEEs Estaduais Atualização do mapa de vegetação remanescente e definição dos limites do bioma; Elaborar o memorial descritivo de Zonas do ZEE de Rondônia, BR-163 (Oeste do Pará) e Acre Apoiar audiências públicas em Roraima, área da BR-163 no Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Amazonas

M3 - Apoiar os ZEEs Estaduais Atualização do Macro ZEE do Amapá; Detalhar mapa de solos e aptidão em regiões prioritárias nos Estados; Capacitar gestores estaduais e municipais para utilização das informações geradas pelo ZEE

M4 - Integrar Zoneamento Agroecológico e ZEE Identificar áreas de ocorrência de culturas climaticamente adaptadas e de interesse para a produção de bioenergia; Identificar áreas com aptidão para culturas climaticamente adaptadas; Mapear as áreas indicadas para produção de bioenergia; Correlacionar Risco Climático e ZEE; Sistema de visualização e consulta das informações geradas; Capacitação das instituições financeiras e de fomento para utilização das informações geradas.

Desafios Amazônia Oriental Elaborar o macrozoneamento estratégico da Amazônia Legal em consonância com as diretrizes Estaduais Propor modelos de desenvolvimento sustentável visando produção de bioenergia com segurança alimentar

Z. Risco Climático – QUANDO? PLANOS PROGRAMAS AGENCIAS POLÍTICAS E DIRETRIZES INSTRUMENTOS DE POLITICAS PÚBLICAS (COMO FAZER) Z. Risco Climático – QUANDO? Z. Agroecologico – O QUE? ZEE – ONDE?

Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental Obrigado!! Adriano Venturieri Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental adriano@cpatu.embrapa.br Fone: 91 3204 11 50

Características de espécies oleaginosas no Brasil Fonte: Ramalho-Filho, 2009