GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
CALENDÁRIO ECOLÓGICO 2010.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
SECRETARIA DE REORDENAMENTO AGRÁRIO
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Arquitetura de Sistemas de Informação
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL TCU – agosto/2011 A importância da Alta Administração na Segurança da Informação e Comunicações.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
Sistema de Gerenciamento da Base de Informações do ZEE Projeto MacroZEE AML Reunião FINEP – março de 2009.
Do MEIO AMBIENTE CONFERÊNCIANACIONAL 28, 29 e 30 Novembro 2003 VAMOS CUIDAR DO BRASIL Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente.
Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
Roberto Alves Monteiro
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO ESTADO DE MATO GROSSO Secretaria.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA LOCAL: SALA DOS CONSELHOS. DATA: 21 de maio de 2013 HORÁRIO: Das 8:30h às 13h CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Relatório de Gestão do Governo do Estado de Mato Grosso 2003 – 2009
PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015 Glória Maria da Silva Melo Gestora Governamental - SEPLAN Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN-MT.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM

RONDÔNIA (20 ANOS DE ZONEAMENTO NA AMAZONIA) Luiz Claudio Fernandes Geográfo - coordenandor de geociencias SEDAM-RO Valdir Harmatiuk Eng. Agrícola – coordenador de licenciamento SEDAM-RO março de 2009

Quais os principais motivos (conjuntura política, problemas, oportunidades) que influenciaram a decisão de elaborar o ZEE?

A ocupação intensa do território Rondoniense em fins da década de 60, pela colonização particular, intensificada, década de 70, pela ocupação oficial ao longo da Br 364 (INCRA) A ocupação intensa do território Rondoniense em fins da década de 60, pela colonização particular, intensificada, década de 70, pela ocupação oficial ao longo da Br 364 (INCRA) 1ª APROXIMAÇÃO ZONEAMENTO POLONOROESTE – plano de desenvolvimento do Noroeste do Brasil (infra-estrutura) Decreto 3782 de 14 de julho de 1988 define o Política de ordenamento Ambiental para ocupação das terras rurais do Estado RO segundo o Zoneamento Economico-Ecologico LEI COMPLEMENTAR N.º 52, de 20 de dezembro de 1991 Dispõe sobre o Zoneamento Socio-Economico-Ecologico de Rondônia

1ª APROXIMAÇÃO ZONEAMENTO

Atualmente, quais são as principais questões/problemas que o ZEE está buscando responder?

- Regularização Fundiária - Sobreposição de Limite de Área - Deslocamentos Cartográficos - Implementação de Políticas Públicas

Qual a abrangência territorial (todo o estado, regiões, bacias hidrográficas, área prioritária, outras) do ZEE? Quando se deu o início dos trabalhos?

2ª APROXIMAÇÃO ZONEAMENTO LEI COMPLEMENTAR N.º 233, de 06 de junho de 2.000

Aprovação do ZSEE_RO junto ao Governo Federal Termo de Acordo de Cooperação União/Estado Termo de Acordo de Cooperação União/Estado 02 de junho de de junho de 2004 Lei Complementar n° de maio de 2005 Lei Complementar n° de maio de 2005 Nota Técnica nº 029/2005 / DGAT / SDS / MMA Aprovada na Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico - Econômico do Território Nacional / CCZEE 30 de setembro de 2005 Aprovação no CONAMA 27 de março de 2006 Casa Civil da Presidência da Republica DECRETO N o de agosto de 2006

TABELA RESUMO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL ATÉ 04/11/08 Área total Licenciada ,5791 ha Área de Reserva Legal ,6403 ha Área de Reserva Legal a Recuperar ,4816 ha Área de Reserva Legal em Compensação ,1281 ha Área de Preservação Permanente Total ,6693 ha Área de Preservação Permanente na Reserva Legal ,1576 ha Área de Preservação Permanente à Recuperar ,5240 ha Área de Preservação Permanente na Área Remanescente ,5800 ha Área de Preservação Permanente em Área Explorada ,8990 ha Área Remanescente ,3318 ha Área Explorada ,6546 ha Área de Servidão ,1909 ha Área de Preservação Permanente na Área de Servidão Florestal.. 747,3679 ha TOTAL DE PROCESSOS LANÇADOS NO SISTEMA:

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DE RONDÔNIA ESTADO DE RONDÔNIA TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL MPE_RO – INCRA_RO – SEDAM_RO

NAVEGADOR BASE CARTOGRAFICA CONTINUA DO ESTADO – ZSEE_RO BASE FUNDIÁRIA/INCRA

ZOOM NO NAVEGADOR / FUNDIARIO

ZOOM NO NAVEGADOR / FUNDIARIO/IMAGEM

IDENTIFICAÇÃO DA PROPRIEDADE NO NAVEGADOR

2 - Institucionalidade do ZEE a) Que ato normativo (Decreto, Programa PPA, Portaria, outros) instituiu o ZEE no estado? Decreto 3782 de 14 de julho de 1988 define o Política de ordenamento Ambiental para ocupação das terras rurais do Estado RO segundo o Zoneamento Economico-Ecologico LEI COMPLEMENTAR N.º 52, de 20 de dezembro de 1991 Dispõe sobre o Zoneamento Socio-Economico-Ecologico de Rondônia LEI COMPLEMENTAR N.º 233, de 06 de junho de LEI COMPLEMENTAR N.º 312, de 06 de maio de b) Existem instâncias estaduais de coordenação (Comissão, Comitê, Fóruns, outro) do processo? Comissão de Zoneamento ( nivel governamental o secretariado e organização nao governamental ongs e federações e sindicatos) Comoissão Técnica de Zoneamento ( tecnicos do governo estadual e federal)

c ) Onde se dá o armazenamento e processamento das informações (Secretaria de estado, Universidade, outros) referentes ao ZEE? Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação SEPLAN acervo tecnico do ZSEE Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM Armazenamento e atualização dos Dados c) Quais os mecanismos de participação e controle social existentes durante o processo? Para aprovação houveram 10 audiencias publicas no interior do Estado 1 audiencia publica na capital d ) Qual o órgão responsável (SEPLAN, SEMA, outros) pelo ZEE? Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM

3 - Aspectos metodológicos a)Qual a base metodológica (Diretrizes Metodológicas do Programa ZEE, outras abordagens) utilizada para a realização do ZEE? A partir da Metodologia da SAE b) Qual a escala de trabalho adotada? ESCALA 1: c) Qual a base de informações (secundária, primária, ambas) empregada? Ambas e a partir delas geração de informações oriuda de levantamento de campo

d) Como se dá a relação do ZEE com outros instrumentos de planejamento e gestão territorial (Planos de Bacias, Regiões de Planejamento, outros)? Estado esta implementanto varios intrumentos como: Licenciamento Ambiental da Propriedade Rural Regularização Fundiaria Plano Estadual de recuperação de Mata Ciliar Programa Estadual Pró-Peixe Programa de Distribuição de Sementes Programa de Distribuição de Calcario Implatação dos Comites de Bacias do Estado e) Foram estabelecidas parcerias com outros estados? nao f) De que forma é feita a gestão da informação (meios e ferramentos de acesso e uso da base de dados e informações gerados pelo ZEE) gerada? Internet pelo sitio Boletins, Jornais, Mapas, Palestras

Demandas ao Programa/Consórcio ZEE Brasil a) Informações temáticas e/ou setoriais Maoir comprometimento das instituições envolvida no Consórcio com os envios das solicitações e demandas do Estado b) Capacitação Na Area de socioeconomia e detalhamento na area fisica c) Recursos financeiros Sempre é bem vindo – que tenha menos burocracia no processo de aquisição do recurso

Responsável/responsáveis pelo ZEE a) Nome LUIZ CLAUDIO FERNANDES b) Instituição SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL - SEDAM c) Cargo COORDENADOR DE GEOCIENCIAS d) Telefone para contato (69) – (69) e) f) Endereço para correspondência Estrada do Santo Antonio 5323 bairro Triangulo CEP g) Data 26/03/2009