Como as Pessoas Aprendem?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. Dedique tempo para trabalhar: é o preço do triunfo.
Advertisements

E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
O PENSAMENTO DE ROBERT KAPLAN LIVRO: O QUE PERGUNTAR AO ESPELHO – ROBERT STEVEN KAPLAN What to ask the person in the mirror SETEMBRO 2012.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos Liderando os rotarianos Troca de ideias.
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
LIDERANÇA Exercícios.
Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
Ciências de Materiais I
BERKELEY E O IMATERIALISMO
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Prof. Dr. J.M.O.Parente Curriculum and Instruction in Automated Tutors Henry M. Halff CT-282 – Tutores Inteligentes.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
COMPREENDENDO E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS AT 1, Parte 3.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Sentimentos. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo, e não consegue.
ENSINA-ME A FAZER A SUA VONTADE Como é que eu posso saber a vontade de Deus, sobre? - Relacionamento sentimental. - Relacionamento familiar.
NOVA SÉRIE (Maio) Família: Ideia de Deus.
O que são os Dons Espirituais
Aconselhamento e Relacionamento Familiar
TA 733 A – Operações Unitárias II
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Material preparado e de responsabilidade do professor Arão Sapiro AVANÇOS DO DIÁLOGO PARTICIPATIVO Prof. Arão Sapiro 2009 CONSELHO DELIBERATIVO DO SISTEMA.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Quem é o empreendedor brasileiro de sucesso?
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Classificação dos Métodos de Ensino:
IPÊS DO BRASIL.
IPÊS DO BRASIL Por
IPÊS DO BRASIL Por
Transcrição da apresentação:

Como as Pessoas Aprendem? Pr. Adolfo S. Suárez

Se quisermos ser bem-sucedidos no ensino, não basta dominar o assunto; precisamos saber como as pessoas aprendem.

Por que?

Quando sabemos como as pessoas aprendem, podemos escolher os melhores métodos de ensino. E se escolhemos os melhores métodos de ensino, as pessoas aprendem de verdade.

1 O aprendiz Interativo

O aprendiz interativo utiliza sua experiência de vida como fundamento para adquirir novos conhecimentos. Ele pergunta: “Por que eu preciso saber isto? Por que isto é importante para mim?”

Aprendizes Interativos geralmente... Aprendem ouvindo e compartilhando idéias, falando. Não gostam de leituras longas, memorizar e trabalhar sozinhos. São sociáveis, amigáveis, sensíveis. Trabalham melhor em um ambiente barulhento.

Para atingir o aprendiz interativo... Mostre que o assunto estudado responde a coisas importantes da vida.

2 O aprendiz Analítico

O aprendiz analítico é muito racional e lógico em seu pensamento; ele quer saber o que o especialista pensa. Ele pergunta: “O que eu preciso saber – fatos, histórias, conceitos?”

Aprendizes Analíticos geralmente... Gostam de informações apresentadas de forma lógica e racional. Valorizam fatos, teoria, idéias. Debatem para provar pela lógica que estão certos. Preferem ambiente silencioso para aprender. Aprendem com métodos “tradicionais”.

Para atingir o aprendiz analítico... Capriche no conteúdo da aula; dê assunto sólido, bem explicado; explore bem o tema; traga informações bem pesquisadas.

3 O aprendiz Pragmático

O aprendiz pragmático experimenta para saber se o que aprendeu realmente funciona. Ele pergunta: “Como isto funciona? Como posso usar isto”

Aprendizes Pragmáticos geralmente... Valorizam a ação, o “como”. Não gostam que lhes dêem respostas, preferem descobri-las. Não gostam de ficar sentados quietos para aprender. Aprendem melhor em ambiente barulhento. Ensinam e aprendem com demonstrações.

Para atingir o aprendiz pragmático... Explique a funcionalidade e a utilidade do assunto estudado. Seja prático.

4 O aprendiz Dinâmico

O aprendiz dinâmico acha prazeroso aprender e fazer tudo com criatividade e singularidade. Ele pergunta: “No que isto pode se transformar? Como posso colocar em prática o que aprendi esta semana?”

Aprendizes Dinâmicos geralmente... São líderes, curiosos e perspicazes. Senso de humor bem desenvolvido. Gostam de discussões. Tomam atitudes diferentes; “quebram as regras”. Gostam de se relacionar. Comunicam-se com habilidade. Conseguem ver uma situação desde vários ângulos.

Para atingir o aprendiz dinâmico... Sugira como o assunto estudado pode ser expandido e abrir novos horizontes. Mostre o que pode ser feito com a Lição ou o tema estudado.

SÍNTESE 1 Interativo Analítico Pragmático Dinâmico  Por que?  O que? Aprendiz Motivação/Pergunta Foco Interativo Analítico Pragmático Dinâmico  Por que?  O que?  Como?  No que?  Razões  Conteúdo  Aplicação  Utilidade

SÍNTESE 2 Interativo Analítico Pragmático Dinâmico Aprendiz Característica Interativo Analítico Pragmático Dinâmico  Gosta de participar  Gosta de pensar, questionar  Gosta de coisas práticas  Gosta de ampliar sua visão

É um grande “pecado” ensinar igual aos diferentes. Reflita É um grande “pecado” ensinar igual aos diferentes. Portanto, para alcançar os diferentes, devemos diversificar nossa maneira de ensinar.