Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho
Advertisements

E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
LEITURA DE IMAGENS.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Psicologia do Desenvolvimento Uma área da psicologia
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
VERIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS ORIUNDAS DA CONSTRUÇÃO DA ARENA CORINTHIANS EM SÃO PAULO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO, PARA OS.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Secretaria de Comunicação
Matemática e Educação Ambiental.
Segurança de Dados no MAER.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
LITERATURA NA ESCOLA.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Apresentação de Estágio Supervisionado
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Projeto Poesia 4ª série E.F.I – 2005
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm

Orientador: Sandro Tonso Orientando: Luiz Vasconcelos da S. Filho CESET – Centro Superior de Educação Tecnológica UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas FAPESP – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo Uso da fotografia na Percepção Ambiental Crianças subindo o barranco

- Introdução e Justificativa - Objetivo da Pesquisa - Plano de Trabalho - Metodologia - Forma de Análise - Análise dos Resultados - Conclusão - Resultados Esperados - Bibliografia utilizada Estrutura Alunos em frente à igreja

Introdução e Justificativa - Os problemas ambientais: conseqüência da falta de percepção, reflexão e entendimento crítico das pessoas sobre as relações existentes entre ser humano-ambiente e ser humano-ser humano. - Essa não percepção impulsionou a degradação dos recursos hídricos, entre outras questões sócio- ambientais.

Introdução e Justificativa - A Educação Ambiental vem como possibilidade de criar uma nova percepção de mundo, que possibilite à população compreender a natureza complexa do ambiente, de forma a sensibilizar-se para o envolvimento na prevenção e solução dos problemas ambientais. - E a percepção ambiental promove essa sensibilização e tomada de consciência por meio de interpretações mediadas pela cultura e estímulos sensoriais.

Introdução e Justificativa - O uso da fotografia vem como possibilidade informativa e de expressão artística. - E por envolver idéias, sentimentos e sensações para a sua formação, ela pode ser um instrumento eficaz, detonador da capacidade perceptiva, ou indicador do estágio dessa percepção (FERRARA). Três alunos com a máquina fotográfica

Objetivo da Pesquisa - A finalidade da pesquisa é trabalhar a percepção ambiental sobre o Ribeirão Pires, através de uma vivência fotográfica, como ferramenta para a Educação Ambiental, com o intuito de investigar se a metodologia aplicada promove o desenvolvimento da compreensão crítica e reflexiva dos estudantes sobre os diversos sistemas e relações existentes no Ribeirão Pires.

Plano de Trabalho - As atividades estão sendo realizadas em uma escola de um bairro rural da cidade de Limeira, com alunos da 4ª série. - Para o desenvolvimento das atividades está sendo utilizado um período de 100 (cem) minutos por semana. Fotos dos alunos juntos na saída a campo

Metodologia A pesquisa é dividida em quatro etapas: - Análise Iconográfica; - Saída a Campo/Ribeirão Pires; - Apresentação das Fotografias Produzidas; - Discussão sobre as relações existentes. Alunos arrumando a sala

Análise Iconográfica Algumas atividades desenvolvidas: -Leitura e discussão de fotografias/sentimentos - Discussão dos pontos de vista - Produção de Imagens Através da moldura Metodologia objetivo

Fotografia de uma mão segurando a moldura e da imagem escolhida pelas crianças ao fundo

Metodologia Saída a Campo – Ribeirão Pires - Produção de Fotografias - Discussão dos grupos - Percepções pessoais e de grupo objetivo Foto de alunos no ônibus

Metodologia Apresentação dos grupos – etapa 3 - Discussão dos grupos. objetivo Para esta atividade foram estimuladas diversas capacidades necessárias ao processo de construção de cidadãos: o exercício de ouvir, de se expor, de se posicionar e de buscar acordos sobre o que foi visto e percebido, posto que todos os alunos terão a mesma região como objeto de seu trabalho.

Metodologia Atividades sobre as dinâmicas das relações do Ribeirão Pires objetivo Através da apresentação das múltiplas abordagens construídas pelos alunos sobre o Ribeirão, possibilita-se uma análise e reflexão crítica sobre seus sistemas e suas relações, desempenhando um papel de consciência e compreensão através e um vínculo mais estrito entre o cotidiano dos alunos e o processo educativo.

Metodologia Atividades sobre as dinâmicas das relações do Ribeirão Pires Ocorre desta forma uma sensibilização dos alunos com relação aos problemas que o Ribeirão enfrenta. Foto atividade fora de aula

Forma de Análise Análise Quantitativa: - Aplicação de Questionário - Desenho Análise Qualitativa: - Mudanças de comportamento - Mudanças de compreensão - Fotografias Produzidas

Análise dos Resultados - Organização dos alunos - Trabalho em grupo - discussões - Apresentação dos alunos - Complexidade das discussões - Questionário - Desenho

Conclusão Após a realização das atividades desenvolvidas na primeira fase da pesquisa e da análise das mesmas é possível verificar que a metodologia aplicada, até o momento, está auxiliando os alunos numa compreensão mais abrangente e complexa sobre as relações existentes no Ribeirão Pires. E um processo que não estava no objetivo da pesquisa, mas que está ocorrendo é a utilização dos temas desenvolvidos na pesquisa em outras matérias ministradas pela professora da classe.

Bibliografia Utilizada BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Arte – Educação Ambiental: na busca de uma cidadania ecológica. [on-line]. Arte e meio ambiente - Educação Ambiental em Ação, Disponível em: Acesso em: 10 out DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8ª ed. São Paulo: Gaia, FERRARA, Lucrécia DAlessio. Olhar Periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. São Paulo: Edusp, 1999

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, GUIMARÃES, Solange T. de Lima. Dimensões da percepção e interpretação do meio ambiente: vislumbres e sensibilidades das vivências da natureza. Rio Claro/SP: OLAM Ciência e Tecnologia. Ano IV. Vol. 4, Nº 1, Bibliografia Utilizada

Fotos dos alunos subindo o barranco