O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –

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Transcrição da apresentação:

O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM Rede de Apoio à Educação Médica - RAEM Florianópolis - SC 9 de novembro de 2003 IV Fórum de Informação em Ciências da Saúde XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica

Rede de Apoio à Educação Médica RAEM Centro de referência em Educação Médica Disseminadora do conhecimento em Educação em Ciências da Saúde Mediadora da informação junto à Comunidade Científica Disponibiliza produtos e serviços, como os fóruns, a BVS-Educ, debates, cadastros de pesquisadores e grupos de pesquisa da RAEM

Transmissão de Informações Natureza das informações de forma equitativa Público-alvo: docentes, discentes, pesquisadores Veículo empregado - BVS-Educ Bases de Dados referenciais e textos completos Diretórios: eventos, pesquisadores, instituições e projetos Áreas Temáticas Literatura científica disponível nos variados suportes, publicada pelas Escolas Médicas Brasileiras

O Papel da RAEM Aproximar pesquisadores, docentes e discentes, disponibilizando instrumental teórico e metodológico que auxilie na reflexão sobre o processo educativo, visando apoiar a transformação e o estímulo da produção do saber científico em educação médica e em outras áreas das Ciências da Saúde.

Objetivos da RAEM Realizar levantamento da produção científica relacionada à educação médica nacional e internacional; Facilitar/organizar cursos, oficinas em áreas temáticas de interesse; Proporcionar reflexão e discussão de aspectos conceituais e operacionais em educação médica;

Objetivos da RAEM Identificar e divulgar experiências inovadoras em educação médica; Publicar e divulgar trabalhos desenvolvidos em educação médica

A RAEM como Objeto de Responsabilidade Social A RAEM visa promover a intercomunicação das inteligências individuais, assim, somando e compartilhando a comunidade científica para formar inteligências coletivas no meio acadêmico, potencializando a construção do conhecimento científico da Educação em Ciências da Saúde. O resultado desta rede é viabilizar a aprendizagem coletiva, como também ampliar a troca de conhecimentos.

A RAEM como Objeto de Responsabilidade Social Nós seres humanos, jamais pensamos sozinhos ou sem ferramentas. As instituições, as línguas, os sistemas de signos, as técnicas de comunicação, de representação e de registro informam profundamente nossas atividades cognitivas: toda uma sociedade cosmopolita pensa dentro de nós. (Lévy, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1997.)

Perspectivas da BVS O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria substituir o homem, nem aproximar-se de uma hipotética inteligência artificial, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca. (Lévy apud Parker, 2003)

O Papel da BVS-Educ A BVS-Educ é a ferramenta básica para o acesso, a mediação e a gestão do conhecimento da Educação em Ciências da Saúde

Referências Bibliográficas Barbosa, F. A virtualização é a especialidade do ser humano. [entrevista - Pierre Lévy] Ser Médico 2003; 6(24): 3-9. Lévy, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34; Parker, A. La BVS en perspectiva. III Reunión de Coordinación de la BVS; 2003 mayo 5-6; Puebla, México. In: 6 to Congreso Regional de Información en Ciencias de la Salud; 2003 mayo 6-9; Puebla, México. h ttp://

Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM Av. Brasil, Salas: 1006 – 1008 Manguinhos - Rio de Janeiro – RJ Fones (21) e Fax (21)