COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Sistema de Informação Gerencial
Competência – Comunicação Escrita
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EMPREGABILIDADE.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
Formação por competências
Qualidade em Serviços de Informação
Construindo uma identidade profissional
Disciplinas do curso 06mar2008
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
Talentos para Inovação
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Recursos Humanos do Projeto
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Elaboração de Artigo Científico
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Comportamento Organizacional Introdução
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO – GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI Maria Lourdes Blatt Ohira

PESQUISA... Como o tema PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO está sendo abordado na literatura Período 1990 – 2002 Delimitado 1995-2002 Periódicos especializados da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Um título de periódico por Região: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste Selecionado o título que publicou maior quantidade de artigos sobre o tema no período. Análise Temática: Conhecimentos, habilidades, funções e atribuições Profissional da Informação. (Termo presente no título, e/ou Resumo e/ou Palavra-chave). Resultados: 1) Revisão de Literatura – Destacados na opinião dos autores dos artigos – Competências do profissional da Informação. 2) Avaliação da produção – Revelou o comportamento do assunto no período – quem, como, onde, ocorre a comunicação/publicação na área. Projeto de Pesquisa – PROBIC/UDESC – Prof. Noemia Schoffen Prado e Bolsista Luciana Schmidt

UM POUCO de HISTÓRIA Criação do Grupo do Moderno Profissional da Informação – FID (Federação Internacional de Informação e Documentação). ABECIN – Associação Brasileira das Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, discutiu o tema em vários encontros (regionais, nacionais, Mercosul) – estudos de harmonização curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais – competências e habilidades gerais e específicas que deve possuir o graduado dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.

ENTENDENDO as MUDANÇAS Pereira e Rutina (2001) mudanças no mercado de trabalho Mudanças nas Empresas: terceirização; valorização das informações internas; busca de competitividade e certificação de qualidade; conhecimento de outros mercados. Mudanças na Sociedade refletido: aumento das informações; globalização cultural. evolução tecnológica; multidisciplinaridade. Mudanças no perfil das Empresas Informatização; mercados alternativos; flexibilidade; soluções simples.

ENTENDENDO as MUDANÇAS Arruda et al ENTENDENDO as MUDANÇAS Arruda et al. (2000) apontam as mudanças no mundo do trabalho Palavra Biblioteca restringe o âmbito de atuação dos profissionais. Tecnologia desponta como propulsora das principais modificações, seguidas por elementos de gestão organizacional e do trabalho. Necessidade dos cursos do formação em desenvolver seus currículos e capacidade dos cursos de educação continuada em ajustar às mutações da sociedade de forma a abranger todas as nuanças da área de informação.

ENTENDENDO as MUDANÇAS Valentin (1995) sintetiza as mudanças de paradigma Biblioteca-Antigo Modelo Estrutura Hierárquica Enfoque no Acervo Organização estática Trabalho desenvolvido em serviços Relacionamento competitivo Motivação Individual Ações controladas Atendimento Pessoal Acervo Linear Entrada de Dados Referenciais Produtos impressos Utilização sistemas ilhados Biblioteca-Novo Modelo Estrutura Horizontal Enfoque na Informação Organização dinâmica Trabalho desenvolvido em projetos Relacionamento Cooperativo Motivação de Equipes Ações inovadoras Atendimento Remoto Acervo Óptico Entrada do texto Completo Produtos automatizados Utilização de multimídia

Profissional da Informação Segundo Targino (2000), a expressão Profissional da Informação, se vincula a chamada Sociedade da Informação ou Sociedade do Conhecimento e se caracteriza pela ênfase dada à informação e ao seu acesso. Incorpora todos os indivíduos, instituições, processos, produtos e atividades que fazem do ciclo de vida da informação desde a sua geração – inovação científica, artística e tecnológica – até seu consumo – absorção e aplicação.

Profissionais da Informação Para Santos (1996), são profissionais da informação aqueles ligados ao setor da informação, no sentido de sua participação nos processos de geração, disseminação, recuperação, gerenciamento, conservação e utilização da informação. O que requer uma atenção especial é o “Perfil” que esses profissionais devem possuir para participar com eficácia desses processos.

Diretrizes Curriculares Nacionais MEC – aprovadas em 3/4/2001 Competências e Habilidades gerais e específicas Interagir e agregar valor nos processos de geração, transferência e uso da informação, em todo e qualquer ambiente; Criticar, investigar, propor, planejar, executar e avaliar recursos e produtos de informação; Trabalhar com fontes de informação de qualquer natureza; Processar a informação registrada em diferentes tipos de suportes, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação; Traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação; Realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.

PESQUISA OBJETIVO GERAL Conhecer a divulgação e abordagem do tema Profissional da Informação nos periódicos especializados da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Brasil no período de 1995 a 2002.

Objetivos Específicos Conhecer a produtividade dos autores e o tipo de autoria: única e múltipla; Levantar o crescimento da produção no período; Identificar os canais de comunicação utilizados pelos autores; Identificar os tipos de documentos citados; Verificar o grau de influência da literatura estrangeira; Conhecer o núcleo dos periódicos mais citados; Conhecer o grau de influência da literatura estrangeira; Verificar que tipos de documentos são mais citados.

NÚMERO DE ARTIGOS TITULO DO PERIÓDICO N. ART. Transinformação – Região Sudeste 15 Informação & Informação – Região Sul 13 Informação & Sociedade – Região Nordeste 11 Ciência da Informação – Região Centro Oeste 8 Total de artigos 47

ANÁLISE TEMÁTICA Conhecimentos e Habilidades Gestão e administração da Informação: Visão gerencial para administração e operacionalização de Unidades e Sistemas de Informação, nos enfoques técnicos, tecnológicos, organizacional e pessoal; Tratamento da informação: Capacidade de análise e tratamento da informação face à diversificação de suportes e formatos da informação e diante da multiplicidade e uso da mesma; Tecnologia da Informação: Estar constantemente atualizado diante dos últimos desenvolvimentos tecnológicos e saber administrar com a tecnologia da informação;

ANÁLISE TEMÁTICA Conhecimentos e Habilidades Atendimento e interação com o Usuário: Sensibilidade às necessidades dos usuários e saber orientar os mesmos a tratar o excesso de informação e a variedade de suportes; Atitudes e qualidades pessoais: Capacidade de comunicação, de inovação, persistência, responsabilidade, profissionalismo, criatividade, entusiasmo, flexibilidade a mudanças e acima de tudo, contribuir para a resolução de problemas.

ANÁLISE TEMÁTICA Funções e Atribuições Estão centradas no ciclo documentário ou informacional através das cinco funções básicas: seleção, descrição, interpretação, disseminação e preservação dos documentos e das informações (inclusive os documentos eletrônicos). Permeando essas funções temos a questão das tecnologias de informação.

NÚMERO DE ARTIGOS POR ANO

TIPO DE AUTORIA

INSTITUIÇÃO DOS AUTORES INSTITUIÇÃO AU AM TOTAL UFPR.............................................8.........5................13 PUCCAMP.....................................8.........1................ 9 UFSC ............................................4.........2................ 6 UDESC .........................................3.........3..................6 UNB...............................................3.........0..................3 UEL ..............................................3.........0..................3 UFRJ.............................................3.........0..................3 INSTITUIÇÕES PRIVADAS .........5.........0..................5 INSTIT. ESTRANGEIRAS............6.........0..................6

TIPOS DOCUMENTOS CITADOS

IDIOMA

PERIÓDICOS CITADOS

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Capacidade adquirida ao término de um processo de formação que se expressa em habilidades intelectuais, sociais, psicológicas e afetivas, inclusive atitudes, conhecimentos e condutas implícitas do desenvolvimento humano. (Carrillo (1998) citado por Urra (2001, p.94).

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Para o professor Barite (2000) Competencias profesionales es todo aquello que dice relación con las habilidades, las destrezas y los conocimientos teóricos-prácticos necesarios para cumplir una función especializada de un modo socialmente reconocible y aceptable. (Urra, 2001, p. 93)

SÍNTESE Competência Profissional compreende os conhecimentos e habilidades que o profissional da informação deve ter para desempenhar as funções e atribuições específicas da profissão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Permitiu o conhecimento do comportamento da produção científica brasileira sobre o profissional da informação. Resultou no levantamento (Referências) de 47 trabalhos sobre o Profissional da Informação.

MUDANÇAS.... Profissional Marchiori (1996, 1997), sugere algumas mudanças As áreas de informação são: técnica, tecnológica, administrativa, investigativa, humanística e social e não adianta trabalhar a técnica deslocada da tecnologia e do contexto. Para trabalhar tudo isso é preciso desenvolver pesquisa. Para administrar sistemas, serviços e produtos, temos que ser bons administradores; Que o profissional seja menos monitor na organização de documentos e sim um motivador do uso da informação; que seja menos um cumpridor de tarefas rotineiras e cada vez mais um sintetizador ágil de informação; cada vez menos um administrador de coleções e cada vez mais um administrador de produtos e serviços de informação; menos um punidor de usuários e mais um promotor do cliente.

MUDANÇAS.... Profisssional Tarapanoff (1999), desafios e oportunidades É preciso preparar-se para novas oportunidades e papéis e que esta é uma responsabilidade do indivíduo, que através de seus interesses específicos, adquire os conhecimentos necessários para desenvolver o seu próprio perfil profissional. O profissional da informação deve buscar a sua identidade no novo mercado, sem perder de vista a sua característica mais intrínseca de responsável pelo ciclo documentário e informacional.

Maria Lourds Blatt Ohira f2mlbh@udesc.br Noêmia Schoffen Prado r4nsp@udesc.br