por Cláudia Serafim Comunicação e Profissão

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Transcrição da apresentação:

por Cláudia Serafim Comunicação e Profissão GESTÃO DE CONFLITOS por Cláudia Serafim Comunicação e Profissão

CONFLITOS Conflito é uma situação que se caracteriza por uma escassez de recursos e por um sentimento de hostilidade Surgem por um choque de interesses, personalidades, ansiedade e frustrações, lutas pelo poder e status quo

Tipos de Conflitos: Conflitos Pessoais – quando se entra em conflito com uma só pessoa Conflitos Interpessoais – quando se entra em conflito com várias pessoas Conflitos com outros trabalhos – quando se entra em conflito com outros trabalhos Conflitos entre necessidades e valores – quando entramos em conflito com os nossos valores e com a nossa personalidade

Lidar com os Conflitos Estilo Evitar - tenta-se evitar a existência de conflitos, dando razão à outra parte, mesmo que esta não a tenha Estilo Calmo - permite-se a existência de conflitos, mas sem haver grandes discussões sobre o assunto Estilo Ditador – tem por base a ditadura, independentemente da opinião dos outros envolvidos, o Ditador tem de vencer sempre

Lidar com os Conflitos Estilo Compromisso – um pouco semelhante ao estilo Ditador, mas difere pelo facto de permitir que exista um compromisso entre o que pretendemos e o que os outros pretendem Estilo Colaborativo –este estilo consiste em colaborar, basicamente tentamos chegar a um acordo comum entre todos, para que assim se minimize as perdas para todas as partes envolvidas

Como Gerir Analisar o problema Desenvolver uma aproximação ou metodologia adequada à situação Não tomar o partido de ninguém Conduzir acções para se chegar a um acordo aceite por ambas as partes

Conclusões Se existirem conflitos, encare-os de frente Não finja que não existem