4 – Estudo do ITCMD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para Casa – Montar o cariograma
Advertisements

Listas Encadeadas Circulares Listas Duplamente Encadeadas
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Reconstrução filogenética: Inferência Bayesiana
INICIAL.
Teste Funcional de Software
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
Gestores Eleitos e Reeleitos 2012 Obtendo o Certificado de Regularidade do FGTS - CRF Brasília, 29/01/2013.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
1 COMPETÊNCIA EC nº 42, de , alterou: CF, art. 149, § 2º, II; CF, art. 195, IV. PIS/Pasep e Cofins na Importação - Competência.
TRIBUTAÇÃO IMOBILIÁRIA: ALTERNATIVAS PARA DEFINIÇÃO DA
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
BERKELEY E O IMATERIALISMO
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Processo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão O controle externo na visão da Universidade Federal do Amapá Macapá, AP- 19 e 20/08/ 2004 Por: João Brazão.
Controle de Gastos Públicos
Aula III Fontes no Processo Civil Brasileiro. O direito processual e suas fontes.
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
Procedimento ordinário. Petição inicial. Aula IV.
Direito empresarial II Prof. Dr. Marco Félix Jobim Unilassale Aula V.
Obrigação natural Aula nº 07.
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
O que são os Dons Espirituais
Igreja, Comunidade da Palavra
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Aritmética de ponto flutuante Erros
Representações na base decimal e binária
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA
Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços.
Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
IMPOSTO SOBRE IMPORTAÇÃO J ULIANO A RAÚJO E L ILIANA R IBEIRO.
Imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados.
Estudo do ITBI.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Estágio Supervisionado – 2011/2 Profº: Luiz Sebastião Aluno: Moisés Silva Queiroz.
Aluno: Wagner Silva Ferreira
IMPOSTOS FEDERAIS Aula do dia 28/8/2007
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Introdução à Probabilidade
The Data Warehouse Toolkit
Análise do Desempenho dos Modelos
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
IMPOSTOS ESTADUAIS ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal.
Salas de Matemática.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
1.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Transcrição da apresentação:

4 – Estudo do ITCMD

Nomem Juris Imposto sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos;

Fundamentação legal Art. 155, I, da CF e Art. 35 e seguintes do CTN;

Competência tributária Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;

Sujeito ativo Estados e DF;

Sujeito passivo A) herdeiro ou o legatário do ITCMD; B) qualquer das partes adstritas à doação (doador ou donatário), na forma da lei.

Fato gerador A) transmissão de propriedade de quaisquer bens (por exemplo, bens imóveis ou móveis, tais como: veículos, valores financeiros, títulos de crédito, etc). B) transmissão (cessão) de direitos em decorrência de: Falecimento de seu titular; Transmissão e cessão gratuitas;

A transmissão é a passagem jurídica da propriedade ou de bens e direitos de uma pessoa para outra. Ocorre em caráter não oneroso, seja pela ocorrência da morte (transmissão causa mortis), ou doação (ato de liberalidade).

Nas transmissões causa mortis ocorrem tantos fatos geradores distintos quantos sejam os herdeiros ou legatários, conforme art. 35, parágrafo único, do CTN;

Elemento espacial do fato gerador Bens imóveis e respectivos direitos Estado da situação do bem Bens móveis, títulos e créditos Estado onde se processar o inventário, ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador.

Exemplo José faleceu no Rio de Janeiro. Seu inventário foi feito em Minas Gerais. Possui ele um apartamento em São Paulo e um automóvel no Rio Grande do Sul. Pergunta-se: como ficarão os “ITCMDs” recolhidos quanto ao carro e ao imóvel? Recolher-se-á o ITCMD para São Paulo, quanto ao apartamento; e, quanto ao automóvel, haverá o recolhimento para Minas Gerais.

Elemento temporal do fato gerador Momento da transmissão (art. 35 do CTN) ou como estabelecer a lei ordinária estadual competente.

O momento do fato gerador deve ser o do respectivo registro da escritura de transmissão, no caso de bens imóveis, em face da condição de ser este o momento em que a transmissão se opera em relação a terceiros, perante o Direito Civil.

Também é sabido que o fato gerador do ITCMD segue o do ITBI, cujo fato imponível também se perfaz na transmissão da propriedade, mediante a transcrição do documento competente no Registro de Imóveis. Há doutrinadores que dizem que não se pode ater-se a condição única de o momento do fato gerador ser o do respectivo registro da escritura de transmissão, no caso de bens imóveis.

Assim, segundo Sabbag (2011) deve-se entender o fato gerador, no caso de bens imóveis doados, como toda a formalidade tendente à transmissão dos direitos de propriedade, desde a lavratura até o registro na respectiva circunscrição imobiliária. Objetivamente: o fato gerador dar-se-á com o Registro Imobiliário.

Base de cálculo Conforme o art. 38, CTN, a base de cálculo será o valor venal dos bens ou direitos transmitidos e da doação. Em princípio representará o valor de mercado do bem objeto da transmissão, não devendo superá-lo. O cálculo é feito sobre o valor dos bens na data da avaliação.

Alíquotas As alíquotas do ITCMD são fixadas livremente pelos Estados, respeitado o máximo de 8%. No RS: - na transmissão “causa mortis”: 4% - na transmissão por doação: 3%

Súmulas do STF 112: O imposto de transmissão “causa mortis” é devido pela alíquota vigente ao tempo da abertura da sucessão. 113: O imposto de Transmissão “causa mortis” é calculado sobre o valor dos bens na data da avaliação.

Notas gerais A) Morte presumida: estudos doutrinários sobre o tema “ausência” torna legítima a exigência do ITCMD, inclusive há uma súmula do STF neste sentido.

B) Súmula 435 STF: Compete ao Estado da sede da Companhia o ITCMD relativo à transferência de ações.