Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Organização Industrial Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto
Objetivo da Disciplina Elementos de Maquinas Objetivo da Disciplina Apresentar ao aluno as diversas estruturas de métodos, processos e avaliação dos tempos dentro da organização, além de definição de lay outs e movimentação dentro da indústria, capacitando-o para o entendimento e gerenciamento da mesma. Prof. Luis R.M.Pinto
Bibliografias renovadas Elementos de Maquinas Bibliografias renovadas Bibliografia Básica 1. ZILSTRA,K. D. Distribuição Lean, porto alegre. Bookman, 2008 2. WOMACK, J.P. et al. A Máquina que Mudou o Mundo. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 3. Rocha, D. R., 2008, Gestão da Produção e Operações, Rio de Janeiro, Ed. Ciência Moderna . 4. Rodrigues, P.S.A., 2007, Gestão Estratégica da Armazenagem, 2ª ed., São Paulo, Ed. Aduaneiras. Bibliografia Complementar 1. Zilstra, K.D., 2008, Distribuição Lean, Porto Alegre, Bookman Prof. Luis R.M.Pinto
Avaliação 2 provas (1 por bimestre), ou Trabalhos Elementos de Maquinas Avaliação 2 provas (1 por bimestre), ou Trabalhos Freqüência Mínima: 75% (onde N1 e N2 são as médias bimestrais e MS é a média semestral) Prof. Luis R.M.Pinto
Avaliação MS >= 70 e freqüência > 75% - Aprovado Elementos de Maquinas Avaliação MS >= 70 e freqüência > 75% - Aprovado 35 > MS >70 – Exame Final MS < 35 – Reprovado Freqüência < 75% - Reprovado Prof. Luis R.M.Pinto
Avaliação MF = Média Final MS = Média do semestre Elementos de Maquinas Avaliação MF = Média Final MS = Média do semestre EF = Nota do Exame Final MF > 50 - Aprovado Prof. Luis R.M.Pinto
Horário de Aula Terças das 21:00 as 22:40 Quartas das 19:00 as 20:40 Elementos de Maquinas Horário de Aula Terças das 21:00 as 22:40 Quartas das 19:00 as 20:40 Prof. Luis R.M.Pinto
Elementos de Maquinas Ementa da disciplina Noções básicas de organização. (da produção em massa para a produção enxuta) Processo de Projeto. Projeto de Método (Estudo de Movimento): Técnicas de Registro e Análise Economia de Movimentos. Técnicas de Medida do Trabalho: Estudo de Tempos, Amostragem do Trabalho, Tempos Pré-determinados, avaliação/ritmo, Diagrama Homem-máquina. Balanceamento de linhas. Tempo Padrão. Estudo do arranjo físico ‘’Layout’’. Prof. Luis R.M.Pinto
Organização : Da Produção em Massa para a produção Enxuta. Elementos de Maquinas Capítulo 1: Organização : Da Produção em Massa para a produção Enxuta. Prof. Luis R.M.Pinto
Organização Da Produção em massa para a produção enxuta Elementos de Maquinas Organização Da Produção em massa para a produção enxuta Conceitos serão estudados com ajuda de estudos de caso. A indústria escolhida é a automobilística por ser historicamente didática na apresentação dos conceitos. Prof. Luis R.M.Pinto
Organização Da Produção em massa para a produção enxuta : Elementos de Maquinas Organização Da Produção em massa para a produção enxuta : 1.1. A Indústria automobilística em transição: Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição A indústria automobilística é uma das maiores em atividade industrial, com mais de 50 milhões de veículos produzidos a cada ano. Por duas vezes no século passado esta indústria alterou nossas noções de como produzir bens. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Após a 1º guerra mundial, Alfred Sloan (GM) e Henrry Ford (Ford) conduziram uma mudança importante: de séculos de produção artesanal (com liderança de indústrias européias) para a era da produção em massa (início da liderança dos EUA) Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Após a 2º guerra mundial, Eiji Toyoda e Taiichi Ohno da Toyota japonesa, foram os pioneiros no conceito da Produção Enxuta. Com as outras companhias japonesas copiando este sistema, o Japão logo saltou para a atual proeminência econômica. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Histórico comparativo: Produção Artesanal Produção em massa Produção enxuta Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Artesanal: Características Trabalhadores muito qualificados Ferramentas simples e flexíveis Um item por vez conforme desejo do cliente Ex; móveis por encomenda, trabalhos de arte decorativa, alguns modelos de super-carros, etc. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Artesanal: resultado Bens produzidos muito caros, o que levou à produção em massa. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção em Massa: Características Trabalhadores menos qualificados. Máquinas complexas e dispendiosas. Alto volume de produção de cada item. Necessita suprimentos, trabalhadores e espaço extra para garantir a continuidade da produção. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção em Massa: resultado Mudança de Produto muito cara, mantém os modelos padrão pelo máximo tempo possível. Bens produzidos muito baratos, porém com pouca variedade. Métodos de trabalho tediosos Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Enxuta: Características Mescla os dois métodos anteriores. Evita o alto custo do processo artesanal. Evita a rigidez do processo de produção em massa. Emprega trabalhadores multiqualificados nos diversos níveis da Organização. Máquinas mais flexíveis e automatizadas Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Produção Enxuta: resultado Produção de grandes volumes de produtos com ampla variedade Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição A produção Enxuta foi uma expressão definida pelo pesquisador John Krafcik. É “Enxuta”, por empregar menores quantidades de tudo em comparação com os métodos de produção em Massa. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Vantagens da Produção Enxuta. Menos esforço dos operários da fábrica. Menos espaço para a fabricação. Menos investimento em ferramentas. Menos tempo para planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Menos estoques no local de fabricação. Menos defeitos de fabricação. Maior e sempre crescente variedade de produtos. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Diferenças de Mentalidade (Enxuta x Massa). Massa: Objetivo – meta limitada, que seja boa o suficiente. Quantidade tolerável de defeitos. Nível máximo de estoques aceitável Limitada variedade de produtos padronizados. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Diferenças de Mentalidade (Enxuta x Massa). Enxuta: Objetivos: Custos declinantes. Ausência de itens defeituosos. Nenhum estoque. Grande variedade de novos produtos. Prof. Luis R.M.Pinto
1.1 A Indústria automobilística em transição Elementos de Maquinas 1.1 A Indústria automobilística em transição Para o trabalhador a principal vantagem é que para cada produto os processos diferem, tornando o trabalho mais desafiador e menos monótono que o processo relacionado com a produção em massa. Isso torna o trabalho mais estimulante. Prof. Luis R.M.Pinto