PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA UFSCar 1994-2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTAS ABERTAS VESTIBULAR 2010 CONTRIBUIÇÃO DA COMGRAD FIS Pensando em fazer Física e querendo convencer seus pais com aquele papo da Física do.
Advertisements

Programa de Pós-Graduação em Física PPG-Física UFRGS Junho de 2010 Sérgio Ribeiro Teixeira (Coordenador) Kepler de S. Oliveira Filho (Coordenador Substituto)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
A Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na formação do Engenheiro de Pesca na Amazônia Antonio José Inhamuns – Coordenador do PPG-CIPET Novembro.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Departamento de Engenharia Elétrica
Balanço geral dos recursos RENAST liberados aos CERESTs Regionais do estado de São Paulo SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
ENGENHARIA E ARQUITETURA
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO E QUALIDADE AMBIENTAL.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
“Missão Institucional”
ÁGUA-AMBIENTE-SOCIEDADE ALEX GAMA DE SANTANA Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
O PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DA ANJ. O que é ? Programa que reúne as iniciativas de leitura realizadas pelos associados: com prioridade para os alunos.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
Introdução Ruído Prof Marcus Antonio Viana Duarte
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
PROF.HIROSHI P. YOSHIZANE CESET – UNICAMP – LIMEIRA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Para cumprimento do Decreto /07
Novembro 2009.
Estágio Supervisionado X Leandro Tavares Caridade Rodrigo Silva Martins23/07/
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO ALUNO: ADMILSON MANUEL LOPES MENDES CUNHA Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia Estágio.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA - PEU Nível de Mestrado
Hidrologia Básica Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA UFSCar

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA UFSCar I SIMPGEU – Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana

Histórico Mestrado Início em 1994, como Engenharia Civil, Área de Concentração em Engenharia Urbana; Em 2001 tornou-se Programa de Pós- Graduação em Engenharia Urbana. Até Julho de 2006: 160 mestrados concluídos Doutorado Aprovado em julho de 2006, com início previsto para março de 2007.

Áreas Temáticas TRANSPORTE URBANISMO SANEAMENTO GEOTECNIA MAIOR SUSTENTABILIDADE URBANA ENGENHARIA URBANA VISÃO HOLÍSTICA DO AMBIENTE URBANO

Linhas de Pesquisa do PPG-EU Estudos de Processos e Fenômenos Aplicados à Engenharia Urbana Estudo Integrado de Sistemas Hídricos Urbanos; Estudos de Sistemas Ambientais e Avaliação de Impactos; Hidrologia Urbana Sustentável; Princípios e Indicadores da Sustentabilidade Urbana e Regional; Transporte Urbano Sustentável; Desconstrução Espacial; Produção, Organização e Uso do Espaço Urbano.

Gestão, Planejamento e Tecnologias Aplicados à Engenharia Urbana Cooperativismo e Economia Solidária; Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento e Gestão do Ambiente Urbano e Regional; Gestão e Tecnologia para Resíduos Urbanos; Gestão Integrada de Sistemas e de Recursos Hídricos; Gestão e Políticas voltadas para a Qualidade dos Transportes; Planejamento do Meio Físico Urbano e Suburbano associado à Cartografia Geológico-Geotécnica; Planejamento e Gestão do Meio Urbano: Instrumentos; Engenharia e Segurança de Tráfego; Processos de Produção de Habitação Social e Sustentabilidade; Pavimentação Urbana de Baixo Custo; Transporte de Alunos da Zona Rural. Linhas de Pesquisa do PPG-EU

Alunos Admitidos no Programa por Ano

Número de Matrículas e Evasão por Turma

Número de Defesas por Ano

Tempo Médio de Titulação Aluno por Ano

Bolsas de Estudo Concedidas por Turma

Origem dos Alunos - Graduação SP: São Carlos (UFSCar: 35 em 270, 13%), Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Jaboticabal, Limeira, Lins, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Santos, São Paulo; AM: Manaus; CE: Fortaleza; MA: São Luís; MG: Belo Horizonte, Itajubá, Passos, Poços de Caldas; PA: Belém; PR: Londrina; RJ: Rio de Janeiro; RS: Santa Maria; Exterior: Nicarágua, Peru.

Formação dos alunos na Graduação Engenharia Civil; Arquitetura; Outras Engenharias: Agrimensura, Cartografia, Produção, Materiais, Mecânica; Geografia; Geologia; Biologia; Ecologia; Direito; Administração; Assistência Social; Informática; Química; Pedagogia.

Laboratórios do PPGEU - UFSCar SP: Águas de São Pedro, Araraquara, Bauru, Bebedouro, Borborema, Cardoso, Catanduva, Cubatão, Descalvado, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Ilha Comprida, Itararé, Jaboticabal, Jundiaí, Limeira, Lins, Mairiporã, Piracicaba, Pirassununga, Porto Ferreira, Paulínia, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Salesópolis, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Vicente, Urupês AC: Rio Branco DF: Brasília GO: Goiânia MA: São Luís MG: Belo Horizonte, Itamogi, Itaú de Minas, Passos, Poços de Caldas RS: Santa Maria Exterior: Chillán e Ovalle (Chile), Ontário (Canadá), Porto (Portugal) Regiões: Grande ABC, Baixada Santista, Bacias Hidrográficas: Mogi Guaçu, Tietê-Jacaré, Alto Juqueri, Tamanduateí

DISTRIBUIÇÃO DOS TEMAS DOS MESTRADOS

Assuntos mais abordados nas dissertações defendidas Saneamento; Planejamento urbano; Sustentabilidade; Transporte urbano; Geoprocessamento; Riscos ambientais; Gestão ambiental; e Políticas públicas.

Perspectivas e Necessidades Implantação do Doutorado; Aumento do intercâmbio nacional e internacional; Aumento de publicações em periódicos Qualis: Identificação, Valorização e Criação de Veículos; Definição de Critérios de Avaliação adequados; Fortalecimento da Engenharia Urbana enquanto área de conhecimento; ???

FIM I SIMPGEU – Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana PPGEU – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana UFSCar – Universidade Federal de São Carlos Autores: Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira Eng a. Michele de Almeida Corrêa Material de Apoio: Prof. Dr. Sérgio Antônio Rohm