© www.josedornelas.com O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Prof. Luiz Antônio T. Vasconcelos e Prof. Miguel Juan Bacic
S GESITI 2004 Gestão de Tecnologia Agregando Valor no Brasil Siemens Ltda. Corporate Technology Ronald M. Dauscha 24 e
INICIAL.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Porto Cervo Pizzaria Grupo: André Marins, Bruno Brasil, Gustavo Mascarenhas e Tiwana Mendonça.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos Liderando os rotarianos Troca de ideias.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Gestão Orientada para Resultado
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer?
Arquitetura de Sistemas de Informação
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Matemática e Educação Ambiental.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Curitiba, março de 2006 COMPENSAÇÃO AMBIENTAL. Fundo de Compensação Ambiental Criar alternativa de administração dos Recursos da Compensação Ambiental.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
MCR CAPÍTULO: : Disposições Preliminares - 1 SEÇÃO: Introdução 2 - São objetivos do crédito rural: d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA, GESTÃO DE NEGÓCIOS E MEIO AMBIENTE / LATEC MESTRADO PROFISSIONAL EM SISTEMAS DE GESTÃO FATORES.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
26/05/11 1.
The Data Warehouse Toolkit
Empreendedor Corporativo
Como escrever um bom business plan
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Quem é o empreendedor brasileiro de sucesso?
Análise do Desempenho dos Modelos
INCUBADORAS DE EMPRESAS José Dornelas
Copyright © Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
EP Empreendedorismo e Plano de Negócios
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Transcrição da apresentação:

© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for Entrepreneurship Babson College

© Objetivos Entender como ocorre o processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica com o intuito de se criar ações que maximizem o retorno do investimento público no setor Qual é o padrão de gerenciamento das empresas incubadas brasileiras à luz dos fatores críticos para o sucesso do empreendimento, considerando-se as melhores práticas internacionais? Que padrões de inovação podem ser observados nestas empresas?

© Metodologia Amostra de empresas incubadas –55% das 159 incubadoras são tecnológicas –Fácil de identificar e contatar –Deveriam representar as melhores práticas Foram selecionadas 12 incubadoras em SP, RJ, MG, PR e SC –Estão entre as melhores do país em termos de resultados, experiência, etc

© Metodologia Desenvolvimento de uma pesquisa que capture os aspectos chave do processo empreendedor Orientação empreendedora: inovação, propensão ao risco, "proatividade", o time... Capacidade tecnológica: De onde vem a inovação/tecnologia? Patentes, projetos deP&D, pesquisadores, copyrights... Recursos financeiros: De onde vem o investimento? Empreendedor, Governo, VC, angels, empréstimos, amigos/família... Network: Com quem eles se relacionam? Outras empresas, universidades, associações, clubes de empreendedores...

© Metodologia A pesquisa –Questionário com 26 questões de múltipla escolha distribuído aos gerentes das incubadoras, que pessoalmente aplicaram a pesquisa junto aos empreendedores (150 empresas) –Os questionários foram administrados pelos respondentes –Taxa de retorno de 64% (96 empresas)

© Análise dos dados

©

*múltiplas respostas permitidas

© *múltiplas respostas permitidas

©

*múltiplas respostas permitidas

© *múltiplas respostas permitidas

©