Avaliando oportunidades de negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3
Advertisements

Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Estratégias da Produção
Como escrever um bom business plan
Empreendedorismo por José Dornelas.
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Elaborando Um Plano de Negócios
Vendendo sua idéia José Dornelas.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Oportunidades.
Avaliando Riscos e Benefícios na Implantação de um Sistema de Educação Corporativa Uma analise livre do futuro das UC em empresas privadas de capital aberto.
GESTÃO DO TEMPO E DELEGAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO
Easyone SAP /Business One
Anunciando sonhos – Pensando em você
Como transformar ideias em oportunidades...
Aspectos Sociais da Informática
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
Universidade Federal Fluminense
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Empreendedorismo _____________________________________________
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Plano de Negócio e Capital de Risco
Como estabelecer e organizar
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Planos de Negócios MSc. Rafael Boulhosa. Planos de Negócios MSc. Rafael Boulhosa.
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Departamento Jurídico-Financeiro
Bruno Silveira Getúlio Silva Nylo Rodrigues
| SALVADOR-BA | Av. Tancredo Neves.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Tirando uma idéia do papel (com sucesso!) Marzon Castilho.
Agenda Sessão Matutina HoraMódulo 8:30O que é a Plataforma de Aplicação Microsoft? 9:00Business Intelligence 10:00Next Web 11:00Enterprise Applications.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Como conseguir investimentos para o seu negócio José Dornelas.
Inovação no cluster de TICs de pernambuco... silvio lemos meira
BRIEFING.
Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella.
Nome da Empresa Plano Comercial.
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Técnicas de Empreendedorismo
Prof. Ricardo Empreendedorismo.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Prof. Esp
© 2005 AT&T, Todos os direitos reservados Junho/2005 Como gerir a complexidade das Redes WANs Globais Alex Costa e Silva Gerente Geral – Brasil.
Marketing de Relacionamento
Prof. Dr. José Dornelas UEMG – Campus Frutal Curso de Administração
Business Unit - Marketing Research. The Marketing Evolution Co. 2 Marketing Research with Strategic View Using its expertise in management, SMG applies.
1 Investimentos em Startups Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades)
Copyright © 2005 José Dornelas – Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios) Prof. Dr. José Dornelas.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
TÉCNICAS DE EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (roteiro da entrevista com empreendedor) Prof. Dr. José Dornelas.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Como a água de Côco Sococo pode penetrar no mercado australiano ?
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Nome da Empresa Business Plan. Missão Defina a missão de longo prazao da Empresa –Use palavras que ajude diretamente no crescimento da empresa, seja o.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 21.
Lembretes Próxima aula 11/04 – Prova1 A prova será em dupla, SEM CONSULTA (especialmente em aparelhos eletrônicos). Será baseada no Caso Kuhn Flowers (disponibilizado.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
1 DISCIPLINA –ADMINISTRAÇÃO I I Profa. Chana Vasco.
Transcrição da apresentação:

Avaliando oportunidades de negócios

Timmons Model Oportunidade Recursos Equipe

3M’s Oportunidade Market demand Market structure & size Margin analysis Resources Opportunity 3M’s

Oportunidade Market demand Você pode definir especificamente quem é seu cliente? Este cliente é acessível/você pode chegar até ele? O potencial de crescimento é alto (ex.: > 20% anual)? O mercado é durável? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo (< 1 ano)?

Market structure & size Opportunity Oportunidade Market structure & size O mercado está crescendo, é novo, fragmentado, como está estruturado? Quais são as barreiras de entrada? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Qual é o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share? Resources Opportunity

Oportunidade Margin analysis Resources Opportunity A margem bruta é considerável (ex.: > 40%)? Quanto é preciso de capital? O breakeven pode ser atingido no curto prazo (ex.: < 2 anos)? Resources Opportunity

O líder (empreendedor) Equipe O líder (empreendedor) proativo, íntegro, “vendedor”, fazedor, carismático... O time: experiente, focado, obsessão por oportunidades, toma riscos calculados, perfis complementares... Resources Opportunity

Recursos Resources Opportunity 3 tipos pessoas coisas (tangíveis e não tangíveis) $$ Prioridade às necessidades críticas Controlar X Possuir – (Ernie’s vacation house rule) “Never buy if you can rent, never rent if you can borrow” Resources Opportunity

Timmons Model Oportunidade Recursos 3M’s P & C Equipe

People: The people in the deal, including the entrepreneur, team members, investors, advisors, and any significant stakeholders. Business opportunity: The potential business opportunity, which includes the business model, the size (which implies the potential returns), the customers, and the window within which it can be seized. Context: The macro-situation, which includes external factors, such as: technology development, customer desires, the state of the economy, industry trends, etc. Deal: The structure of the deal, its terms and pricing.

Checklist de oportunidade (Questões críticas) Existe um problema para ser resolvido? Existe um produto ou serviço que solucionará este problema? Nós podemos identificar com clareza os clientes potenciais? Nós podemos efetivamente implantar uma estratégia de mkt/vendas que seja exequível? (custo/retorno) A janela da oportunidade está aberta?

O mandamento da análise de oportunidades de negócio PENSE “Resolva um problema”