Aprimorando (A2): Fernando Moreto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nutrição, Obesidade e Controle do peso
Advertisements

DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
Princípios básicos de Fisiologia do Exercício
Doenças Pulmonares crônicas
COMPOSIÇÃO CORPORAL E OBESIDADE
Razões para promover a atividade física. 2005: Ano internacional do Esporte e Educação Física.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE DOENÇA DIARRÉICA E INGESTÃO DE ALIMENTOS
MONITORIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS
Adriana Bouças Ribeiro Africa Isabel C.P. Neumann
Construção de Indicadores
Centro de Vigilância Sanitária
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões.
AVALIAÇÃO DE UMA FUCOMANOGALACTANA QUIMICAMENTE SULFATADA COMO HEPARINÓIDE Aline Guimarães Santana Bolsista PROBEM/PRAE - UFPR Orientador: Prof. Dr. Thales.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES SERVIDAS EM CRECHES PARTICULARES Débora Letícia Frizzi Silva - UFPR/TN Orientadora: Profª Márcia Aurelina de Oliveira.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Avaliação da Pesquisa Luiz Nunes de Oliveira Pró-Reitoria de Pesquisa.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Atividades Físicas para
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
EMAGRECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO –Prescrição do exercício
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS DE EFEITO GERAL
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Introdução Geral.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
TA 733 A – Operações Unitárias II
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
PROJETO DE ESCALA DE CARAVANA ASSISTENCIAL
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Elaine Harada Teixeira de Oliveira – DCC – ICE - UFAM
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Análise do Desempenho dos Modelos
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição
Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN)
CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Distúrbios Nutricionais FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro.
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Quantificação de lipídeos e lipoproteínas
Transcrição da apresentação:

Aprimorando (A2): Fernando Moreto FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Prevalência de alterações nos indicadores bioquímicos de doenças crônicas não transmissíveis e efeito do programa para mudança de estilo de vida sobre a prevalência de hiperglicêmicos e dislipidêmicos em projeto de extensão universitária – “Mexa-se Pró-saúde”. Aprimorando (A2): Fernando Moreto Programa: Bioquímica Clínica Coordenador: Prof. Titular Roberto Carlos Burini Depto. Saúde Pública – CeMENutri

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Introdução Mudança do Estilo de Vida (MEV) Sedentarismo Dieta de má qualidade Hiperglicemia Dislipidemia Estresse oxidativo / inflamatório DCNT

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Objetivos No projeto de extensão universitária “Mexa-se Pró-Saúde”: Caracterizar a prevalência de alterações bioquímicas relacionadas ao desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em 2005 Verificar o efeito de 6 meses de protocolo supervisionado de exercícios físicos aeróbios e aconselhamento nutricional (MEV) sobre a incidência de hiperglicemia e dislipidemia em 2003.

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Casuística 2003 155 indivíduos Idade: 55 + 9 anos 2005 158 indivíduos Idade: 55 + 9 anos Sobrepeso e obesos (IMC > 25 kg/m2): 71,3% Circ. cint. elevada: 51,9%

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Métodos Amostras sanguíneas após jejum de 10 horas e centrifugação p/ obtenção do soro para dosagem dos parâmetros. Método de Química Seca: - Glicose - Triglicerídios - Colesterol total - Colesterol HDL Sistema Vitrus (Johnson & Johnson) Fórmula de Friedwald (1972): LDL= COL T - HDL – VLDL* *VLDL= Trigl. 5 - Colesterol LDL Análise estatística: descritiva e Fridman Anova (teste de Dunn)

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Resultados Gráfico1: Porcentagem de indivíduos classificados como alterados de acordo com cada parâmetro bioquímico (2005).

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Resultados Gráfico 3: Redução da prevalência de hiperglicêmicos e dislipidêmicos 3 e 6 meses após protocolo de Mudança do Estilo de Vida (2003). - 18,4% - 3,4% - 14,8% * p<0,001 vs. M0 e M1

CeMENutri – Centro de Metabolismo em FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Nutricionais unesp Conclusões 1 - Grande maioria da amostra estudada apresentou alterações bioquímicas relacionadas com o desenvolvimento de DCNT, com recomendação de tratamento com Mudança de Estilo de Vida (MEV). 2 - O protocolo de MEV aplicado foi eficaz para a redução da incidência de hiperglicemia e dislipidemia, contribuindo na diminuição do risco ou prevalência de DCNT.