Forma de participar de diversas áreas de um negócio Verticalização Parcerias Mercado de atuação Nacional Global Tecnologia Cliente Orientação Tipo de Empresa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Empresas Criadoras de Conhecimento
Advertisements

SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
BENCHMARKING.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Regina Célia Baptista Belluzzo
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Inteligência empresarial
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Administração de Sistemas de Informação II
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
ERP – CRM - BI.
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Conceitos e Gerações de EAD
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Administração de Marketing I
SIG Sistema de Informações Gerenciais
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Gestão das Organizações
Tema Gestão do Conhecimento:.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Gestão por Competências
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Sistemas de Informações Gerenciais
Instituição de Ensino São Francisco
Gabriel Bastos Machado
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Fundamentos da Administração Pública
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Uma onda de reorganizações
Gestão do Conhecimento GC
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Gestão do Conhecimento
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Forma de participar de diversas áreas de um negócio Verticalização Parcerias Mercado de atuação Nacional Global Tecnologia Cliente Orientação Tipo de Empresa Competitivo Monopólio Enfoque da Sistemática de produção Processo Produto Mudança de Cenário

Curva de Informação Ondas do músculo Ondas do cérebro 1º ONDA Agricultura cerca anos 5º ONDA 6º ONDA 2º ONDA Industrial 300 anos Produção de massa 3º ONDA Informação algumas décadas e já está sendo suplantada Serviços 4º ONDA Conhecimento Espírito FONTE:Adaptado de Lynch e Kordis, 1988.

" Nossa evolução é como a evolução do planeta: em fases." A primeira onda de evolução do planeta iniciou por volta de a.C e teve seu final no final do século XVII d.C. É a chamada Onda da Agricultura, uma sociedade que vivia da terra, com a enxada como símbolo, e as pessoas viviam num regime feudal. O Descobrimento do nosso País foi nesta onda. A segunda onda que começa por volta de 1700 e dura menos de 300 anos. A chamada Revolução Industrial foi sofrida, com a saida do homem do campo para sofrer com o autoritarismo, pois nessa época instalou-se a frase que em alguns perduram até hoje: "manda quem pode, obedece quem tem juizo." A educação começa então a ficar massificada e homogênea, tal qual a atividade, baseadas em tarefas rotineiras e repetitivas. A Proclamação da República em nosso País ocorreu nesta onda.

Agora estamos navegando na terceira onda, em pleno século XXI. Estamos vivendo num momento de tantas transformações que as estatisticas comprovam que houve mais mudanças nos ultimos 40 anos do que nos 1950 anos anteriores. Vivemos o desafio de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa. Sejam pais e filhos, sejam lideres e colaboradores, educadores e educandos, a relação deve ser de parceria e colaboração

Hoje o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados, com nivel educacional cada vez mais alto. Neste sentido as instituições devem estimular cada vez mais a atividade cerebral, utilizando-se da Inteligência Emocional como ferramenta de atividade produtiva.

Agora saia do mundo e venha para o nosso Brasil, a realidade é a mesma! Vivemos essas contradições dentro de nossas fronteiras, com tantas divergências dentro de nosso próprio território. Agora saia do País e venha para sua empresa, o raciocínio é o mesmo. Agora saia da empresa e venha para o seu lar: a verdade é a mesma. Sabe porque? Porque somos espíritos em diferentes fases de evolução! Quem já tem este conhecimento tem dois desafios: atrair a simpatia e despertar a consciência daqueles que ainda não se aperceberam disso!

Esta é a Sociedade do Conhecimento, que informa e forma para descentralizar, valorizando a personalização, com a educação precisando se tornar cada vez mais heterogênea e diversificada. O ambiente se torna cada vez mais dinâmico e competitivo, e toda empresa que possui líderes conectados com estas mudanças, faz de sua empresa uma organização de aprendizagem.

Novos Paradigmas da Administração O mercado é global Organização do conhecimento Trabalhador do conhecimento Organização é especialista Trabalhador é polivalente (multi-especialista) Migração da produção das multinacionais para os países do 3o. mundo O maior ativo da organização é o capital intelectual Ciclo de vida é dos processos produtivos (não mais do produto) Exemplo: Intel - uma unidade produtiva dura somente 2 anos. Empresas virtuais

Mudanças de Paradigmas da TI Os semicondutores foram substituídos pelos microprocessadores. De computadores de grande porte substituídos para a computação distribuída. De software proprietário para múltiplos fornecedores. De mídia única para multimídia. Da dependência de um fornecedor para a independência através de múltiplos fornecedores. De software artesanal para software industrial.

Administração O que é administrar? É planejar, organizar, dirigir e controlar. É obter resultados através de pessoas. É a busca da eficiência e da eficácia. É atender interesses conflitantes das partes: –Dono –Colaborador –Cliente –Fornecedor –Parceiros –Sociedade

Estrutura de uma Empresa Estratégico (Direção) Operacional (Técnico) Tático (Gerência)

Tradicional NovoParadigma Novo Paradigma Estrutura de uma Empresa  A idéia é de controle do nível superior pelo inferior.  A idéia é de apoio ao nível operacional.  Descentralização do poder de decisão.  Empowerment

Habilidades OperacionalGerênciaDireção Técnica Humana Conceitual

Habilidades Habilidade TécnicaHabilidade Técnica: consiste na compreensão e domínio de um determinado tipo de atividade, especialmente naquela que envolva métodos, processos e procedimentos. Habilidade HumanaHabilidade Humana: é a facilidade para trabalhar como integrante de um grupo e de realizar um esforço conjunto com os demais componentes da equipe. Habilidade ConceitualHabilidade Conceitual: é a forma como se compreende e reage ao sentido em que os negócios devem desenvolver-se, os objetivos e políticas da empresa, etc

Dados, Informação e Conhecimento Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada. Informação são dados com significado, inseridos em um contexto. Conhecimento é o que orienta as pessoas no uso da informação para que possam trabalhar. DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

Muitos dados, pouca informação e conhecimento Alto volume de dados e necessidade de resposta rápida.

Não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa SABE, como consegue UTILIZAR o que sabe e a rapidez com que APRENDE algo novo. Competitividade Alta produtividade Qualidade Por que a busca pelo conhecimento?

Gestão da Informação Gerenciamento de todo ambiente de informações de uma empresa. Processo pelo qual a empresa informa-se sobre ela própria e seu ambiente e ainda informa ao seu ambiente sobre ela mesma.

Tipos de Informação Formato FORMAL INTERNA INFORMAL EXTERNA Origem/Fonte Boatos Vendas da Empresa Vendas dos Concorrentes

Gestão do Conhecimento Um processo permanente, articulado e intencional, composto pela geração, codificação e compartilhamento do conhecimento na organização a fim de torná-la mais inteligente e competitiva.

Tipos de Conhecimento TÁCITO EXPLÍCITO Implícito, difícil de ser representado e comunicado Objetivo, representável e comunicado facilmente

Modos de Conversão do Conhecimento EXPLÍCITOTÁCITO EXPLÍCITO TÁCITO SocializaçãoBebedouro,ConferênciasExternalização Escrever um Relatório Combinação Envia um relatório pelo correio eletrônico Internalização Formar opinião sobre um relatório

INFRA-ESTRUTURAORGANIZACIONAL TECNOLOGIA Criatividade e Inovação Empresa da Era do Conhecimento PESSOAS Redes Groupware Workflow GED Data Warehouse ERP/BI Aprendizagem Compartilhamento Intuição Estrutura Estilo gerencial Modelos mentais Cultura Visão holística