A Medicina no desporto evoluiu de tal forma que já permite a um atleta com alguma deficiência física ter a possibilidade de participar em competições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE TREINADORES – GRAU III MEIO-FUNDO, FUNDO E MARCHA
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
ORIENTAÇÃO DESPORTO NA NATUREZA.
Federação Portuguesa de Atletismo
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Jogos desportivos coletivos:
Corridas planas.
Atletismo Rui Justo.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Esportes paraolímpicos
MANIFESTAÇÕES DA FORÇA
Código de Prática para a Gestão de Segurança de Informação.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
O que é o exercício físico?
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Currículo /Educação Física
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Espírito Desportivo no Futebol
ATLETISMO.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Sistema Desportivo Português. Presidência do Conselho de Ministros A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) é o departamento central do Governo de.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Aquecimento e Condicionamento Físico
Teorias do conhecimento
Níveis de prevenção em saúde. 2ª parte
ATLETISMO.
ERGONOMIA. ERGONOMIA HISTÓRICO A ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental,
Obesidade.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
SERRAS CIRCULARES.
Escola Secundária Ferreira Dias Agualva
INSTITUTO DOM FERNANDO ESCOLA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE FORMAÇÃOPROFISSIONAL Prof. Luis Guilherme.
PSICOMOTRICIDADE.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
Fórum Segurança Rodoviária Assembleia da República Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações Subcomissão da Segurança Rodoviária Miguel Neves.
LEGISLAÇÃO E REGULAMENTOS DO ANDEBOL Agrupamento de Escolas D. Dinis Santo Tirso (152298)
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB CARLOS CARVALHO
Direito Internacional Privado
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A CESSAÇÃO DO ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Medidas de Saúde Coletiva
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
Esportes paraolímpicos
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Aproveite as férias e o início do ano novo para treinar ao ar livre e manter a boa forma (04/01) Fonte: minhavida.com.br DICA DE SAÚDE – JANEIRO 2012 Metabolismo.
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Psicologia no desporto
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
 A pessoa que perde um órgão sofre modificações bruscas em sua vida, afetando diretamente seu comportamento e a maneira de agir.  Amputação desafio.
Paraol Paraolimpíadas.
Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
PSICOLOGIA DESPORTIVA Ocupa-se de… O comportamento do indivíduo nas situações de prática desportiva; Os fenómenos psicológicos ligados ao desempenho do.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
Fotonovela Sobre Oscar Pistorius
Transcrição da apresentação:

A Medicina no desporto evoluiu de tal forma que já permite a um atleta com alguma deficiência física ter a possibilidade de participar em competições com atletas perfeitamente normais e concorrer com as mesmas capacidades.

Oscar Pistorius nasceu em Joanesburgo, a 22 de Novembro de O Sul Africano é o primeiro atleta olímpico e paralímpico da história a competir de maneira simultânea e em igualdade de possibilidades com atletas não deficientes em nível mundial e olímpico. É conhecido como "Blade Runner" (corredor lâmina) por não ter as duas pernas e usar próteses finas feitas de fibra de carbono. A sua participação em Pequim 2008 foi rejeitada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo por considerar que as suas próteses lhe conferiam vantagem sobre os demais atletas. Entretanto após uma grande luta a provar a igualdade, Pistorius, no dia 4 de Agosto de 2012 em Londres, Inglaterra, tornou-se o primeiro atleta paraolímpico, a disputar uma Olimpíada em igualdade de condições com atletas considerados normais, alcançando a classificação para as semi-finais dos 400 metros rasos.

Definição de Atividade Física: Atividade física é todo e qualquer exercício realizado em momentos de lazer ou tempo livre. Toda a atividade física deve ser realizada sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, porque a prática de desportos só permite atingir os objectivos quando é devidamente orientada. Definição de Desporto: O desporto é uma atividade física sujeita a determinadas regras e que visa a competição. Embora a capacidade física seja o fator-chave para o resultado final da prática desportiva, existem outros fatores igualmente decisivos, como é o caso da destreza mental ou ainda do equipamento do desportista. Acima do seu lado competitivo, os desportos são uma forma de entretenimento quer para os praticantes, quer para os espectadores. PS:. Ainda que, por vezes, sejam confundidos os conceitos de desporto e actividade física, estes não são sinónimos. A actividade física é uma mera prática, ao passo que o desporto implica uma competência sempre com vista num resultado.

Há que saber distinguir então Actividade física de Desporto, sendo que, em traços gerais, a grande diferença entre uma modalidade e outra, passa por, na primeira haver a oportunidade de praticar várias modalidades e como é uma atividade física, praticam não só os melhores, mas também os menos habilidosos, enquanto o desporto se destina a uma só modalidade onde os melhores são seleccionados e é preciso grande dedicação, esforço e gosto para prosseguir. A grande maioria dos atletas federados teve o seu primeiro contacto com a modalidade específica que pratica numa atividade física ligada à própria.

Resumo dos aspetos mais importantes de prevenção no desporto: 1)A investigação médica dedica-se à procura de qualquer alteração que possa piorar em consequência da sua prática; 2)A investigação médica avalia a capacidade e esforço do coração, circulação, respiração, metabolismo e sistema musculosquelético; 3)Valorização funcional específica para o tipo de desporto ou atividade física; 4)Aconselhamento médico sobre o estilo de vida e nutrição; 5)Assistência médica no desenvolvimento dos métodos mais adequados dos treinos específicos ; 6)Controlo científico dos treinos; 7)Tratamento médico de lesões e enfermidades;

Estatísticas Jogos: 4/3/5/4/2 Moda: 4 - é o número que aparece mais vezes Mediana: a mediana é 4, ou seja, o número que fica no meio. Média: /5= /5= logo a média é 3.

Gráfico 47% falta de tempo 9% desinteresse 2% doença 2% falta de autorização 5% falta de oferta 8% falta de dinheiro A causa da falta de prática desportiva com maior percentagem é a falta de tempo.

Com este trabalho ficamos a distinguir melhor o desporto da atividade física. Ficamos também a perceber melhor alguns dos conceitos da medicina no desporto e de algumas das ferramentas atualmente necessárias para um melhor desenvolvimento dos atletas, quer com deficiência ou totalmente aptos ao desporto.