Rating e Modelo Econômico - Análise das Seguradoras Brasileiras Francisco Galiza, Consultor www.ratingdeseguros.com.br Novembro/2004 Sindicato das Seguradoras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Advertisements

PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Técnicas e Projeto de Sistemas
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Balanced Scorecard (BSC)
INICIAL.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Gustavo Vieira Pereira
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Pesquisa Operacional Modelos, Conceitos Básicos para PL
Fazendo Slides no Power Point
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Técnicas de Amostragem
Experiências na Avaliação da Gestão*
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Probabilidade e Esperança Condicional
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 08
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
LIDERANÇA.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Um portal na Internet com informações sobre seguros, previdência complementar aberta e capitalização
App mobile de voluntariado com Geolocalização
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
Aritmética de ponto flutuante Erros
Sistemas Lineares Parte 2
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Marco Antonio Montebello Júnior
Introdução à Probabilidade
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Análise do Desempenho dos Modelos
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Rating e Modelo Econômico - Análise das Seguradoras Brasileiras Francisco Galiza, Consultor Novembro/2004 Sindicato das Seguradoras - SP

Conceito Principal - Avaliação

Objetivos destes Estudos nas Áreas de Seguros

Rating das Seguradoras

Características Principais Objetivo: Avalia o nível de risco e a qualidade de gestão das empresas, utilizando como fonte os dados públicos e internos das mesmas, ambos já previamente auditados e fiscalizados. Fonte: São usados dados numéricos e qualitativos, dados públicos e internos. Produto Final: É gerado um texto de, aproximadamente, 20 páginas, com as conclusões principais.

Características Principais Existe, de parte a parte, sigilo no estudo. Ao contrário de um trabalho de auditoria externa, onde apenas uma empresa por vez é contratada, não há aqui impedimento legal para que mais de uma classificadora de riscos seja utilizada. Por questões legais e éticas, as conclusões sempre ressaltam que, embora todo o esforço tenha sido feito na análise, não existem garantias de solvência ou de que esta avaliação seja indicativo de compra ou de venda de algum contrato futuro. Atualmente, 15% das seguradoras brasileiras utilizam este mecanismo.

Análise Numérica Grau de Capitalização Rentabilidade (total, da carteira, financeira, do repasse de riscos, etc) Despesas Administrativas Liquidez Indicadores calculados em termos de média e de dispersão Indicadores calculados em relação ao padrão médio do setor

Análise Interna Planejamento da companhia Projeções orçamentárias Ligações com terceiros (em termos jurídicos e econômicos) Qualificação técnica e moral dos profissionais Estrutura organizacional Imagem no Setor Rede de Relacionamentos Eficiência de seus controles internos Experiência na estratégia empreendida Características de seus produtos Qualidade das auditorias (e dos pareceres) Critérios de classificação contábil Possíveis pendências jurídicas Em seguros, há fatores específicos, como a qualidade do resseguro ou dos ativos financeiros

Empresas Atuantes no Brasil

Estudos Realizados no Brasil

Perspectivas Favoráveis Seguradoras brasileiras mais familiarizadas com o projeto (em termos técnicos e éticos). Maior demanda dos outros agentes econômicos do setor. Por exemplo, corretores de seguros, segurados, etc. O poder público tem estimulado este estudo de duas formas: discurso favorável e desenvolvimento de mecanismos que irão facilitar a própria análise das companhias no futuro (controles internos e gestão de riscos). Ao final, o trabalho pode se tornar em um importante instrumento de divulgação institucional.

Modelo Econômico

Modelo Econômico - Análise por Dados Públicos O objetivo é fazer uma estimativa teórica da probabilidade de o Patrimônio Líquido de cada instituição ser menor do que o valor necessário para que esta companhia opere sem problemas, tomando como base os dados públicos do setor. Esta estimativa é baseada em um modelo econômico, conforme demonstrado a seguir. O resultado encontrado é um indicador importante, mas não pode ser considerado como um substituto de uma análise completa de uma seguradora (conforme relatado anteriormente).

Continuação Primeiro, para cada seguradora analisada, temos: PLo : Patrimônio Líquido inicial ~ L : Variável aleatória representando o Lucro Líquido durante um determinado período futuro t ~ L = r x PLo (1) onde r é a taxa de rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido inicial, também uma variável aleatória. Esta é uma característica única de cada companhia.

Continuação Por hipótese, em cada empresa, teremos as características estatísticas (média e desvio- padrão) da variável r, expressas pelas equações (2) e (3). ~ E (r) = r (2) ~ DP (r) = r (3)

Continuação A partir das equações anteriores, define-se o Patrimônio Líquido final (PL) em cada exercício como sendo o da equação (4). ~ PL = PLo + L (4) Neste caso, a hipótese é que todo o Lucro Líquido é integralizado, havendo também a manutenção destas taxas estatísticas para o próximo exercício.

Continuação É comum sobretudo seguradoras estrangeiras trabalharem com um nível de PL menor do que o padrão do setor, devido à facilidade em obter aporte de capital, caso necessário. Logo, neste modelo, contempla-se este aspecto, através da inserção de uma variável denominada PLext (Ajuste Externo do Patrimônio Líquido), estimada como sendo função das caraterísticas de cada companhia, conforme indicado a seguir.

Continuação Desenvolvendo: ~ PLa = PLext + PL (5) Onde: PLa = Patrimônio Líquido Ajustado PLext = A x PLo O fator A foi determinado pela experiência observada no mercado brasileiro, onde as seguradoras ligados a grupos estrangeiros já chegaram a fazer um aporte equivalente ao seu Patrimônio Líquido.

Continuação A partir daí, desenvolvemos: ~ PLa = E (PLa) = ~ ~ = E (PLa) = PLext + E (PL) = ~ = A x PLo + PLo + E(L) = ~ = A x PLo + PLo + PLo x E (r) = = PLa = (1 + A + r) x PLo(6)

Continuação Do mesmo modo, temos: ~ PLa = DP (PLa) = ~ ~ ~ = DP (PLa) = DP (PLext + PL) = DP (PL) = ~ ~ = DP (PLo + L) = DP (L) = ~ = DP (PLo x r) = PLo x DP (r) = = PLa = r x PLo (7)

Continuação Logo, podemos definir, para cada seguradora, a variável Q (Indicador de Qualidade) Esta variável corresponderá, pelas hipóteses usadas, à quantidade necessária de Desvios-Padrão para que o Patrimônio Líquido esperado seja menor do que o Patrimônio Líquido mínimo. O PL mínimo será determinado sobretudo pelo volume de operações de cada companhia.

Continuação Teoricamente, quanto maior o valor de Q, melhor para a empresa, pois menos risco ela corre. Ou seja, PLa – PL mínimo Q = _________________(9) PLa

Representação da Situação

Variáveis a serem Usadas r : Calculado, em termos médios anuais, dos últimos 1 ano e meio. Ou seja, 2003 e 1 º semestre de r: Calculado, em termos anuais,dos últimos 3 anos e meio. Ou seja, 2001, 2002, 2003 e 1 º semestre de 2004.

Variáveis a serem Usadas PL mínimo = 20% x Prêmios Retidos (Total – Vida Individual) + (1% do saldo das provisões na fase de Contribuição + 4% do saldo das provisões na fase de benefício), calculado em Previdência e em Vida Individual, no saldo do 1o. Semestre de 2004 PLo = Saldo do Patrimônio Líquido - 50% x Participação coligadas e controladas - Ativo Diferido, em relação ao saldo do 1o. Semestre de 2004

Variáveis a serem Usadas

Faixas de Avaliação

Ajustes do Modelo Quando a quantidade de dados foi insuficiente, o modelo foi ajustado para o período correspondente. O modelo não será aplicado nas seguintes situações: –O faturamento ainda é baixo. –A empresa é muito nova no setor. –Houve indicações na mídia de relevantes alterações estrutural ou comercial que tenham prejudicado a qualidade de seus números. –O seguro obrigatório DPVAT tem uma presença bastante importante no perfil da sua carteira.

Comentários Finais Este modelo tem duas vantagens: –Primeiro, a sua objetividade, ao avaliar diretamente as características das empresas como um todo através de um indicador único. Por exemplo, um indicador Q=3 indica uma probabilidade de, aproximadamente, 0,1% de ter algum problema no próximo ano. –Segundo, a análise da companhia é feita tanta em termos de risco, como de retorno, e não apenas de retorno (como é o mais usual). O objetivo é que as conclusões deste estudo passem a ser divulgadas ao final deste ano.

Mais detalhes dos estudos realizados:

Comentários, Sugestões???