O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização física e composição. Comunicação, coordenação e cooperação são os conceitos básicos que norteiam os sistemas baseados na tecnologia de groupware.
Abordagens de Ensino Cooperativo Entretenimento Aprendiz Facilitador Projeto Crédito Conhecimento Competência Tradicional Confinamento Aluno Professor Classe Campus Tempo
Fatores de Eficiência Treinamento do professor Elaboração do material Tecnologia de educação Motivação dos estudantes Avaliação do aprendizado Controle instrucional
Vantagens da Internet para a EAD Tecnologia já amplamente disponível em todo o mundo e para qualquer computador e sistema operacional. Aprendizagem: independente do tempo ou lugar, disponível para todas as idades e tipos de alunos Ambiente tecnologicamente rico Aprendiz tem acesso à muitos recursos de aprendizado (menu) Focaliza os processos de comunicação WWW: o hipertexto integra atividades de leitura e escrita em um só processo
Pedagogia da EAD: Informações ao Aprendiz Oferta de conteúdo didático Explanações adicionais pelo professor Estímulo à indução, dedução e analogia Exercícios auto-corrigidos ou corrigidos pelo professor Auxílios à aprendizagem (bancos de dados, sistemas de cálculo, anotação, etc.) Diálogos, notas e avisos Glossários
Vantagens de Usar a Web Conecta as pessoas entre si, esteja onde estiverem Permite apresentação integrada de várias mídias (hipermídia) É interativa (cursos/pessoas) É barata Oportunidade de acessar recursos em outros sites através do hipertexto Estudantes são menos inibidos de interagir on-line
O QUE É EAD Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisicamente e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas
CLASSIFICAÇÃO DA EAD Sincrônica vs. assincrônica Centrado na estudante vs. centrado no professor Individual vs. grupal
Comportamento do Professor (1) Evite dar aulas magistrais Seja claro quanto ao que se espera do aluno Guie a conversação mas evite dominá-la Responda as mensagens dos alunos Dê respostas curtas, evite excessos Monitore a participação dos alunos Divida a turma em grupos pequenos
Comportamento do Professor (2) Encoraje a meta-comunicação e o respeito às regras e à ética Componha e finalize os tópicos Organize a interação Esclareça os métodos de avaliação Troque de papel com os alunos Seja sensível a variações na ementa de acordo com o desenrolar do curso