O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Apresentando.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Universidade de Aveiro
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Evasão em Cursos A Distância.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Quando falamos em aprender...
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Cadastro Nacional de tutores, conteudistas e instrutores internos
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Ferramental Pedagógico na Conversão de Conteúdo ConteúdoCursoPresencialConteúdoCursoPresencial Conteúdo Curso a Distância Equipe de Conversão Pedagógica.
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Laboratório de Ensino a Distância
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação a Distância: Uma Visão Geral
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Bonk, C.J. & Dennen, V. in Handbook of distance education, 2003.
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA EM BIOMEDICINA Renato M.E. Sabbatini, PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Área Exclusiva e Black Board
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho.
Transcrição da apresentação:

O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização física e composição. Comunicação, coordenação e cooperação são os conceitos básicos que norteiam os sistemas baseados na tecnologia de groupware.

Abordagens de Ensino Cooperativo Entretenimento Aprendiz Facilitador Projeto Crédito Conhecimento Competência Tradicional Confinamento Aluno Professor Classe Campus Tempo

Fatores de Eficiência Treinamento do professor Elaboração do material Tecnologia de educação Motivação dos estudantes Avaliação do aprendizado Controle instrucional

Vantagens da Internet para a EAD Tecnologia já amplamente disponível em todo o mundo e para qualquer computador e sistema operacional. Aprendizagem: independente do tempo ou lugar, disponível para todas as idades e tipos de alunos Ambiente tecnologicamente rico Aprendiz tem acesso à muitos recursos de aprendizado (menu) Focaliza os processos de comunicação WWW: o hipertexto integra atividades de leitura e escrita em um só processo

Pedagogia da EAD: Informações ao Aprendiz Oferta de conteúdo didático Explanações adicionais pelo professor Estímulo à indução, dedução e analogia Exercícios auto-corrigidos ou corrigidos pelo professor Auxílios à aprendizagem (bancos de dados, sistemas de cálculo, anotação, etc.) Diálogos, notas e avisos Glossários

Vantagens de Usar a Web Conecta as pessoas entre si, esteja onde estiverem Permite apresentação integrada de várias mídias (hipermídia) É interativa (cursos/pessoas) É barata Oportunidade de acessar recursos em outros sites através do hipertexto Estudantes são menos inibidos de interagir on-line

O QUE É EAD Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisicamente e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas

CLASSIFICAÇÃO DA EAD Sincrônica vs. assincrônica Centrado na estudante vs. centrado no professor Individual vs. grupal

Comportamento do Professor (1) Evite dar aulas magistrais Seja claro quanto ao que se espera do aluno Guie a conversação mas evite dominá-la Responda as mensagens dos alunos Dê respostas curtas, evite excessos Monitore a participação dos alunos Divida a turma em grupos pequenos

Comportamento do Professor (2) Encoraje a meta-comunicação e o respeito às regras e à ética Componha e finalize os tópicos Organize a interação Esclareça os métodos de avaliação Troque de papel com os alunos Seja sensível a variações na ementa de acordo com o desenrolar do curso