Como aliar a Tecnologia à Educação? Felipe e Mario

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Relação professor/aluno
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Diante a Era Tecnológica.
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
Professora Lúcia Brasil
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
O uso da internet nas escolas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Informática na Educação
educação NA ERA DIGITAL
O Uso Pedagógico do Blog
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Módulo III – Justiça Restaurativa
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Prof. Aron Roberto Ferreira
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
? O que é Ser Professor Hoje?
Divulgando a Pesquisa.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias Educacionais Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias Educacionais Prof. Augusto.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Instituto A Vez do Mestre
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
O uso das tecnologias na escola
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO Professora : Adriana Batista Santana.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
? O que é Ser Professor Hoje?. / Professor é sempre professor, não importa o tempo ou espaço em que o mesmo viva. ?
Transcrição da apresentação:

Como aliar a Tecnologia à Educação? Felipe e Mario Análise do curso “Computador e Vídeo para o Ensino de Física” ministrado pelo professor Ewout da USP Felipe e Mario

Proposta de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores. A melhoria da educação pública depende, entre outros fatores, da qualificação do docente. A tecnologia de informação apresenta-se como alternativa atraente diante dos problemas da educação pública.

CARACTERIZANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM Sala de aula tradicional professores, alunos, carteiras, livros, quadro-negro, caderno e lápis.

Sala de aula virtual

De acordo com Perkins(1992) ... Bancos de informação Utensílios para processamento de símbolos Ambiente de aprendizagem Ferramentas de construção Bancos de fenômenos Gerenciador de tarefas

Pesquisa entre 3 escolas COLÉGIO A E.E. Isabell Lucci de Oliveira (Embu das Artes) COLÉGIO B E.E. Reverendo Almir Pereira Bahia (Taboão da Serra) COLÉGIO C Colégio Concórdia (Campo Limpo)

40 alunos de cada escola 1) Contato com a “WEB”, pelo menos, uma vez ao dia. Colégio A 70% Colégio B 60% Colégio C 80 %

2) Onde esse contato acontece? Colégio A LH

T E C LH Colégio B

T E LH Colégio C C

3) Recursos utilizados na escola que vão além do tradicional. Colégio A Estrutura inteiramente tradicional Colégio B Retroprojetor e vídeo. Projetor, retroprojetor, vídeo, sala equipada com 20 micros. Colégio C

ANÁLISE DAS ENQUETES MINISTRADAS DURANTE O CURSO DO PROFº EWOUT PRIMEIRA ENQUETE Conhecendo o futuro professor que vai lidar com a tecnologia dentro da escola

SEGUNDA ENQUETE Utilidade da aula

“não estou fazendo média, só acho que até agora não entendi nada ao ponto que não sei nem avaliar o cursos, só sei que este curso deveria apresentar de forma mais clara, isto é balizar o curso, de onde estamos saindo, seus pre-requisitos, e qual seu objetivo. Além de bibliografia que até agora não sei se tem”. “ Posso dizer que já domino os conhecimentos disseminados por enquanto. No entanto percebo que está sendo muito produtivo para a maior parte dos alunos. Por outro lado estou ansioso para discutir algo mais palpável da aplicação destes conhecimentos em sala de aula”. “ Acho que toda ação educativa deve ser valorizada. Sempre que vejo que posso realizar um trabalho na net me dá pânico, e espero que eu vença isso, e parece que isso está acontecendo. Vamos torcer pra uma aprendizagem e prática estimulante para todos os futuros professores que se encontram na sala de aula”.

3ª enquete: Adobe Connect Relatório 4ª enquete: Questionário TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Adequação de estrutura Preparação do docente Informatização da Educação