CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ENCCEJA MATEMÁTICA.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
Liliani Lecco Dettogni
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Formação interna Coimbra
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Professor: Rosivaldo C. Silva
ALFABETIZANDO UM DOWN.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Sistemas lineares Prof. ª: CATIA CILENE VOSS.
A face de cada carta apresenta sete questões identificados por letras (de “A” a “ “G”). As questões “A” e “B” pertencem ao primeiro nível, “C” e “D”, ao.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Introdução ao conceito de Multiplicação
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Manual Gcompris Software Educativo para crianças Para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Equipe de Inclusão Digital – SMED Professora.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Aceite para publicação em 15 de Março de 2010
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
OFICINA DE JOGOS.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Um Problema para TODAS as Idades
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Combinação Arranjo Prof.: Luciano Soares Pedroso.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Como elaborar um plano de aula
Equações do 1º Grau Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Atividade complementar 05
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Jogos de Matemática Incentivar a explorar os jogos em sala de aula, percebendo neles mais um material para reflexão e organização da aprendizagem dos alunos,
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Cálculo de Probabilidades Parte 2
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Escola Ademar Marques Curvo
Transcrição da apresentação:

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE JOGOS NA 6ª SÉRIE: EQUAÇÕES, INEQUAÇÕES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU Mestranda: Angelita Uberti Orientadora: Profª Helena Noronha Cury Santa Maria, Maio de 2011

INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste no produto de dissertação de Mestrado Profissional, é constituído por um conjunto de atividades (jogos), que tem por objetivo proporcionar aos colegas, professores de Matemática, sugestão de mudança na rotina em sala de aula, tendo em vista que representa algo de diferente para se fazer deixando de lado práticas tradicionais de ensino, tais como o uso de exercícios realizados apenas com lápis e papel, despertando no aluno o interesse e o gosto de aprender as equações, os sistemas de equação e as inequações do 1º grau com uma incógnita.

O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A partir da revisão de literatura baseada em autores que trabalham com jogos e com álgebra, bem como da análise de livros didáticos usados no Ensino Fundamental para o ensino de equações, sistemas de equações e inequações, construíram-se jogos, que foram aplicados a 24 alunos de uma 6ª série. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um pré-teste e anotações de observações em um diário de campo. Analisou-se a aplicação de cada um dos jogos e foi possível notar que houve melhor compreensão, por parte dos alunos, sobre os conteúdos envolvidos.

Considera-se que a experiência pode ser reaplicada em outras turmas e, para isso, elaborou-se um conjunto de atividades, em que são apresentados os jogos e sugestões para os professores.

JOGOS TRILHA DAS EQUAÇÕES VIRA E CONFERE QUEBRA - CABEÇA É OU NÃO É SOLUÇÃO QUARTETO DAS INEQUAÇÕES Sair

TRILHA DAS EQUAÇÕES

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Equações do 1º Grau com uma Incógnita 1.Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. - Exercitar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de equações do 1º grau com uma incógnita. - Desenvolver habilidades de raciocínio. 2. Carga Horária: 3 (três) horas – aula. 3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas

4. Material necessário para confecção do jogo: - Um tabuleiro. - Duas tampas de creme dental (para servirem como peões) Objetivo do jogo: Chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra CHEGADA. Regras: O jogo consiste em percorrer o caminho (trilha), que é composta de retângulos, nos quais estão escritas equações.

- O aluno deve resolver as equações e a solução encontrada é o número de casas que ele deve percorrer; se a solução for um número positivo, o aluno irá avançar este número de casas, caso a solução seja um número negativo, o aluno terá que voltar esse o número de casas. - Dois alunos jogam alternadamente. - Vence o aluno que chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra CHEGADA.

CHEGADA Partida

VIRA E CONFERE

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Equações do 1º Grau com uma Incógnita envolvendo parênteses. 1. Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. - Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de equações do 1º grau com uma incógnita envolvendo parênteses. - Promover o trabalho em equipe. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas Jogo “Vira e Confere” O Vira e Confere consiste em uma cartela, em material rígido, em cuja ponta é inserido um barbante com um nó. Na cartela há seis equações do 1º grau com suas respectivas respostas, sendo que estas não aparecem na mesma ordem em que as equações. Material necessário para confecção: Folha de isopor EVA Fita ou barbante

Regras Cada aluno deve pegar uma cartela, passar a fita sobre a primeira ranhura em cima, à esquerda, abaixo da qual há uma equação; em seguida, encontra a solução correspondente a essa equação, na parte inferior da cartela, e passa a fita por cima, até a ranhura correspondente à resposta; após, passa a fita por baixo da cartela até a segunda ranhura e continua o processo até a última, depositando a fita na ranhura central à direita.Vira, então, a cartela e confere o desenho determinado pela fita. Se coincidir com o da cartela, o aluno acertou todas as questões, caso contrário pode tentar novamente.

OK OK OK OK OK OK

QUEBRA- CABEÇA

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com uma Incógnita / Método da Substituição. 1. Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. -Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando o método da substituição. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas. Jogo “Quebra-cabeça” O jogo consiste em montar figuras com o auxilio das sete peças de um tangram, estas podem ser de uma cor só ou de várias cores, nelas estão indicados sistemas de equações e suas possíveis soluções. Material necessário para confecção do jogo: Papel cartão para a confecção do tangram

Objetivo: Montar figuras em que há sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita e suas soluções. Regras: O aluno deve resolver cada sistema e, encontrada a solução, deve clicar sobre a peça que tem a solução do sistema, que ficará adjacente à outra em que há o sistema correspondente.

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com uma Incógnita / Método da Comparação. 1. Objetivo. Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Fixar a resolução de sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando o método da comparação. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau com uma Incógnita / Método da Adição. 1. Objetivo. Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Exercitar a resolução de sistemas de equações do 1º grau com uma incógnita utilizando o método da adição. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

É OU NÃO É SOLUÇÃO ?

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Inequações do 1º Grau com uma Incógnita. 1. Objetivo. - Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. - Desenvolver habilidades de raciocínio 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula. 3. Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas.

Material necessário para confecção do jogo: - Dois dados confeccionados em papel cartão, como o modelo. Objetivo do jogo: - Vencer o maior número de rodadas. Regras: - É jogado por dois alunos. - As jogadas são alternadas.

- Cada aluno, na sua vez, lança os dados e verifica se o número que saiu no dado da esquerda é solução da inequação que aparece no dado da direita. Se o aluno encontrar a solução da inequação, este marca dois pontos positivos, porém se o número encontrado não for solução da inequação, então o aluno marca um ponto negativo. - Vence o jogo quem marcar mais pontos positivos ao final de seis rodadas.

2 - 4 4 2x+7< x+3 - 5 6 1/2 1

2 - 4 4 X-3 ≥ 1-X - 5 6 1/2 2

2 - 4 4 -1 ≥ 11-2x - 5 6 1/2 3

2 - 4 4 13+x ≤ 21-x - 5 6 1/2 4

2 - 4 4 5x+1 >3x+2 - 5 6 1/2 - 4 5

2 - 4 4 2x+3 < 5+x - 5 6 1/2 - 4 6

Tente novamente

OK Continuar

OK Continuar

OK Continuar

OK Continuar

OK Continuar

OK Menu

QUARTETO DAS INEQUAÇÕES

Conteúdo Desenvolvido: Resolução de Inequações do 1º Grau com uma Incógnita. 1.Objetivo. Observar e listar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Exercitar os conhecimentos adquiridos sobre a resolução de inequações do 1º grau com uma incógnita. Desenvolver habilidades de raciocínio. 2. Carga Horária: 2 (duas) horas – aula.

Aulas expositivas e dialogadas 3. Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas Neste jogo, os alunos recebem o baralho de 36 cartas, constituídos de nove quartetos. Em cada quarteto, há quatro inequações, uma das inequações já com a solução e as outras três em aberto. As cartas são embaralhadas e distribuídas para três ou quatro jogadores. Se algum jogador notar que já tem um quarteto formado, deve colocar ao lado. Jogo “Quarteto das Inequações”

Para ilustrar a frente das cartas, foram usadas figuras que representam fractais. Material: Os materiais utilizados para a confecção do baralho - folhas de papel cartão; - folhas de oficio; - papel contac; Objetivo: Conseguir o maior número de quartetos possíveis.

Para ilustrar a frente das cartas, foram usadas figuras que representam fractais. Material: Os materiais utilizados para a confecção do baralho - folhas de papel cartão; - folhas de oficio; - papel contac; Objetivo: Conseguir o maior número de quartetos possíveis.

Regras: - Cada grupo recebe um baralho com 36 cartas, constituídos de nove quartetos. - Escolhe-se um jogador para iniciar o jogo. Este tem, por exemplo, a carta A1; pergunta aos colegas quem tem a carta A2. Se um colega se manifesta afirmativamente, então o que fez a pergunta deve responder corretamente à questão proposta na carta A2 e o outro deve lhe entregar esta carta; ele continua perguntando, para qualquer colega do jogo, pelas outras cartas que lhe faltam, do quarteto A.

- Quando errar a resposta, o colega a quem ele perguntou continuará o jogo, da mesma forma. - O jogo termina quando todos os quartetos forem formados.