PONTUAÇÃO: ponto-e-vírgula dois pontos parênteses aspas travessão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DISCURSOS NA NARRAÇÃO
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Escola da pontuação.
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
TEXTO.
Interpretação dos gêneros bíblicos
Redação de textos técnicos recomendações
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
Aula de Redação Profª. Naira Veras
Prof. Francisco Platão Savioli
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Sinais de pontuação.
TRAVESSÃO E HÍFEN Estudos Dirigidos.
Uma linda ideia a ser imitada...
O PODER DA ORAÇÃO.
Pontuação : e.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Discurso Direto.
Maria a Bem-Aventurada
Ética e Moral na formação dos filhos
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Verbo Língua Portuguesa.
Conhecimento de mundo.
PONTUAÇÃO Professora: Sandra Mary Foppa Graduada em Língua Portuguesa
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
Sinais de Pontuação.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Direito 2014 Pontuação e Argumentação no texto escrito
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A Marca de Amor.
PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
Discurso Directo Indirecto.
Pontuação.
Sinais de pontuação:.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Resumo.
Escola Estadual Maria José
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Sinais de pontuação.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Pontuação.
Colocação dos pronomes oblíquos
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Escola da pontuação.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Como redigir um bom texto?
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Ensino Fundamental , 7º ano
  É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.  Entre ele e o termo.
Construção do sentido do texto
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
, ; : Sinais de Pontuação.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

PONTUAÇÃO: ponto-e-vírgula dois pontos parênteses aspas travessão COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO 3º BIMESTRE/2010 PROFESSORA ASP FABRÍCIA PONTUAÇÃO: ponto-e-vírgula dois pontos parênteses aspas travessão

;

O ponto-e-vírgula para indicar uma pausa mais longa que a vírgula: a) separar partes do período que se equilibram por importância: “Os pobres dão pelo pão o trabalho; os ricos dão pelo pão a fazenda; os de espíritos generosos dão pelo pão a vida;os de nenhum espírito dão pelo pão a alma.” (Vieira – GNLP de Rocha Lima) b) separar partes de um período que já apresenta termos separados por vírgula: Não gostava de trabalhar; queria, no entanto, muito dinheiro no bolso.

O ponto-e-vírgula cumpre basicamente três funções: c) Separar itens de uma enumeração: Uma boa dissertação apresenta: 1. coesão; 2. coerência; 3. progressão lógica; 4. riqueza lexical; 5. concisão; 6. objetividade; 7. aprofundamento.

:

Os dois pontos e seus usos: a) Para introduzir o discurso direto: A aeromoça aproximou-se: ― Os passageiros devem permanecer sentados até o pouso da aeronave. b) Para introduzir uma citação: Pois estava escrito em cima do jornal: em São Paulo a Polícia proibira comícios na rua e passeatas; embora se falasse vagamente em motins de tarde no Largo da Sé.

Os dois pontos e seus usos: c) Para esclarecer, comentar ou detalhar (enumerar) um termo anterior: — Grêmio e Inter, domingo passado: a partida foi um lixo! ― João perdeu tudo: a mobília, o carro, a paciência (foi preso por ter ofendido um policial).

( )

Os parênteses e seus usos a) Para fazer indicações bibliográficas: “Mas quando olhar a mancha viva na minha camisa, talvez faça uma careta e me deixe passar.” (Chico Buarque de Holanda) b) Para intercalar uma ideia ou uma oração acessória num texto: Houve um discurso; o prefeito (que naquele mesmo ano seria derrubado e preso) disse algumas palavras. (Braga, Rubem. Os melhores contos. São Paulo: Global, 1997)

Os parênteses e seus usos c) Para introduzir a palavra sic (há erro no texto original): Os meninos (sic) eram pobres, não tinham o que comer. O termo sic – advérbio latino que quer dizer "assim" – é usado entre parênteses depois de qualquer palavra ou frase que contenha um erro gramatical ou um dito absurdo que o redator quer deixar claro que não é dele, mas da pessoa que falou ou escreveu aquilo. Em resumo: ao colocar o (sic), você mostra ao leitor que é assim mesmo que estava no original, por mais errado ou estranho que pareça.

“ “

As aspas e seus usos a) Para indicar o início e o fim da citação: “Estamos aqui porque recebemos a denúncia de que vocês aqui nesta espelunca estão dando gato e cachorro pro leão comer.” b) Para destacar uma palavra (ou expressão): O verbo “ficar” vem adquirindo novos significados. Para destacar uma palavra, expressão, frase ou citação dentro de um texto ou citação que já está entre aspas, usam-se as aspas simples. O regulamento é bem claro: “Caso não deseje almoço, o hóspede deve marcar a opção ‘sem refeição’ no formulário de entrada”.

As aspas e seus usos C) Para dar outra conotação a determinada palavra (ou expressão): O prefeito tem “aplicado” o dinheiro público; isto é claro e notório. Os “anjinhos” já estão prontos? O ônibus escolar chegou. d) Para marcar o diálogo (discurso direto), em substituição ao travessão: “Aquela moça da rua Larga?”, perguntou Marialva. “Aquela.” (FONSECA, Rubem. Pequenas criaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002)

As aspas e seus usos f) Para indicar que a palavra é um neologismo: Inventaram um novo verbo: “caetanear”. O que significa? Responda, Caetano! g) Para indicar um estrangeirismo: O “target” (alvo, objetivo) do consumidor é fundamental para a construção de um plano de “marketing”.

O travessão e seus usos a) Indicar a mudança ou a fala no discurso direto. ― Também creio. ― Nunca pensei. ― É de pasmar. ― Só de mandinga! (José de Alencar) b) Para introduzir intercalações em períodos que possuem muitas vírgulas, comentários e explicações. “Em outros termos: a vogal nasal fica entendida como um grupo de dois fonemas que se combinam na sílaba — vogal e elemento nasal.” (Joaquim Mattoso Camara Jr.)