Campinas (SP) 14 a 16 de Maio de 2008. contratualizaçãocontratualização Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Saúde – Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Prioridades e Desafios da Divisão de Informação – CONPREV para 2007 Oficina de operacionalização da Rede de Atenção Oncológica.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
REFORMA DA ATENÇÃO HOSPITALAR
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino: Um projeto do governo brasileiro Junho 2008 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE Departamento.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Programa de Reestruturação
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
“Um Novo Sistema de Informação”
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
Contratualização no Centro dos Debates
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB 2/4/ :52 AUD HOSP NOVOS RUMOS NAS RELAÇÕES DOS GESTORES.
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
CÂMARA DE SAÚDE.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Relacionamento entre Prestadores e Operadoras Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
2º Congresso Brasileiro Médico Jurídico
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
CIRURGIAS ELETIVAS Informações 22/07. PRORROGAÇÃO DE PRAZO PORTARIA Nº 1.357, DE 5 DE JULHO DE 2013 Altera a Portaria nº 1.340/GM/MS, de 2012, que define.
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
Enfermagem em Trauma e Emergência
REDE HOSPITALAR DE SANTAS CASAS E FILANTRÓPICOS BRASILEIROS HOSPITAIS ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS SUS TOTAL SUS LEITOS
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Redes de Atenção à Saúde.
Faturar ou Informar: eis a questão Novo Dilema do Século 21.
Subcomissão Especial destinada a analisar e diagnosticar a situação em que se encontram as Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

Campinas (SP) 14 a 16 de Maio de 2008

contratualizaçãocontratualização Avaliação e Aperfeiçoamento da Operacionalização

contratualizaçãocontratualização Avaliação

contratualização No início, uma grande esperança contratualização Contratualização Hoje, desesperança quase total para este expositor, desilusão e uma grande dor de cabeça

contratualização Antes: críticas ao modelo hospitalocêntrico contratualização SUS Depois: Ênfase na promoção e prevenção ATENÇÃO BÁSICA

contratualização Antecedentes que merecem citação: REFORMA HOSPITALAR BRASILEIRA Política Nacional de Psiquiatria Política para hospitais de pequeno porte – HPP Contratualização dos hospitais de ensino Contratualização dos hospitais filantrópicos Críticas ao modelo de pagamento por produção

contratualização EXERCÍCIO NATUREZA Público estatal% Privado sem fins lucrativo % Privado lucrativo % Total Geral % , , , , , , , , , , , , Valor total Fonte: Ministério da Saúde/Datasus/março de Observação Observação: A produção e faturamento do Privado sem fins lucrativo não inclui aquela das OSs no Estado de São Paulo , , , INTERNAÇÕES REALIZADAS PELO SUS POR NATUREZA DE PRESTADOR Em Real

contratualização Origem: Contraproposta do Ministério da Saúde à CMB Publicação da Portaria n o , de 2005 (IAC) Reconhecimento do sub-financiamento pelo SUS Pagamento por valor pré-fixado e produção Estabelecimento de metas físicas/qualitativas Incentivo à desospitalização Criação de GT p/regulamentação/acomp to. Gestores estaduais e municipais contrários

contratualização Proposital inoperância do GT acompanhamento Prorrogação sucessiva de prazos Fixação de valores e metas à revelia das diretrizes do programa Portaria GM/MS N o , de 2006 Gestores continuaram não aceitando o programa Ausência de gestão adequada por parte do MS Descaracterização do programa

contratualização pagamento retroativo do IAC Atuais problemas: descumprimento de clausulas contratuais novos sms que não assumem o convênio chamada pública com convênio em vigor não repasse do impacto do reajuste resistência no pagamento do integrasus renovação de planos operativos - ajustes

contratualização Aperfeiçoamento da Operacionalização

contratualização O aperfeiçoamento do programa depende de vontade tripartite de o fazê-lo e de efetivamentese comprometer com os resultados, sem o que continuará capenga. O aperfeiçoamento do programa depende de vontade tripartite de o fazê-lo e de efetivamente se comprometer com os resultados, sem o que continuará capenga. Os prestadores acreditaram no programa, a maioria dos gestores não.

contratualização 1. resgatar a concepção original do programa; 2. os gestores do SUS precisam passar a ver os prestadores como parceiros e não inimigos. Mas a recíproca também é verdadeira; Três atitudes são necessárias: 3. Instituir gestão específica e adequada.

contratualização Isto é o que eu tinha a dizer-lhes. Senhoras e Senhores, meu Muito obrigado. José Luiz Spigolon