7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Advertisements

- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
Modelo Assistencial Brasileiro
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE
Níveis de Atenção Níveis de Prevenção Um pouco de história SUS
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Política Estadual de Regulação
A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Território e a Regulação do Mercado de Atenção Mercado de Atenção Suplementar à Saúde.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
8.º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar Relação Gestor Municipal / Prestador após o Pacto de Gestão.
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
DESIGUALDADE E POBREZA
O Sistema Único de Saúde
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LEI ELOY CHAVES (1923) Organização das CAP’s (Caixas de Aposentadorias e Pensões) 1923 – CAP dos Ferroviários 1926 – Portuários e Marítimos marco inicial.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Organização dos sistemas de saúde Histórico Profa. Ms. Juliana P.Porto.
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos atores Elaine Maria Giannotti Diretora de Departamento – SMS Guarulhos Colaboradora do COSEMS/SP

Breve histórico com enfoque nas relações gestor/prestador Início do século XX – assistência médica individual - Santas Casas e instituições de caridade e modelo “sanitarista campanhista”- ação do Estado com visão militar – controle de endemias Década de 30 – previdência social – IAPs 1967 – unificação dos IAPs no INPS - gestão centralizada Década de 70 – crises de financiamento (INAMPS) busca de alternativas (movimento da reforma sanitária)

Breve histórico com enfoque nas relações gestor/prestador 1983 – AIS – co-gestão entre INAMPS e Secretarias Estaduais – estratégia de reorganização do sistema 1986 – VIII Conferência Nacional de Saúde 1987 – SUDS – universalização e descentralização pela via da estadualização Constituição de 1988 – criação do SUS 1990 – lei 8080 e 8142 1993 – extinção do INAMPS – contratos passam para as SES

Normas pós INAMPS NOB 1993 – início do processo de municipalização e das transferências Fundo a fundo NOB 1996 – consolidação da municipalização, condições de gestão, criação do PAB, “cada prestador deve estar vinculado a um único gestor” SES/SP – contratos com prestadores sob gestão estadual Sub-rogação para as SMSs NOAS 01 e 02 – regionalização e comando único

Conceitos adotados Gerência – administração de uma unidade ou órgão de saúde que se caracterizam como prestadores de serviço. Gestão – atividade e responsabilidade de comandar um Sistema de Saúde, exercendo para tal as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, programação, financiamento, regulação, controle, avaliação e auditoria

Pacto Pela Saúde ( fevereiro de 2006) Componentes : Pacto pela vida Pacto em defesa do SUS Pacto de Gestão Diretrizes : Descentralização Regionalização Financiamento Planejamento PPI Regulação Controle Social Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Regulação da Atenção Conceitos Contratação Ato de formalizar as relações pactuadas entre gestores e prestadores, estabelecendo obrigações recíprocas. Lei 8080 – “a participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio” Instrumento necessário para a regulação, controle e qualificação da assistência Serviços privados com fins lucrativos – contratos baseados no pagamento por procedimentos Entidades públicas, filantrópicas sem fins lucrativos – convênios baseado em valores globais Programa de Contratualização dos Hospitais de Ensino – 2004 Programa de Contratualização dos Hospitais Filantrópicos - 2005

Regulação da Atenção Conceitos Controle Cadastro de estabelecimentos, profissionais e usuários FPO Autorização de procedimentos Revisão de fatura e pagamento Monitoramento Auditoria Processo regular que visa aferir e induzir qualidade ao atendimento amparada em protocolos e normas pactuados Verifica a execução dos procedimentos e realçar as não conformidades Regulação do acesso Complexos reguladores Fluxos e protocolos padronizados Fluxo de referência Utilização mais adequada e equânime dos serviços

Regulação da Atenção Princípios Cada prestador responde apenas a um gestor; A regulação dos prestadores de serviços deve ser preferencialmente municipal; A regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor estadual; Operação dos Complexos Pelo estado – relacionado-se com a central municipal que faz a gestão do prestador Pelo estado – relacionado-se com o prestador sob sua gestão Pelo município em co-gestão com o estado e representação dos municípios da região

Regulação da Atenção Metas Contratualização de todos os prestadores de serviços Colocação dos leitos e serviços ambulatoriais contratualizados sob regulação Extinção do pagamento de profissionais médicos por meio do código 7

Novos Paradigmas Contratos com valores globais Redimensionamento das ações de controle e auditoria Parceria visando objetivos em comum Relações mais institucionalizadas Aumento da capacidade de planejamento Avanço nos princípios de equidade e integralidade

OBRIGADA !! Elaine Mª Giannotti egiannotti@uol.com.br