Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
um desafio contemporâneo
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Secretaria de Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
POLÍTICAS E AÇÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Ministério da Educação do Brasil Secretaria de Educação Especial
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
O papel pedagógico do órgão gestor
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
Transcrição da apresentação:

Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível Dezembro/2005

Pilares da Educação Inclusiva Cultura Educacional Inclusiva  Acessibilidade  Projeto pedagógico  Criação de redes e parcerias  Formação de professores(as)  Atendimento Educacional Especializado

PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA  Educação Inclusiva é um direito humano  Educação Inclusiva significa combater a exclusão  Educação Inclusiva implica em aumentar a participação no processo educacional  Educação Inclusiva significa respeitar e celebrar a diversidade  Educação Inclusiva não diz respeito somente às pessoas com deficiência

Sistema Educacional Inclusivo EDUCAÇÃO SUPERIOR ENSINO MÉDIO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO BÁSICA

PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DIREITO À DIVERSIDADE Objetivo Disseminar a política de educação inclusiva nos municípios brasileiros e apoiar a formação de gestores e educadores para atuar como multiplicadores no processo de transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.

Multiplicação 144 2.583 2.727 1.919 4.646 Municípios-pólo Municípios de abrangência 106 1876 38 707 144 2.583 Total de pólos e abrangências: 2.727 Nova expansão 1.919 4.646 META P/2006: 83,5 dos 5.564 municípios brasileiros

Ações # Seminários Nacionais # Cursos de Formação nos municípios-pólo # Campanha de Sensibilização e Informação # Seminários Nacionais # Cursos de Formação nos municípios-pólo # Distribuição de publicações pedagógicas # Implantação de salas de recursos # Projeto Educar na Diversidade em escolas estaduais e municipais

INDICADORES Avanço da Política de Educação Inclusiva

Apoio à Educação Superior # Programa Incluir/Sesu/Seesp # Graduação em Letras/Libras- Seed/Seesp/UFSC (+08 pólos (AM, CE, BA, DF, RJ, SP, RS) # Especialização de Professores – DM - Seed/Seesp/UFC # Especialização em Educação Especial- DM e DA- Seed/Seesp/UFSM # Proesp/Capes/Seesp – 10 IES