Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Antonio Carlos F Galvão
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SP
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Apoiar: produção científica e tecnológica;
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Seminário FIESP / Investe São Paulo: Desenvolvimento Regional e Indústria Inovação e Desenvolvimento Regional: a Adetec e o processo de desenvolvimento.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Projeto Extensão Industrial Exportadora
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Movimento Brasil Competitivo
Direcionadores Estratégicos
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Rio de Janeiro – outubro/2005
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
PLENÁRIA FINAL.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
CONTRIBUIÇÕES PARA UM SISTEMA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROF. DR. IVAN FREDERICO LUPIANO DIAS Departamento de Física – Universidade Estadual.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
INOVAÇÃO PARA COPA INTRODUÇÃO – Oportunidade da Copa – (cenoura) – Sensibilizações à Inovação.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Em resumo Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações Estaduais de Amparo à.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
ENTIDADES INTERVENIENTES
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE C&T E OPORTUNIDADES PARA INOVAÇÃO NO PARANÁ Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina ADETEC - Apoio CNPq/FIEP 10.agosto.2011

Constituição Estadual Art. 204. A lei apoiará e estimulará as empresas que propiciem: I - investimentos em pesquisas e criação de tecnologia adequada ao sistema produtivo estadual; II - investimentos em formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos; III - participação dos empregados em seus lucros. Art. 205. O Estado destinará, anualmente, uma parcela de sua receita tributária, não inferior a dois por cento, para o fomento da pesquisa científica e tecnológica, que será destinada em duodécimos, mensalmente, e será gerida por órgão específico, com representação paritária do Poder Executivo e das comunidades científica, tecnológica, empresarial e trabalhadora, a ser definida em lei.

SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

SETI – Distribuição do Fundo Paraná Os 2% anuais da receita tributária são transferidos para o Fundo Paraná, metade em ativos pertencentes ao Estado, tais como ações, direitos, bens patrimoniais ou caixa e metade em aporte direto e automático a uma conta específica. Aplicação de até 50%, a programas e projetos estratégicos, com gestão via UGP, conforme a política estadual de C&T definida pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia , presidido pelo Governador, executados por entidades públicas ou privadas. Até 30%: Fundação Araucária em fomento a projetos individuais de pesquisa científica, formação de RH e ICTs públicas e privadas. Até 20% no Tecpar para a certificação de produtos e apoio a projetos de desenvolvimento tecnológico.

SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Projetos e Programas da SETI Programas Universidade em Movimento, de Infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e de Desenvolvimento do Ensino Superior. Programa Universidade Sem Fronteiras, Com o Sebrae/PR, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM) e Agência Estadual de Fomento, a SETI desenvolve o Programa Estadual de Apoio às Incubadoras Tecnológicas e Empresas Graduadas Com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), por meio da Fundação Araucária, a SETI atua no Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx). Em parceria com o Sebrae atua no Programa Extensão Tecnológica Empresarial junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

UGP - ANÚNCIOS ENCERRADOS 2009  EDITAL Nº 06/2009 - Subprograma: AÇÕES DE APOIO À SAÚDE - Programa Universidade Sem Fronteiras  EDITAL Nº 05/2009 - Subprograma:INCUBADORA DOS DIREITOS SOCIAIS - Programa Universidade Sem Fronteiras  EDITAL Nº 04/2009 - Subprograma: APOIO ÀS LICENCIATURAS- Programa de Extensão Universitária -Universidade Sem Fronteiras  EDITAL Nº 03/2009 – Encomenda Governamental - NÚCLEOS DE MONITORAMENTO DE PENAS ALTERNATIVAS  EDITAL Nº 02/2009 - Subprograma “INCUBADORA DOS DIREITOS SOCIAIS" - Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude.  

Fundação Araucária Fomento à Produção Científica e Tecnológica Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores Disseminação Científica e Tecnológica.

Fundação Araucária: Programas com algum viés Empresarial Programa de Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde – PPSUS Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico Regional Programa Universidade Sem Fronteiras - Extensão Tecnológica Empresarial Programa Agentes Locais de Inovação

TECPAR Calibração de Instrumentos Inspeção Ensaios Tecnológicos em diversos setores Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI) Unidade de certificação acreditada pelo Inmetro Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT

Outras Ações no Paraná PAPPE – PR – FIEP/SEBRAE/FINEP Edital Senai/Sesi Inovação 2011 (11 projetos aprovados) Juro Zero (FINEP / FIEP) Centro Internacional de Inovação (C2i)  ADETEC

OBRIGADO ! Projeto Inovação Sistêmica na Área de Saúde Paulo Varela SENDIN, Eng.Agr. sendin@adetec.org.br ADETEC – Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região www.adetec.org.br – Fone: 43-3338-9882 Projeto Inovação Sistêmica na Área de Saúde Apoio CNPq e FIEP