OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
PROGRAMA 10 S.
Prof. Edson Costa Aildefonso
Sistema de Gestão da Qualidade
5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
É o primeiro passo recomendado para atingir
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
Programa 5S Housekeeping.
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
5S JEFFERSON BUENO.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
Qualidade e Produtividade
Transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas
PROGRAMA.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
2- Gerenciamento pelo Controle da Qualidade PDCA / MASP.
TÉCNICAS DE QUALIDADE E
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
5 Ss Por Carlos Reis.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
O início de uma grande mudança
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
por Paulo Roberto Gil Cavina
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
M&M – Assessoria Técnica para confecções
ORIGEM DO PROGRAMA “5S” Desenvolvido no Japão, através do qual os pais ensinam os filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
Programa de 5S.
Programa 5S.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Gestão da Qualidade em Serviços
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
PROGRAMA.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
NOS CANTEIROS DAS OBRAS
O Enfoque básico desta metodologia é a qualidade de vida das pessoas no ambiente de trabalho que permite maior produtividade com qualidade. A representação.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
4°S - SEIKETSU: Asseio/Higiene/Saúde
 Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o autodesenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri = Utilização Seiton = Ordenação Seisou = Limpeza Seiketsu = Saúde Shitsuke = Autodisciplina.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
ISO 9001:2000
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao final do treinamento, os participantes deverão sentir-se capacitados e motivados a implantar a “MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO “ em suas áreas de trabalho, e ou atuação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 . Ser capaz de implantar os 5 passos para o programa; 2 . Valorizar o programa como recurso para efetivar melhorias nas áreas; 3 . Identificar a necessidade de mudança de hábitos no que diz respeito ao programa. www.andrenantesborges.adm.br

Um Bom Começo para a implantação da Qualidade Método 5S Um Bom Começo para a implantação da Qualidade

MÉTODO

O R I G E M 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA

O B J E T I V O S OBJETIVOS ESPECÍFICOS Preparar uma Organização Pública, empresa, departamento, bairro, escola, cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Melhorar a qualidade dos serviços/produtos; Melhorar o ambiente de trabalho e de atendimento ao usuário; Melhorar a qualidade de vida dos funcionários/moradores. Educar para a simplicidade de atos e ações; Maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis; Reduzir gastos e desperdícios; Otimizar o espaço físico; Reduzir e prevenir acidentes; Melhorar as relações humanas; Aumentar a auto-estima dos funcionários/moradores;

5 S O QUE É MÉTODO SEIRI UTILIZAÇÃO SEITON ORDENAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE AUTODISCIPLINA

PARA UTILIZAÇÃO QUE SERVE S E I R Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

Utilização Verificar o que é útil e necessário. COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.

Utilização Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

PARA ORDENAÇÃO QUE SERVE S E I T O N Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

ORDENAÇÃO Analisar onde e como as coisas são guardadas. COMO PRATICAR Analisar onde e como as coisas são guardadas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

ORDENAÇÃO Racionaliza os espaços. RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

PARA L I M P E Z A QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

LIM PE Z A Fazer uma faxina geral. COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.

LIM PE Z A Conscientiza sobre a necessidade de manter RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição, e por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

PARA S A Ú D E QUE SERVE S E I K T U Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores. COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

PARA AUTO-D I S C I P L I N A QUE SERVE S H I T U K E Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

Auto-DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores. COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

Auto-DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato. RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

O 5 S E A CIDADANIA REEDUCAÇÃO ADOÇÃO DE VALORES - ÉTICA APLICAÇÃO ABRANGENTE - TRANSCENDE O AMBIENTE DE TRABALHO - REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO DO INDIVÍDUO ENQUANTO CIDADÃO TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE