Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
POMMAR/USAID-Partners
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL – ESPANHA Brasília, 23 e 24 de abril de 2009 PROJETO DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO.
Saúde e Prevenção nas Escolas
1ª Consocial Informações Gerais.
Secretário Nacional de Juventude
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PNEDH e compromisso do Estado
5ª Conferência Nacional das Cidades:
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Participação Social e Controle Público
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
PLENÁRIA FINAL.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
1ª Reunião Ordinária /03/ PAUTA TEMPOTEMARESPONSÁVEL 25/03 9h30Abertura (1 ano de Instalação do FPME/PR)SEIM/SEBRAE 9h45Leitura da Ata da.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Congresso Nacional da Psicologia
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
PLANO DIRETOR E METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Consocial METODOLOGIA.
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA! REALIZE CONFERÊNCIAS LIVRES DE SEGURANÇA PÚBLICA.
Psicologia e Segurança Pública
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
 .
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 03 a 06 de novembro Brasília - DF.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
O que é uma Conferência? Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. São grandes fóruns organizados,
Transcrição da apresentação:

Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, determinadas políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos.

Exemplos de Políticas Públicas propostas em Conferências Sistema Único de Saúde (SUS) Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Criação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos/ PR Criação do Conselho das Cidades – CONCIDADES Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil Plano Nacional de Segurança Pública

Histórico de metodologia das Conferências Nacionais Metodologia tradicional (Conferências de Saúde, Meio Ambiente, Cidades, Assistência Social...) Novas Experiências: I Conferência de Cultura, I Conferência de Juventude, 1ª Conferência de Segurança Pública, 1ª Conferência de Saúde Ambiental e a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Opções Metodológicas Promover espaços acessíveis de encontro, interação, articulação, diálogo, proposições de ideias; Formação de pessoas com a apropriação dos conceitos e promoção de um processo participativo; Ampliação do debate sobre os temas propostos; Número reduzido de proposições; Busca por efetividade e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Grupos de Trabalho (GT) Espaços democráticos para análise e diálogo sobre cada eixo GTs sobre cada Eixo Temático, proporcionando análises mais qualificadas Maior tempo de exposição e troca de ideias Elaboração de ações que serão priorizadas por todos os participantes da etapa no momento final.

Priorização Busca por consensos Agenda de Prioridades Momento democrático Ambiente favorável ao diálogo e articulação entre os participantes Foco no conteúdo das proposições geradas nos Grupos de Trabalho

Visão Geral da 4ª CNMA

Proposta de programação – Conferência Municipal/ Regional 1º Dia 8h00 - 9h30 Credenciamento 9h30 - 10h00 Abertura Oficial 10h00 - 10h30 Apresentação da metodologia e Programação 10h30 - 12h00 Painel sobre Resíduos Sólidos e debate 12h00 - 14h00 Almoço 14h00 - 18h00 Grupos de Trabalho (GT) Inscrição de candidaturas 2º Dia 9h00 - 12h00 Plenária para leitura das ações e defesa das propostas Apresentação dos candidatos a delegados Intervalo para Almoço 14h00 - 16h30 Eleição de delegados Priorização das Ações Prioritárias 16h30 - 18h00 Leitura final das Ações priorizadas; Resultado das eleições; Encerramento.

Papel do(a) Mediador(a) Mediar os diálogos dentro do grupo, tornando o processo democrático ao garantir que todos tenham voz e vez. Não atribuir juízo de valor às opiniões dos participantes, mas deve conhecer a metodologia proposta para a Conferência. Incentivar a participação de todos e, principalmente, garantir a fala daqueles com opiniões distintas. Cuidar do tempo disponível para cada etapa do trabalho e relembra o grupo para a construção dos resultados esperados.

Um convite à formação...

Contatos: cnma@mma.gov.br – (61)2028-1372 Obrigada!