Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.

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Transcrição da apresentação:

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de Formação Profissional Técnica de Nível Médio Lafayette Batista Melo

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 2 Tópicos 1.Atividades do NAV 2.Submissão de Projeto ao e-Tec Brasil (uma nova possível atividade) 3.Construção e Formatação do Projeto

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 3 ATIVIDADES DO NAV O Núcleo de Aprendizagem Virtual é um setor do CEFET- PB responsável por pesquisa e aplicação de novas tecnologias educacionais Uma série de atividades têm sido realizadas pelo Núcleo dando continuidade ao que fora deixado em 1999 por ocasião da criação do NIE (Núcleo de Informática em Educação), quando foram produzidos dois softwares educacionais e foram aplicadas aulas de matemática e física com o auxílio do computador Com o projeto Inter-Red da REDENET, vários núcleos obtiveram apoio para realização de suas atividades

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 4 Atividades realizadas no NAV Participação nos ciclos da REDENET e em projetos com outros CEFET´s Projeto de curso na modalidade a distância submetido ao Sistema UAB de Metodologia do Ensino baseada em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação Foi orientado um trabalho PIBICT relacionado ao uso de novas tecnologias na educação, o OCW-CEFET (um site gratuito com materiais de aula no formato de cursos sem certificação). A aluna bolsista está finalizando o trabalho como estágio que o defenderá no final do próximo período

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 5

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 6 Estão sendo orientados via convênio Inter-Red três projetos, que terão a duração dde agosto de 2007 a janeiro de 2008: 1) Objetos de aprendizagem virtuais para o estudo de propriedades matemáticas; 2) Construção de objetos de aprendizagem virtuais através de textos e 3) Avaliação e produção de objetos de aprendizagem para aplicação com estratégias diferenciadas no PROEJA Foi aprovado projeto PIBIT a ser orientado, de agosto de 2007 a janeiro de 2008, (Inclusão digital para pessoas com necessidades especiais: proporcionando acessibilidade e construindo objetos de aprendizagem para deficientes visuais em Websites)

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 7 Exemplo 1 - uma pagina Web vista por uma pessoa com 100% de sua visão Exemplo 2 - o mesmo site visto por um deficiente visual.

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 8 Outro fator crucial é que integrantes do NAV têm publicado e apresentado em congressos mais de dez (10) artigos, desde 2006 até o momento, que tratam do tema de novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação Participação em congressos, eventos e cursos Foi criada uma comissão para definir políticas de EAD para a instituição que conta, além dos membros do NAV, com os representantes das gerências de ensino médio, técnico e tecnológico. Até o final de agosto, um documento geral de políticas de EAD estará disponível para a direção e a comunidade para consulta e sugestões e durante o período serão feitos dois outros documentos: um de planejamento de EAD e outro de atividades de EAD. Esses documentos visam traçar um rumo em EAD e garantir o apoio institucional aos trabalhos

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 9 Criação de cursos e mini-cursos Construção de espaços virtuais para a realização de práticas educativasConstrução de espaços virtuais para a realização de práticas educativas Práticas de ensino na Internet e treinamento de ferramentas educacionais gratuitas, incluindo a construção de um ambiente virtual de aprendizagem a ser usado em um curso ou na disciplina que o professor está ministrando. É um curso de preparação para o ensino em uma cultura tecnológica. Será realizado em Informação na Internet: questionamentos e práticas na educaçãoInformação na Internet: questionamentos e práticas na educação A prática mostrará a ferramenta Google, e métodos que nela são pouco utilizados, além de indicar outras ferramentas com técnicas diferenciadas, incluindo aquelas com finalidades educacionais específicas. As atividades do mini-curso serão direcionadas tanto a uma melhor compreensão e reflexão de como se pensar o problema da informação hoje em dia, quanto ao fornecimento de métodos para se descobrir mais adequadamente que informações alunos e professores precisam. Será realizado em

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 10 SUBMISSÃO DE PROJETO AO E-TEC BRASIL (uma nova possível atividade) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Participantes Municípios, estados e distrito federal para adequação de Escolas Públicas de ensino Fundamental, Médio e Escolas Técnicas Instituições públicas federais, estaduais ou municipais que ministram Ensino Técnico de Nível Médio (Universidades, Centros de Educação Tecnológica, Faculdades de Tecnologia, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas), a apresentarem propostas de Cursos de educação profissional técnica de Nível Médio concomitantes ou subseqüentes ao Ensino Médio

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 11 Objetivos do edital Estabelecer rede nacional de formação de professores, equipes técnicas, de orientação escolar voltada para a educação profissional técnica de nível médio, incluindo formação continuada e pesquisa Estabelecer rede nacional de escolas de ensino profissionalizante Desenvolver pesquisas sobre metodologias e tecnologias de informação Objetos do edital Adequação das escolas Cursos de educação profissional técnica Cursos gratuitos regulares

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 12 Público-alvo Para a capacitação, prioritariamente, professores vinculados às escolas selecionadas no âmbito do edital Para cursos técnicos concomitantes, alunos regularmente matriculados e que serão aprovados em processo de seleção específicos da instituição ofertante Para cursos técnicos subsequentes, alunos que concluiram o ensino médio e que serão aprovados em processo de seleção específicos da instituição ofertante Para os cursos técnicos vinculados à educação de jovens e adultos alunos que concluiram o ensino fundamental e que serão aprovados em processo de seleção específicos da instituição ofertante Será priorizado o atendimento de professores e estudantes participantes do EJA

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 13 Análise para seleção As propostas de Escolas Públicas Fase documental – envio da proposta por formulário eletrônico Fase de mérito – atendendo a: 1) Carência de oferta do curso na abrangência da escola 2) Demanda local ou regional 3) Pertinência do curso e capacidade da oferta As propostas de instituições ofertantes Fase documental – envio da proposta por formulário eletrônico Fase de mérito – atendendo a: 1) Consistência do projeto e relevância no desenvolvimento regional 2) Competência e experiência acadêmica 3) Coerência geográfica e abrangência 4) Atendimento da demanda na escola respectiva 5) Proposição de contrapartidas 6) Adequação da proposta orçamentária

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 14 CONSTRUÇÃO E FORMATAÇÃO DO PROJETO

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 15

Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 16 Datas: Até 19 de agosto - escolas e instituições farão a pré- inscrição Até 15 de setembro – prazo final para submissão da proposta Avaliação das propostas – até 28 de dezembro de 2007 Início dos cursos – março de 2008 SITE