Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Ações Estratégicas na Atenção Básica
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO DE GESTÃO E A REGIONALIZAÇÃO
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Regionalização e Plano Estadual de Saúde no contexto do Pacto pela Saúde Suely Vallim SES/SP – Abril/2009.
Avaliação da situação de saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores:
Educação Permanente em Saúde :
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
Planejamento em Saúde Outubro 2014.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
O PLANO ESTADUAL DE SAUDE E O PACTO DE GESTÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008

Contexto geral da elaboração do Plano Estadual de Saúde 2008 - 2011 Redes X Fragmentação do sistema . Centralidade na Atenção Básica X resolubilidade, qualidade da AB. Perfil epidemiológico e determinantes sociais diversos X rigidez. Relações setor privado – “o mix público – privado” . Estratégias de governança X influências, corporativismo.

Contexto favorável da elaboração do Plano Estadual de Saúde 2008 - 2011 Convergência de interesses – CES, CIB, SES – março 2007. Simultaneidade na implementação do Pacto pela Saúde e construção do Plano Estadual de Saúde (participativo, descentralizado) – “pactuando o planejamento”. Regionalização e os Colegiados de Gestão Regional. V Conferência Estadual de Saúde em outubro de 2007. Fortalecimento do planejamento na gestão.

Contexto favorável da elaboração do Plano Estadual de Saúde 2008 - 2011 Pontos de apoio do processo: o tripé diagnóstico de situação de saúde Constituição das regiões de saúde Colegiados de Gestão regional Parcerias. Envolvimento – técnicos e gestores.

Contexto favorável da elaboração do Plano Estadual de Saúde 2008 - 2011 Atores: SES – integração entre as Coordenadorias, DRS, GVE, GVS. COSEMS – municípios. CES – V Conferência Estadual de Saúde. Apoios e parcerias: Universidades, MS, CONASS, FUNDAP, OPAS.

O Plano e o papel da SES Gestão: Formulação da política estadual de saúde. Coordenação do sistema estadual de saúde. Regulação. Mediação de relações intermunicipais. Prestação direta de serviços: pela importância, pode atuar como regulador.

Referências para o Plano Estadual de Saúde 2008 - 2011 “A partir do conhecimento da realidade e das expectativas de saúde da população, permite fixar as linhas prioritárias que devem se desenvolver e consolidar-se para a redução dos riscos e aumento das oportunidades de tal forma que a política de saúde possa contribuir de forma decisória na melhoria do bem estar e qualidade de vida, a serviço do interesse geral e do progresso e desenvolvimento da sociedade”. ( PLAN ANDALUZ DE SALUD).

Referências para o Plano Estadual de Saúde 2008 - 2011 “Instrumento que a partir de uma análise situacional apresenta intenções e resultados a serem buscados no período de 4 anos, expressos em diretrizes ou eixos, objetivos e metas”. Base para a execução, acompanhamento, avaliação e gestão do sistema. Participativo e deve contemplar a descentralização. (MS/PLANEJASUS).

Referências adotadas para a estrutura do Plano 2008 - 2011 Condições de saúde da população (compromissos e responsabilidades exclusivas do setor saúde); Determinantes e condicionantes de saúde (medidas compartilhadas ou sob a coordenação de outros setores - intersetorialidade); Gestão em saúde - planejamento, descentralização/ regionalização, financiamento, participação social, gestão do trabalho e da educação em saúde, infra-estrutura e informação em saúde. (MS/PLANEJASUS)

Objetivo geral do Plano 2008 - 2011 Concretização/ Aperfeiçoamento Diretrizes Éticas do SUS Universalidade Integralidade Eqüidade Princípios Organizacionais do SUS Descentralização Regionalização – escala escopo da rede – centralidade da Atenção Básica Participação da comunidade.

Definição dos Eixos Prioritários Análise da situação de saúde; Prioridades nacionais, definidas no Pacto pela Saúde em suas 3 dimensões; Prioridades da Política do Governo do Estado de São Paulo; Conhecimento acumulado sobre os problemas principais de saúde e de gestão do SUS no Estado.

Eixos prioritários 1 Ampliação do acesso da população, com redução de desigualdades regionais e aperfeiçoamento da qualidade das ações e serviços de saúde 2 Fortalecimento e Aperfeiçoamento da Capacidade de Gestão Estadual 3 Gestão da Educação e do Trabalho no SUS. 4 Redução da Mortalidade Infantil e Materna. 5 Controle de Riscos, Doenças e Agravos Prioritários.

Eixos prioritários 6 Desenvolvimento de serviços e ações de saúde para segmentos da população mais vulneráveis aos riscos de doença ou com necessidades específicas 7 Incentivo ao desenvolvimento de ações de Promoção em Saúde no SUS/SP 8 Fortalecimento da participação da Comunidade e do Controle Social na Gestão do SUS. 9 Tecnologias e Inovações em Saúde.

Plano Estadual de Saúde – os programas e projetos do Plano Operativo 2008-09 PLANO – política estadual de saúde POA - operacionalização Eixos do PES = Programas = Coordenador. Diretrizes Estratégicas do PES = projetos e subprojetos = Gerentes. 9 Eixos do PES = recomposição em 10 Programas Diretrizes estratégicas do PES = 45 projetos Trabalho matricial e gerenciamento de projetos. Articulação e organização do trabalho.

Plano Operativo e Relatório de Gestão PLANO – política estadual de saúde (quadriênio). (CES - aprovação) POA - operacionalização – programação (anual). RELATÓRIO DE GESTÃO -  Análise da execução da programação (física e orçamentário-financeira), indicadores, recomendações (anual). (CES - aprovação/ Assembléia Legislativa) Relatórios Trimestrais – gerenciamento dos programas/projetos, metas operacionais. (CES/ Assembléia Legislativa)

Plano, Programação Anual – POA Alcances Plano - expressa a política estadual de saúde. Aprovado e legitimado pelo CES. Cumprimento das agendas pactuadas – CIB e CES. Parcerias atuantes – universidades, OPAS, CONASS, MS, FUNDAP. Fortalecimento do planejamento e gestão do sistema estadual/ regional de saúde.

Plano, Programação Anual – POA Alcances Mobilização institucional – SES – melhor articulação no nível central e deste com os níveis regionais (precisa melhorar). Lógica matricial e de gerenciamento de projetos (POA e relatório de gestão). Cumprimento das metas operacionais propostas no POA 2008 e Agenda do Pacto de Gestão.

Plano, Programação Anual – POA Limites Comunicação institucional e com a sociedade. Articulação; interfaces - ainda incipiente. Processo recente. Cultura institucional – entre mudar ou manter processos. Relação entre programação física/ orçamentária/ financeira. Processo de acompanhamento – necessidade de aprimoramento.

Plano, Programação Anual – POA, Pacto - desafios Ampliação do acesso – redução de desigualdades Fragmentação Relações estratégicas com o setor privado e impacto do complexo produtivo Qualificação da gestão.

Plano, Programação Anual – POA, Pactos - Perspectivas Sistema de monitoramento e avaliação implantado. Melhor capacidade de articulação no planejamento, programação e execução. Relações com novos gestores municipais – importância do planejamento – gestão municipal e regional. Resultados das parcerias – qualificação das regiões de saúde. Agenda contínua – Plano, Pacto.