FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Proposta de Reestruturação da Mesa Estadual de Negociação do SUS
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Educação Permanente em Saúde :
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Minas Gerais.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
Minuta de resolução para CIB
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA SAÚDE COORDENADORIA DE POLÍTICAS EM SAÚDE – COPOS NÚCLEO DE POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - NUPRH FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO 1 SETEMBRO/2005 FORTALEZA - CEARÁ

I - OBJETIVOS DO FÓRUM ACOMPANHAR A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ÂMBITO DO ESTADO DO CEARÁ; PROPICIAR A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PEPS; ESTIMULAR A COOPERAÇÃO, CONJUGAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE ESFORÇOS; CONTRIBUIR PARA NÃO FRAGMENTAÇÃO DAS PROPOSTAS; 2

OBJETIVOS DO FÓRUM CONT. PROMOVER A COMPATIBILIZAÇÃO DOS PROJETOS/ AÇÕES COM AS POLÍTICAS NACIONAL E ESTADUAL DE SAÚDE; IDENTIFICAR OS IMPASSES NA EXECUÇÃO DOS PROJETOS / AÇÕES; PACTUAR O AJUSTAMENTO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, JUNTO AOS PEPS, VISANDO O FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; AVALIAR O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS PÓLOS, OS OBJETIVOS E IMPACTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EXECUTADAS; INFORMAR E SENSIBILIZAR OS ATORES INTEGRANTES DOS COLEGIADOS DOS PÓLOS A PATICIPAREM EFETIVAMENTE DAS REUNIÕES. 3

SECRETÁRIA E ASSESSORES COMITÊ TÉCNICO INTERINSTITUCIONAL II - ESTRUTURA DO FÓRUM COLEGIADO SECRETARIA EXECUTIVA SECRETÁRIA E ASSESSORES COMITÊ TÉCNICO INTERINSTITUCIONAL + 4

III - COMPOSIÇÃO DO FÓRUM A) COMPOSIÇÃO DO COLEGIADO DO FÓRUM MEMBROS DA SECRETARIA EXECUTIVA DO FÓRUM; MEMBROS DE CADA PEPS: SECRETÁRIOS EXECUTIVOS ( 4 ); ORIENTADORES DE CERES ( 21 ); INSTITUIÇÕES FORMADORAS (1 POR INSTITUIÇÃO) = ( 8 ); SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE (1 / CERE) = ( 21 ); 5

6 PROFISSIONAIS ( 4 ); ESTUDANTES ( 4 ); CONSELHOS MUNICIPAIS/ MOVIMENTOS SOCIAIS ( 4 ); PRESIDENTE DO COSEMS (1 ) . 6

B) COMPOSIÇÃO DA SECRETARIA EXECUTIVA SECRETÁRIA EXECUTIVA E ASSESSORES; COMPOSIÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: CÂMARA TÉCNICA DE RH DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE (2 REPRESENTANTES); CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ( 1 ); SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ( 1 ); CIÊNCIAS E TCNOLOGIA ( 1 ). 7

8 INSTITUIÇÃO FORMADORA DE NÍVEL SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE (1); INSTITUIÇÃO FORMADORA DE NÍVEL MÉDIO DA ÁREA DA SAÚDE (1); ÓRGÃO GESTOR ESTADUAL DO SUS: - Coordenadoria de Políticas de Saúde da SESA (1); - Coordenadoria de Vigilância, Avaliação e Controle da Sesa (1); - Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento da Atenção a Saúde (1); - Coordenadoria das Células Regionais de Saúde (1). 8

9 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE (1); PROFISSIONAIS DE SAÚDE (1 / PÓLO); ESTUDANTES (1 / PÓLO); MOVIMENTOS SOCIAIS / USUÁRIOS (2 / PÓLO)). 9

IV - ATRIBUIÇÕES DO FÓRUM SECRETARIA EXECUTIVA CONTRIBUIR TÉCNICA E OPERACIONALMENTE PARA O FUNCIONAMENTO DO FÓRUM E DOS PEPS; ORGANIZAR A AGENDA E INFRA-ESTRUTURA DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DO FÓRUM; ORGANIZAR ATAS DE REUNIÕES, ARQUIVOS DE TEXTOS E DOCUMENTOS DE INTERESSE DOS PEPS; IMPLANTAR SITE ESPECÍFICO DO FÓRUM, COM INFORMAÇÕES GERAIS DOS PEPS, COM A FINALIDADE DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE COMUNIDADE VIRTUAL NA ÁREA; 10

ATRIBUIÇÕES DO FÓRUM CONT. SECRETARIA EXECUTIVA 11 ORGANIZAR E DIVULGAR INFORMATIVO VIRTUAL DO FÓRUM COM NOTÍCIAS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS DE SAÚDE NACIONAL E ESTADUAL; PROMOVER EVENTOS SOBRE TEMAS ATUAIS RELATIVOS AO SUS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, COM A PARTICIPAÇÃO DE EXPERTS DE ÁREAS DE INTERESSE; ANALISAR OS PROJETOS DOS PEPS A PARTIR DE CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS, EMITINDO PARECERES TÉCNICOS QUE SUBSIDIEM A CIB E O CESAU NA APRECIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS MESMOS; DIVULGAR AS DECISÕES DO FÓRUM. 11

V - CRITÉRIOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COERÊNCIA DO PROJETO COM AS NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E A AGENDA ESTADUAL E NACIONAL DE SAÚDE; METODOLOGIA EXPLICITADA NO PROJETO COMPATÍVEL COM OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; COERÊNCIA COM OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PERMENTE; CLAREZA DE MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO; 12

V - CRITÉRIOS PROPOSTOS PARA CONT. V - CRITÉRIOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE; EXISTÊNCIA DE RECURSOS INSTITUCIONAIS (BIBLIOTECA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, SALAS DE AULAS, ETC.) EM CONFORMIDADE COM A PROPOSTA APRESENTADA; PROJETO INTERINSTITUCIONAL, COM ÊNFASE NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-ORGANIZAÇÕES DA COMUNIDADE; ORÇAMENTO COMPATÍVEL COM OS PADRÕES ESTADUAIS (POÍTICA SALARIAL DO ESTADO DO CEARÁ). 13

VI - FUNCIONAMENTO DO FÓRUM REUNIÕES BIMENSAIS; A SECRETARIA EXECUTIVA TERÁ SEDE NA SESA/ COPOS/ NUPRH; O ORÇAMENTO DOS ENCONTROS E DE OUTRAS ATIVIDADES RELATIVAS AO FÓRUM SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA SESA, PODENDO CONTAR COM APOIO DE PARCEIROS (ESP, COSEMS, SMF, MS E OPAS); 14

FUNCIONAMENTO DO FÓRUM CONT. FUNCIONAMENTO DO FÓRUM A PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DO FÓRUM SERÁ LIVRE AOS INTERESSADOS, HAVENDO RESTRIÇÃO APENAS QUANDO ULTRAPASSAR O LIMITE DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS DA SESA (DESPESAS DE ALIMENTAÇÃO, ALOCAÇÃO DE SALAS ETC.); A COORDENAÇÃO DAS REUNIÕES SERÁ DE RESPONSABILIDADE DO NUPRH/ COPOS/ SESA ; A SECRETARIA EXECUTIVA RECEBERÁ SUGESTÃO PRÉVIA DE PAUTA. 15

VII - COMUNICAÇÃO COM O FÓRUM ENDEREÇO: RUA ALMIRANTE BARROSO, 600 - PRAIA DE IRACEMA FORTALEZA - CEARÁ E-MAIL: samya@saude.ce.gov.br TELEFONE: (85) 3101.5121 FAX: (85) 3101. 5265 16

VAMOS DAR AS MÃOS “PARA CONSTRUIRMOS UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CAPAZ DE CONSOLIDAR E FORTALECER O SUS”. . 17 OBRIGADO!