Reunião de Comitê de Investimento Apresentação da Oportunidade Processo Konlix de Reciclagens Mês novembro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
O Estado e o BNDES no apoio à
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
VOCÊ E O LIXO?.
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Ciclo de vida do produto
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
A ENGENHARIA NO PROJETO
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Resíduos.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
O que é o papel? O papel é um material de suporte da informação escrita que produz fortes impactos negativos sobretudo ao nível da produção.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Gestão de resíduos perigosos
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Sustentabilidade.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
CTR Nova Iguaçu.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Lixo, para onde vai esse resíduo?
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Palestra de João Wagner Alves & Eduardo Cardoso Filho Grupo Técnico de Questões Globais da CETESB PROCLIMA – Programa de Prevenção às Mudanças Climáticas.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Área de projecto Resíduos
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DA EFICIÊNCIA COM A TRANSFORMAÇÃO DA COLETA DE RESÍDUOS FORMAL EM COLETA SELETIVA EXPERIÊNCIA DE ITAÚNA-MG.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Transcrição da apresentação:

Reunião de Comitê de Investimento Apresentação da Oportunidade Processo Konlix de Reciclagens Mês novembro de 2009

Resumo da Oportunidade Ramo: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Fase: Transição de escala laboratorial para planta piloto. Prod/Merc: Artefatos para a Construção Civil a partir de reciclagens e recuperação de materiais Valor Pretendido: entre R$ 1.000 e 1.500 mil no primeiro ano. Faturamento: ------ Mini-Sumário Executivo Breve histórico da empresa O foco principal do trabalho alcançado com dedicação exclusiva desde 2003, é o domínio de processos de reciclagens de resíduos sólidos municipais pesquisados desde 1991, como pesquisador e inventor independente. Para o trabalho de reciclagem e transformação de resíduos sólidos municipais em matérias-primas destinadas ao segmento de artefatos para a Construção Civil, ainda são utilizados o apoio técnico e instalações laboratoriais da UFRJ, UERJ e CEFET-RJ. Os temas envolvidos, Eco-Economia e Meio Ambiente, são suportados atualmente pela consolidação do domínio de processos de reciclagens, com patentes requeridas, para a confecção de produtos empregando-se os seguintes resíduos sólidos com características de deteriorização ambiental: Tijolos Ecológicos (encaixáveis) – lixos novos orgânicos; lixos velhos organo-terrosos (resíduos armazenados em aterros há 2 anos ou mais); adubos orgânicos; e lodos de Estação de Tratamentos de Água e de Esgotos; Placas de revestimentos – lixos velhos, adubo orgânico; E diversos outros produtos secundários e derivados.

O Problema O que Resolve, a Dor que a solução Alivia Reciclar – o fomento a adequação socioambiental Somente neste aterro são despejados 8.000 toneladas de resíduos municipais diariamente. Existem 42.000 pessoas envolvidas direta e indiretamente com o garimpo de recicláveis, fadadas a perderem a baixa remuneração, pelo fechamento do aterro por falta de espaço, e terá de ser aberto outro aterro. O Aterro de Gramacho-RJ produz diariamente mais de 1 milhão de metros cúbicos de Gases do Efeito Estufa, e no mínimo 50% deste volume vai para a atmosfera. Além de produzir 900 mil litros de chorume por dia, somente 300 mil são tratados. Este aterro está a beira da Baia de Guanabara´. Aterro Controlado de Gramacho – Duque de Caxias – RJ O Ministério do Meio Ambiente identificou no Brasil em 2005, as seguintes condições provenientes de depósitos de lixos: 811 municípios com contaminação de rios, lagos e baias; 803 municípios com doenças endêmicas e epidemias; 896 municípios com presença de vetores de doenças. Existem no Brasil mais de 6.000 lixões em atividade, e mais de 5.000 aterros com emissão de gases, onde mais de 10.000 crianças foram encontradas trabalhando. Com a tecnologia proposta pode-se no Brasil, higienizar o ambiente através de reciclagens e construir mais de 3 milhões de residências com 100m2. Promove-se: a adequação ambiental; a redução do déficit habitacional; eleva-se a geração de emprego e renda; fomenta-se o aumento dos ciclos produtivos; além de contribuir para a redução das alterações do clima, pela eliminação gradual das fontes emissoras de Gases do Efeito Estufa, os aterros e afins.

A Solução Qual é a essência? Quais são os Aspectos Únicos do Negócio? O que só ele faz, ou faz melhor, diferente? No Aterro de Gramacho, existem materiais organo-terrosos que reciclados são suficientes para a construção de mais de 200 mil casas de 100m2, e para a produção de outros materiais para a Construção Civil e Industrial. Imagens + pequenos textos que materializem a solução na cabeça de um leigo Tijolos Ecológicos Placas para revestimentos Cargas finas para produção de papel Areias artificiais Cargas finas para giz de cera e tintas No Brasil entre 1999 e 2006, os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, coletaram mais de 57 bilhões de toneladas de resíduos organo-terrosos, que são fontes das emissões de Gases do Efeito Estufa, e que até o momento não foi apresentada nenhuma solução integral para a mitigação dos efeitos perniciosos que são consequentes. Com o Processo Konlix de Reciclagens, pode-se eliminar estas fontes perniciosas e construir mais de 3 milhões de residências, além de outros produtos. Isto, somente no Brasil. Esta condição de inadequação ambiental ocorre em quase todo o planeta. Somente na Holanda existem mais de 4.000 aterros. Então, a proposta é, a transformação de passivos ambientais em ativos construtivos como uma pauta mundial.

Desenho ou esquema do modelo de negócio. Como a tecnologia vira $$$ Mercado As Tendências neste Mercado ( Demonstrar Tamanho, Tendências) A tendência é global, devido a necessidade de uma nova economia, e evolução da denominada ECO-ECONOMIA, onde um dos pilares é o foco em intensas atividades de reuso e reciclagens. Como exemplo, na recuperação de plásticos, o NY Times publica em 2008 que somente na Grã-Bretanha existam mais de 200 milhões de toneladas de plásticos que podem ser reciclados ou transformados em combustível líquido, com valor mínimo de £ 60 bilhões. No Brasil, nas 266 maiores cidades estima-se acumular mais de 32 milhões de toneladas de plásticos em aterros. Alia-se a estas estimativas a possibilidade de sustentação da construção civil por todo o planeta. Só no Brasil seriam mais de 3 milhões de residências com 100m2 de área construída. (Slide nrº 8 – reformulação de pequenas cidades em cidades sustentáveis). Assim, o processo proposto viabiliza financeira e globalmente a recuperação de diversos materiais recicláveis, principalmente para a construção civil através da recuperação de áreas degradadas. Desenho ou esquema do modelo de negócio. Como a tecnologia vira $$$ Para ilustrar um modelo operacional, apresenta-se no slide nrº 6 um fluxograma de trabalho em aterros e afins. Cabe aqui sugerir uma avaliação de custos. Qual será a dimensão do custo social de contaminações de solos e aquíferos, e das alterações climáticas que geram intensas enchentes, tempestades e outras repercussões relativas aos acúmulos de resíduos, quando da falta de iniciativas de mitigações destes efeitos? Esta proposta, além da expectativa de dirimir efeitos nocivos ao ambiente, é a única que gera recursos financeiros à toda a sociedade, principalmente às populações que serão envolvidas nas atividades de recuperação ambiental. (Slide nrº 7)

FLUXOGRAMA do PROCESSO KONLIX de RECICLAGENS Exploração mecanizada ou manual (1) Exploração de resíduos sólidos em aterros e afins (2) Higienização por calor (9) Estocagem e cura do cimento Secagem em temperatura ambiente (11) Empreendimentos imobiliários (12) Análises laboratoriais de rotina CEFET – RJ CESTEH / FIOCRUZ UERJ UFRJ COMLURB (3) Separação de recicláveis e Peneiragem de organo-terrosos (6) Descanso da massa para cura da etapa anterior (10) Transporte de comercialização ou ao local de construções (5) Mistura de organo-terrosos e Aditivo Konlix. Envelopamento dos grãos (7) Mistura de insumos: Resíduos reciclados, solo, cimento, água (4) Trituração de organo-terrosos (8) Prensagem de tijolos

Proposta socioambiental do Processo Konlix de Reciclagens Necessidades de limpeza e higienização ambiental devido aos excessos de resíduos e suas contaminações. Ressocialização através do trabalho digno, empregando mão-de-obra com baixa escolaridade e disponível. Giro exponencial do Capitalismo através da Economia Colaborativa ou Solidária. Resíduos sendo transformados em matérias-primas. Matérias-primas para construção de residências e infra-estrutura em novos bairros ou assentamentos. Novas estruturas residenciais produzidas pelos próprios trabalhadores em forma de cooperativas e mutirão. Desenvolvimento de cooperativas de: Limpeza, Produção, Construção, Educação, e Comércio.

DESFAVELIZAÇÃO ATRAVÉS DE CONSTRUÇÃO DE BAIRROS OU REFORMA DE PEQUENAS CIDADES, PLANEJADAS SOB OS CONCEITOS DE AUTO-SUSTENTABILIDADE.

Equipe Inserir informações sobre: Organograma Estrutura societária Membros da equipe: Luiz Fernando Badejo Carvalho – Mestre em Tecnologia, idealizador do Projeto e dos processos de reciclagens KONLIX; João H.Tozatto – Doutor em Geotecnia, especilista em lixo; Viviane Cunha & Associados – Arquitetura e Projetos Sustentáveis; Ubiratan I. Silva Filho – Mestre de Obras, especialista em construção com modelo solo-cimento. Tamanho, Contratações Parcerias Volume de captações de recursos já realizadas, a realizar (Instituições) Organograma da empresa Não há a constituição de empresa. Estrutura societária Sócio Participação atual

Concorrentes Nome Descrição Vantagens Desvantagens Empresas gestoras de resíduos domésticos Gestão de aterros controlados e sanitários Não são concorrentes, poderão empregar a metodologia proposta sem detrimento das atividades atuais. Aterros além de tempo de curta vida útil, não reduzem as contaminações produzidas no local. Empresas incineradoras de resíduos domésticos Incineração de resíduos domésticos com ou sem geração de energia elétrica Redução dos volumes residuais Custo de operação elevado – R$ 300 / ton, e possibilidade de emissão de contaminantes atmosféricos perigosos. Indústria da Cerâmica Vermelha Fabricação de artefatos para a construção civil Suprem necessidades do mercado imobiliário. Degradam o ambiente em diversos aspectos. São poluentes, e em países em desenvolvimento incineram lenha nativa indistintamente.

Transações comparáveis Desinvestimento Players importantes Transações comparáveis Potenciais compradores: Empresas gestoras de resíduos; Fabricantes multinacionais de artefatos para a construção civil; Grandes construtoras e Empreiteiras; Cimenteiras. Se houver Mercado de commodities – CCC Os projetos em andamento, no máximo apresentam certificados para não emissão de 300 mil toneladas de CO2eq. O processo em questão, se aplicado como pauta mundial para mitigação de emissões de metano, e como foco emissor os resíduos de estações de tratamento de esgotos (ETE) e aterros de resíduos domésticos, poderá segundo estimativas de Amstel (1990) e Watson (1998), atingir a não emissão de 1.785 milhões de toneladas de CO2eq / ano.

Necessidade de Capital METAS Constituição de empresas e laboratório:  1)     Fábrica de artefatos para a Construção Civil, e Centro de Instrução e Treinamento para Cooperativas e representações municipais;  2) Empreendimentos Imobiliários; 3) Consultoria de Gestão Ambiental Integrada; 4)   Laboratório de pesquisa e desenvolvimento. ANO I - de 1.000 A 1.500 mil Estimativa de investimentos – R$ 1.444 mil Fábrica modelo de artefatos a base de materiais reciclados -  - - Capital de giro - R$ 200 mil -    - Instalações fabris - R$ 300 mil -    - 2 linhas de produção e 1 linha p/ instrução e trein/ - R$ 724 mil _________ R$ 1.224 mil Empreendimentos Imobiliários - Capital de giro - R$ 80 mil - Construção de 1 casa de 100 m2 - R$ 140 mil __________ R$ 220 mil ANO II a V - próximo slide

ANO II ao V - 1.500 a 5.000 mil Estimativa de investimentos – R$ 2.184 mil  Ampliação da fábrica de artefatos e do centro de instrução - Capital de giro - R$ 200 mil -         - 2 linhas de produção e 1 linha p/ instrução e trein/ - R$ 724 mil ___________ R$ 924 mil  Empreendimentos Imobiliários (ampliação) -         - Capital de giro - R$ 220 mil -         - Construção de 4 casas de 100m2 em outros 4 municípios no Est. do RJ - R$ 560 mil ___________ R$ 780 mil  Consultoria de Gestão Ambiental Integrada -         - Capital de giro - R$ 50 mil -         - Instalações - R$ 150 mil ____________ R$ 200 mil  Laboratório de pesquisa e desenvolvimento -        - Capital de giro - R$ 100 mil -        - Instalações e equipamentos - R$ 180 mil ___________ R$ 280 mil