ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Apresentação 4 Oficina 2 - Sul
Universidade Federal de Pelotas
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
A Atenção Primária e o Pacto pela Saúde
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA GERENCIA TÉCNICA SAÚDE DA FAMÍLIA.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
OFICINA 5 Acolhimento e Classificação de Risco
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Política Nacional de Humanização
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SEMINÁRIO NACIONAL DE DISSEMINAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS – COMPONENTE II DO REFORSUS “A REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM MATO GROSSO.
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
SECRETARIA DE SAÚDE DE FORTALEZA OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÍNTESE DO SEMINÁRIO DE DR EUGÊNIO VILAÇA E DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES SISTEMATIZADO-
A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PRATA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE SAÚDE Cartão SUS Saúde Prata.
O PRONTUÁRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA
ESTÁGIO NOS POSTOS. Aten ç ão Prim á ria a Sa ú de (APS) Base Organizadora do Sistema Atributos principais Primeiro n í vel de assistência dentro do sistema.
Apresentação Avaliação e Qualidade
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
O PAPEL DO E STADO NO APOIO E ARTICULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DA AB NO ESTADO DE S ÃO P AULO – O P ROGRAMA DE A RTICULADORES DE A TENÇÃO.
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Gestão da Clínica e Diretrizes Clínicas
A Estratégia saúde da Família
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Oficina Gestão de Caso Marcia Cecilia Huçulak
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Encontro Estadual do PMAQ
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
PSF como Porta de Entrada do SUS
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO DE REDES ASSISTÊNCIAS SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA OFICINA 1: OS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DEZEMBRO/2009.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
PLANO DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Santa Catarina - Novembro / 2010 OFICINA: A PROGRAMAÇÃO LOCAL MINISTÉRIO DA.
Modelo de cuidado baseado
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DA 23ª GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE JOINVILLE São Bento do Sul, Junho 2010.
Transcrição da apresentação:

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE OFICINA 4 OBJETIVOS

Relatar as atividades realizadas no período de dispersão OBJETIVOS Relatar as atividades realizadas no período de dispersão Apresentar e discutir o consolidado dos produtos da oficina 1 – Redes de atenção à saúde. 2 2

3. Realizar alinhamento conceitual sobre a gestão da clínica OBJETIVOS 3. Realizar alinhamento conceitual sobre a gestão da clínica 4. Realizar alinhamento conceitual sobre a programação local e municipal 5. Exercitar a programação local das equipes de saúde 3 3

OBJETIVOS 6. Identificar os elementos importantes para a reorganização dos processos de trabalho e elaboração da agenda das UAPS. 4 4

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS FACILITADORES 5 5

PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS Matrícula dos Participantes: A- Ficha de Matricula (Página 91 do Guia) B- RG/CPF/Certidão de Nascimento; Replicação das oficinas para os participantes; Análise de APS Municipal;

PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS Matrizes: Cobertura equipes médicas e de enfermagem e Cobertura equipes de Saúde Bucal Matrizes: Primeiro Contato, Longitudinalidade, Integralidade, Coordenação, Centralização na Família, Orientação Comunitária por Equipe; Matriz consolidando a média de pontos obtidos pelas equipes; 7 7

PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS Elaboração de Plano para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; Matriz simplificada para o Plano de Ação para o fortalecimento da APS de todos os princípios – Município + Diagnóstico Municipal ; 8 8

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS EQUIPES UAPS 9 9 9

PRODUTOS DA 2ª & 3ª OFICINA DO PDAPS Territorialização- mapa; Cadastro e classificação familiar por grau de risco; Diagnóstico local; Análise das APS Local 10