Estratégias para aumento de competitividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

PROGRAMA 10 S.
Montagem e Administração de Pequenos Negócios
Sistema de Gestão da Qualidade
ADMINISTRAÇAO DO TEMPO.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
É o primeiro passo recomendado para atingir
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
5S (House Keeping) Fabiola Andrea Cucit Dutka Flavia Vieira Pinto
5S JEFFERSON BUENO.
BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
Qualidade e Produtividade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DIREÇÃO DEFENSIVA Lauro Volaco – Diretor do IBC
PROGRAMA.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
TÉCNICAS DE QUALIDADE E
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
O que é TPM? Tudo começou no Japão, na década de 70, época de grandes avanços na indústria, sobretudo na parte de automação. A manutenção preventiva já.
Metodologia para o Ensino Musical em Escolas de Ensino Regular
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
Metodologia 5S’s e Práticas da Armazenamento
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
O início de uma grande mudança
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management

Sustentabilidade Ambiental
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
Projeto Esperança Cintia Dener Juari Marcela
BERLITZ F., GAELZER R., HAUSSEN M. Weinmann Laboratório - Porto Alegre,RS “LEAN 5S”: INCORPORANDO A INICIATIVA DE OTIMIZAÇÃO DE.
Manutenção como Estratégia de Competitividade
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
ORIGEM DO PROGRAMA “5S” Desenvolvido no Japão, através do qual os pais ensinam os filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia 5´S Base para a Manutenção Produtiva.
5S’s Princípios e regras.
“Somos o que repetidamente fazemos
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
PROGRAMA.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
NOS CANTEIROS DAS OBRAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Seiri = Utilização Seiton = Ordenação Seisou = Limpeza Seiketsu = Saúde Shitsuke = Autodisciplina.
O NOSSO FOCO ESTÁ ONDE VOCÊ PRECISA: EM SUA EMPRESA.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Transcrição da apresentação:

Estratégias para aumento de competitividade Lauro Rubens D. Volaco Sócio-diretor IBC

Mas para aumentar a eficácia e a competitividade, precisam de KAIZEN Dúvidas ? Sim Mas para aumentar a eficácia e a competitividade, precisam de KAIZEN O 5S não foi suficiente para o Japão virar uma potência?

Potencialização dos recursos Maximização dos resultados Dúvidas ? Eficácia Abrangência Potencialização dos recursos Maximização dos resultados Qual a razão para o 5S ter evoluido para o 8S ?

O 8S não teria a mesma eficácia Qual a ordem correta para implantação do 8S? 3S + 5S Sem primeiro ter Determinação e união Capacitação, educação e treinamento Economia e combate aos desperdícios O 8S não teria a mesma eficácia

8S + forte + abrangente + estruturado + resultado +

8S = 3S + 5S SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE SHIKARI YARO SHIDO SETSUYAKI

+ saudável + seguro + limpo Com o 8S o ambiente fica + saudável + seguro + limpo + integrado + produtivo + qualidade - esforço desperdício espaço ocupado + deslumbrante equipe + competente

Comprometimento com a motivação e liderança dos colaboradores Determinação e União Trabalho em time com participação e união de todos para atingir os objetivos da organização Comprometimento com a motivação e liderança dos colaboradores Decisões baseadas em fatos e dados Colaboração espontânea de todos

Treinamento e desenvolvimento contínuo Capacitação, Educação e Treinamento Todos os colaboradores devem ser treinados naquilo que fazem ou poderão fazer Treinamento e desenvolvimento contínuo Capacitar os colaboradores para serem os melhores do mundo naquilo que fazem

Economia e Combate aos Desperdícios Todos os trabalhadores devem eliminar todos os tipos de desperdícios e gastos desnecessários existentes na organização Capturar todas as oportunidades de melhoria em todas as atividades Combater os desperdícios dos recursos humanos (5), equipamentos (7), materiais e energias (3) e fluxo de produção (7)

Ter somente o necessário no local de trabalho e eliminar o que não for Descarte e Organização Ter somente o necessário no local de trabalho e eliminar o que não for Questionar a ocupação de cada espaço disponível, para manter somente o indispensável para a sua atividade Espírito crítico e desapego com aquilo que não é necessário

É ter um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar Ordem e Arrumação É ter um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar Facilidade para identificação, estocagem, manuseio e reposição

Mais importante do que limpar, é não sujar Limpeza Limpeza = inspeção Mais importante do que limpar, é não sujar

Manter as condições de trabalho favoráveis a saúde física e mental Garantir ambiente não agressivo Eliminar agentes poluentes

É cumprir padrões técnicos, morais e éticos Disciplina É cumprir padrões técnicos, morais e éticos Fazer e praticar o que se aprende É ter autocontrole e disciplina inteligente

“10% of life is made up of what happens to you The 90/10 principle (Stephen Colvey) “10% of life is made up of what happens to you 90% of life is decided by how you react” Qual será a sua reação?

Contato LAURO VOLACO Fone: 041.8814.8122 Mail: volaco@ibc-competitividade.com.br Site: www.ibc-competitividade.com.br MSN: ibc-volaco@hotmail.com Skype: lauro.volaco