Projeto Completo de Redes Ópticas com Topologia em Hierarquia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agenda Introdução Justificativa Objetivo Detecção de Spam
Advertisements

João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Administração e Projeto de Redes
Projeto Físico de uma Rede Local
UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Introdução Ligações inter-redes.
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Métodos Numéricos e Estatísticos
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
Tolerância a Falhas em redes Intra-Chip
Algoritmo das formigas
Planejamento de Experimentos Aplicação ao SCAE
Professor Victor Sotero
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Projeto Banda Larga Backbone óptico Set/2012.
TOPOLOGIA.
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Para a comunicação em redes de computadores, muitas vezes, apenas um subconjunto das ligações disponíveis é utilizado para comunicar em qualquer tempo.
ESTATÍSTICA.
Modelo de referência OSI
Otimização por Colônia de Formigas (ACO)
Uma Introdução a Evolução Diferencial
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro TCAM Table Resource Allocation for Virtual Openflow Switch Imen.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MOTORES ROTATIVOS ULTRA-SÔNICOS DE
Estimativa da Probabilidade de Bloqueio em Redes Ópticas WDM com Topologia em Anel e com Encaminhamento no Comprimento de Onda Mário M. Freire 1,3 e.
M ODELOS M ATEMÁTICOS PARA O P ROBLEMA DE C ARREGAMENTO DE C ONTÊINERES C ONSIDERANDO E STABILIDADE DO C ARREGAMENTO E R ESISTÊNCIA DAS C AIXAS AO E MPILHAMENTO.
Resolução de sistemas lineares Métodos Numéricos para Engenharia I
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Orientador: Clodomiro Alves Jr.
Comunicação de Dados Através da Rede Elétrica
Área de Pesquisa: Redes de Computadores
QUAL O REAL IMPACTO DA ESTATÍSTICA NO DESENHO EXPERIMENTAL, NOMEADAMENTE NA PREVISÃO DE METODOLOGIAS E NA ANÁLISE DE RESULTADOS?
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Topologias e Classificação das RC
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Frame Relay Danilo Takashi Hiratsuka Marcelo Abdalla dos Reis
Orientador: Dr. Marcos Marcelino Mazzucco
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Otimização Numérica de Processos
Plano de Controle GMPLS para Redes Ópticas de Transporte Felipe P. Favoreto Anilton S. Garcia Marcelo T. A.Torres Marcelo.
Resilient Packet Ring Eudes Raphael de Sá Santana.
ZigBee Tiago Souza Azevedo CPE Roteamento em Redes de Computadores
Problemas de Menor Caminho
Mecanismo de sugestão e processo de caracterização de redes sociais
Simulação de fluxos de tráfego
Distribuição de Mídia Contínua Localizaçao e Seleçao de Servidores e Roteamento Jussara M. Almeida Junho 2004.
Sobre Geoestatística e Mapas. (Paulo M. Barbosa Landim)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Prof. Geraldo Nunes Silva Estas notas de aula são Basedas no livro: “Hillier, F. S. e G. J. Lieberman. Introdução à Pesquisa Operacional, Campus, 3 a ed.,
Transmissão de Dados O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de Rede
Frame Relay.
Redes de Computadores e Internet Transmissão de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Disciplina: Otimização Econômica
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos
Roteirização.
PROF. MSc. ALEXANDRE FERREIRA REFERÊNCIA: ANDRADE, Eduardo L. de. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL, 3 a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, PROBLEMAS.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS Autor: Isabel Tourinho Salamoni Disciplina: Gerenciamento pelo Lado da Demanda Professor:
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
Redes SDH Histórico Composição Vantagens e restrições Características de transmissão Equipamentos Proteção Considerações Autor João Maria Santos Monteiro.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Alessandro D. R. Fazenda
Ant Colony Optimization Eraylson Galdino da Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Tópicos Avançados em Inteligência.
Transcrição da apresentação:

Projeto Completo de Redes Ópticas com Topologia em Hierarquia Marcelo O. Lima UFES - Universidade Federal do Espírito Santo PPGEE – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Vitória, 26 de julho de 2010

Sumário Introdução Definições Problema Estudado Metodologia Experimentos Conclusões

Introdução As comunicações ópticas são amplamente empregadas atualmente Elas possibilitam altas taxas de transmissão e perdas reduzidas Os problemas envolvendo comunicações ópticas são largamente estudados no meio científico

Roteamento por Comprimento de Onda Equipamentos ópticos como o WXC (Optical Cross Connect), são capazes de rotear os canais ópticos sem realizar conversão eletrônica.

Definições Matriz de demandas de tráfego Matriz de distâncias Topologia física Topologia virtual Grau lógico Comprimento de onda Congestionamento Tráfego retransmitido origem destino

Definições Quando não existe uma ligação transparente entre cada par de nós da rede, a mesma é dita semitransparente. Restrição de continuidade de comprimentos de onda. Com a tecnologia WDM, dois caminhos ópticos podem compartilhar uma ligação física, utilizando comprimentos de onda diferentes. As demandas de tráfego percorrem caminhos sobre a topologia lógica, podendo ser subdivididas e transportadas paralelamente.

Sub-Problemas

Topologia Estudada

Modelo TWA

Modelo TWA

Metodologia Proposta

Estrutura Hierárquica

Qualidade da Hierarquia Distância média entre os nós da hierarquia Total de tráfego de acesso ao backbone Função de avaliação Soma Quantidade Fator de calibragem

Estatísticas Média Desvio padrão

Taxa de Instalação Física Média por nó do custo das ligações físicas existentes Média do custo de todas as ligações físicas possíveis

Restrições Adicionais ao TWA A restrição controla o nº de transmissores (início de ligação), o que equivale a controlar o total de ligações.

Restrições Adicionais ao TWA A restrição soma todo tráfego da rede, exceto aquele referente a primeira transmissão, quando

Restrições Adicionais ao TWA

Metodologia Proposta

Experimentos Rede de 30 nós Matriz de tráfego uniforme Matriz de distância obedece a desigualdade triangular Num triângulo o comprimento de qualquer lado é menor ou igual a soma dos outros dois.

Composição das Sub-Redes Tamanhos Quantidades

Composição das Sub-Redes Fator de calibragem 17 milhões de soluções visitadas Fitness variou mais de 50% Média das distâncias (M) variou mais de 145% Tráfego de acesso (T) variou menos de 30% Tempo de execução do genético: 30 min

M=24

T=51579

Estatísticas Método Geração de topologias virtuais aleatoriamente Obtenção do congestionamento e tráfego retransmitido ótimos Utilização de modelo linear em AMPL Distribuição do tráfego utilizando o GLPK Variação do grau lógico de 1 a Objetivo Cálculo da média e desvio padrão amostrais Nível de confiança: 99% Margem de erro: 1% Tempo de execução: 50 min

Estatísticas Tamanho mínimo da amostra: 1000

Notação

Congestionamento

Tráfego Retransmitido

Upper Bounds Resultado das Estatísticas Congestionamento e Tráfego Retransmitido Custo Físco Quantidade de desvios padrão Resultado das Estatísticas Folga Referência

Uso do TWA

Resultado Final

Conclusões Destaques Projeto completo (inclusive físico) Topologia estudada Sub-redes resolvidas separadamente (Tráf. acesso e tratamento do mesmo como opaco) Uso da TIF Aplicação de indução estatística Modelo matemático usado para obter solução viável Trabalhos Futuros Topologia em malha para comparação com outros autores Custo da rede física mais realista

Obrigado!