XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
A Enfermagem na Organização do SUS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Saúde Bucal na esfera pública
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
XVIII Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde
Construindo a Atenção Integral a Saúde
“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
Marco Teórico Década de 50 – SAMDU “Serviço de Assistência Médica Domiciliar”; 1982 – Primeiro serviço de RESGATE / DF com as UTEs “Unidades Táticas de.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Como funcionam as unidades de saúde da familia
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Alexandre de Araújo Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
ACOLHIMENTO EM REDE.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Atenção à Saúde da Família e Comunidade
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Professora: Daniela de Souza
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
A INSERÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Programa Saúde da Família
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Lílian Rodrigues de Oliveira
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Conjunto amplo de categorias e conceitos relacionados e necessários para sua efetivação no cotidiano dos serviços Acesso aos serviços de saúde - oferta, cobertura, atendimento à demanda programada e à demanda espontânea Integração dos serviços de saúde - porta de entrada (única ou múltipla), níveis de atenção (domiciliar e na unidade de saúde), níveis de complexidade, mecanismos de referência e contra-referência, centrais de marcação de consultas e exames, centrais de regulação de internações

Conceitos e categorias relacionadas XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Conceitos e categorias relacionadas Resolutividade do serviço - conhecimentos e tecnologias disponíveis Modelo de atenção à saúde - perfil epidemiológico da população, problemas mais comuns, equipes de trabalhadores de saúde, organização do trabalho, estratégias de promoção à saúde e práticas assistenciais Vínculos entre população atendida e trabalhadores de saúde - conhecimento da população, fixação dos trabalhadores de saúde, humanização, mecanismos de participação e controle social Intersetorialidade - articular conjuntos de setores, instituições, conhecimentos e práticas para lidar com causas e conseqüências do processos saúde/doença

Abordagens de integralidade XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Abordagens de integralidade Ruben Araújo de Mattos in “Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde” (2001) Três grandes conjuntos de sentidos do princípio da integralidade: 1. Atributo das práticas dos profissionais de saúde: “buscar compreender o conjunto de necessidades de ações e serviços de saúde que um paciente apresenta”. 2. Atributo da organização dos serviços e das práticas de saúde - programação horizontalizada a partir das necessidades de saúde de uma determinada população como princípio de organização contínua do processo de trabalho nos serviços de saúde. 3. Nas respostas governamentais aos problemas de saúde específicos ou que afligem certo grupo populacional - considerar os contextos culturais e as diversas formas de adoecer, ampliando o elenco de ações, respeitando as especificidades para o que é necessário transgredir os espaços das políticas setoriais.

Abordagens de integralidade XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Abordagens de integralidade Luiz Carlos de Oliveira Cecilio in “Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde” (2001) Duas dimensões da integralidade da atenção à saúde: 1. “Integralidade focalizada” - no espaço dos serviços de saúde; “o esforço da equipe de traduzir e atender, da melhor forma possível, tais necessidades, sempre complexas mas, principalmente, tendo que ser captadas em sua expressão individual”. 2. “Integralidade ampliada” - fruto de uma articulação de cada serviço de saúde a uma rede muito mais complexa composta por outros serviços de saúde e outras instituições não necessariamente do setor saúde.

Abordagens de integralidade XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Abordagens de integralidade Lígia Giovanella et al. Sistemas Municipais de Saúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação, Saúde em Debate 60: 37-61, jan./abr. 2002 Metodologia para avaliar a integralidade em sistemas locais de saúde Conceito operacional constituído de 4 dimensões e para cada qual estabelecidos critérios e indicadores de verificação 1. Primazia das ações de promoção, campo de intervenção: política, critérios e indicadores: Fóruns intersetoriais em funcionamento; projetos comuns a diversas secretarias com orçamento próprio; monitoramento e análise espacial de indicadores sociais e de ambiente; programas de educação em saúde formulados no próprio município (...).

Abordagens de integralidade XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Abordagens de integralidade Lígia Giovanella et al. Sistemas Municipais de Saúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação, Saúde em Debate 60: 37-61, jan./abr. 2002 Metodologia para avaliar a integralidade em sistemas locais de saúde (cont.) 2. Garantia da atenção nos três níveis de complexidade da assistência, campo de intervenção: organização do sistema, caráter contínuo do cuidado, critérios e indicadores: centrais de marcação de consultas e exames especializados e centrais de regulação de internações; protocolos de atenção para doenças/agravos específicos; integração do PSF à rede (...). 3. Articulação das ações de promoção, prevenção e recuperação, campo de intervenção: gestão do sistema, critérios e indicadores: existência de instância de integração em atividade; programação articulada de ações de promoção, prevenção e recuperação em consonância com os problemas locais de saúde (...).

Abordagens de integralidade XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Abordagens de integralidade Lígia Giovanella et al. Sistemas Municipais de Saúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação, Saúde em Debate 60: 37-61, jan./abr. 2002 Metodologia para avaliar a integralidade em sistemas locais de saúde (cont.) 4. Abordagem integral de indivíduos e famílias, campo de intervenção: cuidado individual, critérios e indicadores: rede básica com adscrição populacional; estratégias de acolhimento; realização de atividades de grupo; realização de atividades extra-unidade (....).

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Realizada pelo NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz, financiada pelo PROESF/DAB/Ministério da Saúde, 2002 Aracaju (SE), Brasília (DF), Camaragibe (PE), Campinas (SP), Goiânia (GO), Manaus (AM), Palmas (TO), São Gonçalo (RJ), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA) Garantia de atenção integral à saúde avaliada segundo 4 grandes grupos de parâmetros: 1. Tipo de atividade realizada - educação em saúde vs. assistencial 2. Tipo de demanda atendida - demanda espontânea vs. programada 3. Atividades extra-muros e visitas domiciliares 4. Ações intersetoriais

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Integralidade da atenção: atividades de educação em saúde e assistenciais realizadas por médicos e enfermeiros das ESF na semana anterior à pesquisa, seis grandes centros urbanos, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Indicadores selecionados de atendimento da demanda espontânea (%), seis grandes centros urbanos, PSF, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados e em vermelhos os mais baixos

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Atividades extra-muros realizadas por profissionais de nível superior das ESF, seis grandes centros urbanos, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Atividades extra-muros realizadas por auxiliares de enfermagem e ACS das ESF, seis grandes centros urbanos, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Atuação intersetorial dos profissionais de nível superior das ESF, seis grandes centros urbanos, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Atuação intersetorial de auxiliares de enfermagem e ACS nos seis meses anteriores à pesquisa, PSF, seis grandes centros urbanos, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados

XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde Resultados da pesquisa “Avaliação da implementação do PSF em 10 grandes centros urbanos” Percepção da intersetorialidade por profissionais das ESF, oito grandes centros urbanos, Brasil, 2002 Fonte: NUPES/DAPS/ENSP/Fiocruz Legenda - em verde percentuais mais elevados