ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
Formação em ação Segundo Semestre..
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Informática na Educação
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Mato.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Construindo o futuro do seu filho!
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SILVANA BERBEL FERNANDES
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
CENTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – CEMTE 1° ENCONTRO/2008 DOS PROFESSORES COORDENADORES DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA E ASSISTENTES DE BIBLIOTECA.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
ESTUDO DO MEIO.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Análise da Pesquisa de Campo Cristina Martins Giselle Massaro Márcia Leão Suelen Lemos Abril/2011.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
TV ESCOLA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Universidade Federal de Alagoas
O papel pedagógico do órgão gestor
Ensinando e Aprendendo com as TICS. Tecnologias na minha Escola Computador Aparelho de Fax Telefone Impressora Televisão DVD Micro-System Retro Projetor.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À MATERIALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA DENISE TOMIKO ARAKAKI TAKEMOTO LOURENÇO EZIDIO DE MELO MARIA DA GRAÇA GONÇALVES VINHOLI RUTE SOARES CASTRO E SILVA

OBJETIVO Avaliar e contextualizar a utilização do programa TV/DVD Escola no cotidiano escolar PROBLEMÁTICA Por que a utilização do programa TV escola ainda não se tornou uma prática no planejamento dos professores?

METODOLOGIA Pesquisa de campo de cunho investigativo em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campo Grande/MS. Estudos bibliográficos. Observação da realidade escolar ( pesquisa exploratória). Aplicação de questionário - 23 professores dos Anos iniciais do EF.

RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS 43,4% dos entrevistados têm conhecimento e acesso à programação da TV escola. Dos professores entrevistados, 78,3% declaram não ter domínio técnico para utilizar os equipamentos necessários para o uso do programa TV Escola. 91,3% dos entrevistados afirmam que na escola não há profissional capacitado e nem salas adequadas para o desenvolvimento de trabalhos com o uso da televisão, vídeo ou DVD. 100% dos professores colocaram que a escola não proporciona tempo necessário para o conhecimento e seleção dos programas a serem utilizados em suas aulas. O programa TV Escola não é visto como uma forma de capacitação em serviço para 78,3% dos professores entrevistados 100% dos professores não se sentem incentivados pela unidade escolar a utilizarem os programas da TV Escola. * Enfim, na escola pesquisada percebemos que a implantação do programa TV Escola, assim como a incorporação de outros recursos pedagógicos como o computador, não mudou muito a rotina da escola, ou seja, o programa TV Escola ainda não está incorporado à cultura da escola, assim como às práticas pedagógicas dos educadores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A inserção da televisão na sala de aula, de certa forma, mexe com as certezas, “coloca em xeque” metodologias que já estão arraigadas no cotidiano escolar. O brilho, que emana do poder público, é altamente atrativo no início ou na apresentação de suas propostas, mas quando chega no sistema local falta incentivo para uma efetiva execução. Acreditamos que seja necessário dentro da escola ter um profissional que tenha a incumbência, não só de incentivar o uso do programa tanto para formação do professor ou para utilização na prática pedagógica do mesmo, mas também promover momentos de discussão sobre tal utilização, já que as programações são suscitadoras de reflexão. É preciso criar as condições na escola, como a questão do tempo no calendário escolar, para que o programa TV/DVD Escola realmente cumpra o objetivo a que veio: capacitar os professores e aprimorar a sua formação.

“Na era das telecomunicações, da informação, da internet, estamos submersos na complexidade do mundo, as incontáveis informações sobre o mundo sufocam nossas possibilidades de inteligibilidade. Educar para este pensamento é a finalidade da educação do futuro, que deve trabalhar na era planetária, para a identidade e a consciência terrena.” Edgar Morin (2000)