Ano Letivo 2014/2015 Contextos Etnográficos Árabes e Islâmicos Outubro de 2014 Docente: Maria Cardeira da Silva Trabalho realizado por: Ana Laura Morgado,

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Transcrição da apresentação:

Ano Letivo 2014/2015 Contextos Etnográficos Árabes e Islâmicos Outubro de 2014 Docente: Maria Cardeira da Silva Trabalho realizado por: Ana Laura Morgado, nº Carolina Meco, nº Raquel Afonso Louro, nº Rita Tavares, nº Relações sociais e pessoais: os valores da honra e a Antropologia “do” Mediterrâneo

“Para que haja desafio, é necessário que aquele que o lança considere que aquele que o recebe deve ser desafiado, quer dizer, capaz de aceitar o repto, em suma, que o tenha por seu igual em matéria de honra.” (Bourdieu, 2002: 9)

O desafio faz a honra; Quem desafia um homem incapaz de ripostar ao desafio, desonra- se a si próprio; Só um desafio lançado por um homem igual em honra merece resposta.

“O desafio propriamente dito, e também a ofensa, supõe, como o dom, a escolha de disputar um jogo determinado conforme certas regras. O dom é um desafio que honra aquele a quem se endereça, ao mesmo tempo que põe à prova o seu ponto de honra (nif).” (Bourdieu, 2002: 14)

Honra Ponto de Honra Hurma Nif HurmaHaram

“O que faz a vulnerabilidade do grupo é aquilo que ele possui de mais sagrado.” “O ponto de honra só te significação e função para um homem para o qual existem coisas sagradas, coisas que merecem ser defendidas.” (Bourdieu, 2002: 24) (Bourdieu, 2002: 25)

“O ethos da honra opõe-se, no próprio princípio, a uma moral universal e formal afirmando a igualdade em dignidade de todos os homens e, consequentemente, a identidade dos direitos e deveres.” (Bourdieu, 2002: 33)

(Abu-Lughod, 1986: 5)

“São os discursos contraditórios por um lado, o género de poesia lírica sobre o amor e a vulnerabilidade, por outro, a ideologia de honra nas conversas do dia-a-dia e comportamentos quotidianos entre os Awlad ‘Ali.” “Os beduínos acreditavam que todos os árabes não-egipcíos eram beduínos, falando um dialeto e tento um estilo de vida similar ao seu.” (Abu-Lughod, 1986: 10, tradução nossa) (Abu-Lughod, 1986: 14, tradução nossa)

Asl Garãba Açabiia Laços mais importantes: Agnáticos; Parentesco Materno; Co-residência. “O parentesco partilha preocupações e a honra.” (Abu-Lughod, 1986: 65, tradução nossa) Beduínos vêm a comunidade residencial (naji’) como unidades sociais definidas por laços agnáticos.

“ Os Awlad ‘Ali acreditam que a moralidade é o que os distingue e o que os torna superiores aos outros. No centro do seu sistema moral, estão os valores de honra e modéstia.” (Abu-Lughod, 1986: 78, tradução nossa)

“A distinta qualidade moral das obrigações e dos afectos recíprocos carateriza estas relações de desigualdade quer seja dentro da família ou simplesmente concetualizado no idioma familiar.” (Abu-Lughod, 1986: 85, tradução nossa) Família Relações socias fora da família Relação hierárquica Relação (mais) igualitária

“Qual é a rede de valores ligados à honra? E como é que estes valores legitimam uma melhor posição social?” Gadr (Abu-Lughod, 1986: 87, tradução nossa)

“A deferência voluntária é o modo honroso da dependência.” (Abu-Lughod, 1986: 104, tradução nossa) Hashama modéstia, vergonha e timidez (mas também propriedade). “O hasham manifesta-se como um desconforto emocional ou vergonha, é o que motiva o evitar dos mais poderosos e em sua manifestação de atos de modéstia provocados por esses sentimentos, é um disfarce protetor que ocorre quando a exposição dos mais poderosos é inevitável.” (Abu-Lughod, 1986: 112, tradução nossa)

Como podem os Awlad ‘Ali glorificar o discurso poético se este viola as ideologias da honra e da modéstia?

“(…) os poemas, como parte de uma tradição cultural, não podem representar rebeliões contra os valores da sociedade.” (Abu-Lughod, 1986: 240, tradução nossa) “A poesia possibilita uma forma modesta de comunicar sentimentos imodestos e uma forma honrosa de comunicar sentimentos de dependência.” (Abu-Lughod, 1986: 240, tradução nossa)

“Bourdieu vê as “regras de honra” como as da lógica de desafio e contra-resposta, na qual o desafio valida a honra individual por reconhecer o indivíduo como merecedor do desafio e serve como a provocação para respostas. Inabilidade de responder ao desafio resulta numa perda de honra.” (Abu-Lughod, 1986: 89, tradução nossa) “O sentido de honra é promulgada em frente a outras pessoas. Nif está acima de tudo, o que leva um homem a defender a todo o custo, uma certa auto-imagem que se pretende para os outros.” (Abu-Lughod, 1986: 236, tradução nossa)

“Bourdieu argumenta que no sistema de honra de Cabila, a pessoa é particularmente exposta ao ultraje mas consegue garantir respeito. A honra só faz sentido para o homem que tem coisas que valem a pena defender.” (Abu-Lughod, 1986: 246, tradução nossa) “Os antropólogos geralmente assumem que descrever a ideologia ou a cultura é equivalente a descrever o comportamento e a experiência dos membros da sociedade.” (Abu-Lughod, 1986: 254, tradução nossa)