Estudo de Cunho Etnográfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Dois modos de ler a Bíblia.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Prof. Richard Brunel Matias
Cultura e Ideologia.
DEFINIÇÕES.
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
MÉTODO CIENTÍFICO.
Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil
FALANTES DE TRÊS IDIOMAS
Estudo de Cunho Etnográfico
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Diversidades do Séc. XXI
Prof. Everton da Silva Correa
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Internet.
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Escola Superior de Guerra
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Temperamentos.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Mecanismos de Formação de Opinião Pública
Trabalho realizado por:
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Linguagem verbal.
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
Profª. Taís Linassi Ruwer
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Transformações do pensamento sociológico ocidental
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
TEMA E PROBLEMA.
Cultura Popular Sociologia.
Solte sua energia: escolha sua profissão
Perigos na Internet EB nº2 de S.Silvestre.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA
MAX WEBER
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Temperamentos.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Variações da Linguagem
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

Estudo de Cunho Etnográfico

“NÍVEL DE IMPACTO CULTURAL SENTIDO PELOS ESTRANGEIROS AO CHEGAREM NO BRASIL” EQUIPE: DOROTI MARLENE LÜDERS; MARIA ANGÉLICA C. TIBONI; RAFAEL ESTEVAM PIOLI DA COSTA.

CONCEITO DE ETNOGRAFIA A etnografia é originária e desenvolvida na antropologia, e procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento num contexto específico, ou seja, a etnografia descreve a cultura, usos e costumes de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Vera Helena Gomes Wielewicki

NÍVEL DE IMPACTO CULTURAL SENTIDO PELOS ESTRANGEIROS AO CHEGAREM NO BRASIL PROBLEMATIZAÇÃO: Este estudo tenciona recolher, analisar e avaliar como e em quais quesitos os estrangeiros sentem mais ou menos o impacto cultural no Brasil. Através dos resultados encontrados nas entrevistas, pretendemos representar as manifestações culturais sentidas por esses sujeitos em relação ao nosso país.

INSTRUMENTO DE PESQUISA Questionário elaborado previamente para as entrevistas por escrito. Assuntos abordados: país de procedência; língua; faixa etária; sexo; grau de instrução; motivo da vinda ao Brasil;

tempo de permanência no Brasil; profissão; dificuldades culturais encontradas (língua, clima, relacionamento interpessoal, educação, costumes, gastronomia, violência, outros); preconceito e discriminação sofridos; o que mais aprecia e o que menos gosta nos brasileiros; fala a língua materna com amigos e/ou familiares aqui no Brasil?

COLETA DE DADOS Entrevistas: 46 País Qtde H M Argentina 1 Bolívia 3 2 Cabo Verde Canadá 5 Chile Colômbia Coréia (Norte/Sul) 7 El Salvador Espanha EUA Guiné Bissau Inglaterra Japão Moçambique Peru Paraguay 4 Portugal Uruguay Venezuela TOTAL 46 29 17 COLETA DE DADOS Entrevistas: 46

FORAM AGRUPADOS OS SUJEITOS PESQUISADOS POR PAÍSES DE MESMA LÍNGUA

Profissão dos Entrevistados estudantes (a grande maioria); professores; engenheiros; contador; cozinheiro; médico; odontólogo; técnico de enfermagem;

economistas; técnico em telecomunicações; técnico em manutenção industrial; construtor; tradutor; consultores; agente de telemarketing; estagiários.

As maiores dificuldades encontradas no Brasil pelos estrangeiros entrevistados.

Outros motivos O vestibular no Brasil, algo que no Uruguay não existe; Segurança; A justiça não funciona para os criminosos como deveria; Preconceito.

MOTIVOS DOS PRECONCEITOS OU DISCRIMINAÇÃO Por ser peruano, por acharem que todos peruanos são traficantes; Por ser Argentina; Étnico e social; Étnico e racial; Preconceito por causa da língua – ao falar inglês na rua. O fato de ser estrangeiro, a língua (mais de um entrevistado sentiu essa forma de discriminação); Xenofobia - não é de forma geral;

Preconceito com a língua (exigiram que eu falasse o português); Preconceito racial (mais de um entrevistado sentiu essa forma de preconceito, principalmente os africanos); Por causa da cultura e a maneira de ser das pessoas daqui; Preconceito com os orientais; Preconceito com os americanos, porque só comem Mc Donald’s e dirigem carros grandes; Com piadas de português; Simplesmente preconceito (mais de um entrevistado respondeu isto);

MOTIVOS DAS DIFICULDADES DE CONVIVÊNCIA: Não é generalizado, mas os brasileiros debatem constantemente sobre temas corriqueiros e pré-conceitos no sentido puro da palavra, ou seja, não se trata de discriminações, mas de senso comum deturpado e opiniões sem fundamentação; A língua e o jeito de se comunicar; O preconceito cria uma grande barreira no convívio e de adaptação à sociedade brasileira; A dificuldade de se expressar em português e de fazer uso correto da ortografia e fonética da língua portuguesa; A relação humana; A diferença de cultura; dos costumes; do clima; os hábitos; Costume de assistir novelas e futebol;

A arrogância do brasileiro; As diferenças culturais e de princípios (modo de interpretar as coisas); Relação de igualdade; Algumas gírias que não entendo; Falta de fidelidade; São falsos, mas nem todos; Difícil conversar porque a língua é muito diferente; O brasileiro faz muito barulho; Os brasileiros não falam devagar; A conversa pode ser bem difícil; Insegurança no relacionamento; Os homens são folgados (três pessoas responderam isto).

APRECIO NOS BRASILEIROS: Povo muito trabalhador, povo homogêneo; A informalidade e a alegria; (*); A naturalidade, a autenticidade; O patriotismo e a perseverança; O bom humor, a fé e confiança e a dedicação ao trabalho; Povo alegre e a liberdade (*); A personalidade, a forma de ser, abertos e simpáticos (*); Acolhida ao receber, mas somente de algumas pessoas, não todas. Espontaneidade (*);

Facilidade e falta de inibição para se relacionar com os outros (*); São hospitaleiros, extrovertidos, simpáticos (*); A comida brasileira; O gosto pelo futebol, churrasco e cerveja (*); Calorosos e joviais; Amigáveis, liberdade e beleza (*); Carinhosos (*); O caráter, a amizade; “La belleza de las mujeres”; (*) Mais de um entrevistado deu a mesma resposta.

NÃO GOSTO NOS BRASILEIROS: Cultura de massa muito influenciada por “bandeiras” externas (no caso de países desenvolvidos); São despolitizados, machistas, ciumentos, possessivos (os dois sexos); Falta de espírito de luta pelos seus ideais; São apaixonados e só falam em futebol; Falta de patriotismo; A informalidade; A falta de educação; O elitismo, o racismo, embora escondido; A idolatria pelos EUA (Miami); A criminalidade em alguns estados;

A falsidade; A antipatia; Falam muito rápido; São atrasados e barulhentos; Cantam e fazem barulho em casa; A mudança de temperamento; São maus motoristas; Os jovens se beijam em público e isso é muito estranho para mim; A violência; Da comida brasileira; Da discriminação racial.

CONCLUSÃO: Em geral as entrevistas foram satisfatórias e retrataram o sentimento de cada um dos pesquisados, e corresponderam à realidade social que foi observada em nossa pesquisa de campo. De acordo com as afirmações, ficou relevante a questão da discriminação e preconceito racial, que infelizmente continua muito enraizado em nossa sociedade. A língua, o clima, os costumes, a violência e o relacionamento interpessoal, também foram alguns dos quesitos que mais contribuíram para o impacto cultural dos estrangeiros no Brasil.

ALGUNS DOS ENTREVISTADOS QUE SE DEIXARAM FOTOGRAFAR (PARAGUAY, PERU, URUGUAY, BOLÍVIA, COLÔMBIA E CHILE)