Criar uma vantagem competitiva em Brusque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
04/2008Nucleus-International.net1 Como o Núcleo muda Associação Empresarial Nucleus-International.net.
04/2008Nucleus-International.net1 Tarefa do Diretor Executivo de uma ACE Nucleus-International.net.
04/2008 Nucleus-International.net1 Manutenção de Associados Nucleus-International.net.
Núcleo das Escolas de Formação Profissional II Semana de Informação Profissional - 25 a 29 de outubro
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A Qualidade na Estrutura Organizacional
APL – Arranjos Produtivos Locais
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Apresentação do Projeto
REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Criar uma vantagem competitiva em Jaraguá do Sul
Criar uma vantagem competitiva em Blumenau
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
COMO SER PREFEITO.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Talentos para Inovação
Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Equipe de Gestão.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Selo Social de Brusque O Selo Social de Brusque é uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), reconhecendo.
Micro e Pequenas Empresas
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Criar uma vantagem competitiva em Blumenau
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
Criar uma vantagem competitiva em Mafra
Gestão de Meios de Hospedagem
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Relatório de Dados Secundários
ARRANJO PRODUTIVO DE CALÇADOS DO CARIRI, CEARÁ.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Programa Soluções Tecnológicas
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
Transcrição da apresentação:

Criar uma vantagem competitiva em Brusque Projeto Marketing Municipal de Brusque Projeto Marketing Municipal Criar uma vantagem competitiva em Brusque Parceria: Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Prefeitura Municipal de Brusque Apoio técnico: Fundação Empreender

1. O que significa vantagem competitiva no nivel local e regional? Projeto Marketing Municipal de Brusque 1. O que significa vantagem competitiva no nivel local e regional?

Por que criar uma vantagem competitiva? Projeto Marketing Municipal de Brusque Por que criar uma vantagem competitiva? Num mundo globalizado e competitivo, desenvolvimento econômico é cada vez menos baseado em vantagens estáticas Desenvolvimento econômico deve ser baseado em vantagens dinâmicas - através da criação de vantagens competitivas

Quais são vantagens estáticas e dinâmicas? Projeto Marketing Municipal de Brusque Quais são vantagens estáticas e dinâmicas? Vantagens estáticas Disponibilidade de matéria-prima Disponibilidade de mão-de-obra barata Disponibilidade de terrenos, localização Cultura local Vantagens dinâmicas Matéria-prima criada (p.ex. legumes biológicos) Mão-de-obra qualificada e especializada Infra-estrutura física e institucional muito eficiente

Como criar uma vantagem competitiva? Projeto Marketing Municipal de Brusque Como criar uma vantagem competitiva? Desenvolver um perfil específico - especialização regional Investir em qualificação de mão-de-obra em todos os níveis Criar entidades de apoio para o setor privado metrologia e ensaios, apoio tecnológico formação profissional novos empreendimentos financiamento informação sobre mercados, design, etc.

Projeto Marketing Municipal de Brusque Criar uma vantagem competitiva: A visão do Michael Porter (o “diamante”) Empresas chaves Concorrência local Demanda sofisticada Instituições de suporte Entidades de classe Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)

Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica Projeto Marketing Municipal de Brusque Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica Nível Meta Nível Macro Nível Meso Nível Micro visão, capacidade estratégica, espírito de cooperação condições macroeconômicas política orçamentária municipal instituições de suporte (formação, tecnologia, apoio, financiamento) capacidade gerencial e tecnológica cooperação e aprendizagem juntas

Vantagens competitivas dinâmicas ... Projeto Marketing Municipal de Brusque Vantagens competitivas dinâmicas ... têm como resultado um perfil de especialização que dificilmente é replicado por uma outra região são a base de um processo sustentado de crescimento e criação de emprego e renda

2. O diagnóstico de Brusque Projeto Marketing Municipal de Brusque 2. O diagnóstico de Brusque

A estrutura econômica de Brusque Projeto Marketing Municipal de Brusque A estrutura econômica de Brusque

Brusque não possui 3, mas 5 setores principais Projeto Marketing Municipal de Brusque Brusque não possui 3, mas 5 setores principais Setor têxtil tradicional (tecido plano, cama, mesa e banho) Setor têxtil de malha (tecelagem e confecção) Indústria metalmecânica Comércio de pronta entrega Comércio do centro da cidade

Duas visões das empresas têxteis e de confecções Projeto Marketing Municipal de Brusque Duas visões das empresas têxteis e de confecções Distinção por tipo de ramo: Setor têxtil tradicional (tecido plano, cama, mesa e banho) Setor têxtil de malha (tecelagem e confecção) Distinção por tipo de empresa: Empresas tradicionais, hierarquizadas, gestão não participativa Empresas modernas, com gestão atualizada, com participação dos funcionários

Setor Têxtil e Confecção: pontos fortes Projeto Marketing Municipal de Brusque Setor Têxtil e Confecção: pontos fortes atualização tecnológica mão-de-obra preparada boa participação no mercado nacional dinamismo do setor empreendedorismo forte sindicatos laborais bem estruturados recuperação de médias e grandes empresas o setor está bem

Setor Têxtil e Confecção: pontos fracos Projeto Marketing Municipal de Brusque Setor Têxtil e Confecção: pontos fracos pouca união entre as empresas sindicato patronal fraco antagonismo entre empresas e sindicatos laborais “faccionistas” do comércio exterior sem visão clara do futuro quanto à organização do setor quanto à comercialização

Estrutura do comércio de confecção Projeto Marketing Municipal de Brusque Estrutura do comércio de confecção

Tendências no comércio de confecção Projeto Marketing Municipal de Brusque Tendências no comércio de confecção Tipo de loja Cadeias (p.ex. C&A) Lojas em shopping centers Supermercados Lojas de departmento Venda de fábrica Lojas mendentes Sacoleira Feira Tendência mundial crescer diminuir

Projeto Marketing Municipal de Brusque A competitividade do setor têxtil tradicional (tecido plano, cama, mesa e banho) Forte: Empresas chaves Concorrência local Forte: Demanda sofisticada Forte: Instituições de suporte Fraco: Entidades de classe Forte: Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)

A competitividade do setor têxtil de malha (tecelagem e confecção) Projeto Marketing Municipal de Brusque A competitividade do setor têxtil de malha (tecelagem e confecção) Forte: Empresas chaves Concorrência local Fraco: Demanda sofisticada Fraco: Instituições de suporte Entidades de classe Forte: Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)

Projeto Marketing Municipal de Brusque Setor Metalmecânico Pontos Fortes crescimento do setor empresas líderes muito bem preparadas (em tecnologia e gestão) forte investimento em capacitação de mão-de-obra união entre o setor Pontos Fracos insuficiente qualificação dos terceirizados dificuldade de acesso a mão-de-obra qualificada (para pequenas)

A competitividade do setor metalmecânico Projeto Marketing Municipal de Brusque A competitividade do setor metalmecânico Forte: Empresas chaves Concorrência local Forte: Demanda sofisticada Forte: Instituições de suporte Entidades da classe Forte: Empresas de suporte (fornecimento, prestação de serviços)

Setor de Comércio de pronta entrega: pontos fortes Projeto Marketing Municipal de Brusque Setor de Comércio de pronta entrega: pontos fortes Setor dinâmico Diferencial da cidade Variedade de produtos Preço baixo Certa preocupação com futuro Brusque = marca reconhecida no sul do Brasil

Setor de Comércio Pronta entrega: pontos fracos Projeto Marketing Municipal de Brusque Setor de Comércio Pronta entrega: pontos fracos Falta de conhecimento analítico da situação atual Falta de análise de comportamento do cliente Pouco conhecimento das tendências do comércio de confecção Visão pouco clara de futuro Falta de união

Considerações sobre o comércio de pronta entrega baseadas em “Achismo” Projeto Marketing Municipal de Brusque Considerações sobre o comércio de pronta entrega baseadas em “Achismo” Brusque é “final da rota”? E, se for assim, o que significa isto? Há uma tendência de transferência de comércio de atacado para comércio de varejo? Em que proporção? Qual a verdadeira importância do guia? Quantos ônibus vêm diariamente a Brusque? E com que tipo de comprador?

Entidades de Suporte: Pontos fortes Projeto Marketing Municipal de Brusque Entidades de Suporte: Pontos fortes Espírito de parceria Ação conjunta entre as entidades Pré-disposição para atender a demanda Instalações adequadas para prestação de serviços Reestruturação do SEBRAE Atendimento razoável à demanda das médias e grandes empresas FEBE iniciando processo de abertura e integração com a comunidade Estação comunitária de tratamento de efluentes

Entidades de Suporte: pontos fracos Projeto Marketing Municipal de Brusque Entidades de Suporte: pontos fracos Pouco atendimento da demanda das empresas de menor porte (SENAI) Atuação pouco expressiva do SEBRAE FEBE entidade tradicionalmente fechada Formação profissional não atende a demanda das empresas

Brusque: pouco avanço na educação (escolaridade média 1970 x 1991) Projeto Marketing Municipal de Brusque Brusque: pouco avanço na educação (escolaridade média 1970 x 1991)

Projeto Marketing Municipal de Brusque Prefeitura Pontos fortes: Campanha para atração de empresas Projeto para criação de distrito industrial Estilo administrativo Goza de credibilidade Estreito contato com setor privado (visitas) Pontos fracos Capacidade financeira Pavimentação das ruas Transporte coletivo Rede de esgoto inexistente

A capacidade financeira da prefeitura é limitada Projeto Marketing Municipal de Brusque A capacidade financeira da prefeitura é limitada

Projeto Marketing Municipal de Brusque Observações gerais Empresários e funcionários em geral com pouca propensão à capacitação A informalidade da economia é expressiva, reconhecida e aceita como tal Falta política de incentivo à agricultura minifundiária (Ex.:substituição lenha/gás) Câmara de vereadores está mais voltada a indicações Comunidade passiva em relação às ações dos políticos Falta um espírito regional (microregião, Vale do Itajaí)

Conclusões do diagnóstico Projeto Marketing Municipal de Brusque Conclusões do diagnóstico A economia anda bem e superou crises. Isso gera uma despreocupação com o futuro. Há uma série de deficiências estruturais (capacitação empresarial, educação e formação). Mas não é previsível quando haverá uma crise estrutural. Atualmente as condições para uma ação para geração de emprego e renda não são favoráveis. Não há a cultura necessária para ações preventivas.

Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica Projeto Marketing Municipal de Brusque Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica Nível Meta Nível Macro Nível Meso Nível Micro + Espírito de união entre entidades - Pouca visão de futuro + Atuação séria da prefeitura - Pouca capacidade de investimento + Boa estrutura de instituições de suporte - Atendimento insuficiente à demanda + Competitividade das empresas líderes - Pouca união entre empresas

Projeto Marketing Municipal de Brusque 3. Propostas para o Marketing Municipal de Brusque: Como criar uma vantagem competitiva?

Projeto Marketing Municipal de Brusque Divulgar Brusque União entre empresas para marketing conjunto - vender Brusque e não só a empresa individual Criar um logotipo de Brusque Fomentar através de campanhas publicitárias o “Turismo de Compras” ACIBr - CDL - AMPE

Estudar tendências mercadológicas e populacionais Projeto Marketing Municipal de Brusque Estudar tendências mercadológicas e populacionais Projeto além do Achismo: formar grupo de trabalho para analisar as tendências do comércio de confecção (ACIBr - AMPE) Pesquisa anual tipo “Cliente Feliz” (ACIBr -CDL - SEBRAE) Pesquisa sobre grau de educação e formação da população (SENAC - SENAI -FEBE)

Alavancar a boa vontade das Entidades de Suporte Projeto Marketing Municipal de Brusque Alavancar a boa vontade das Entidades de Suporte Divulgar ofertas de cursos profissionalizantes da região através de palestras (SENAI -SENAC - SEBRAE...) Entidades participarem das reuniões dos núcleos setoriais para definição da demanda (SENAI - SENAC - SEBRAE...) Série de palestras por empresários locais sobre gestão participativa (ACIBr - CDL)

Geração de emprego, trabalho e renda Projeto Marketing Municipal de Brusque Geração de emprego, trabalho e renda Reengenharia do Projeto “Brusque em Ação” (Entidades - Conselho Municipal de Trabalho e Emprego) Criar política de geração de emprego para os setores em extinção (Produção de lenha) (Conselho Municipal de Trabalho e Emprego) Programa trabalho com formação - Ex.: recuperação de ruas municipais - (Prefeitura Municipal)

Promover do Desenvolvimento Micro-regional Projeto Marketing Municipal de Brusque Promover do Desenvolvimento Micro-regional Estimular ações de desenvolvimento que congreguem municípios vizinhos através de entidades de suporte (ACI´s - SENAI - SEBRAE - SENAC...) Marketing Turismo Ecologia Educação e Formação Profissional

Projeto Marketing Municipal de Brusque Ação sobre Políticos Pressão sobre a Câmara de Vereadores para aprovação de Projetos Cobrança e acompanhamento de ações do Poder Executivo. Cobrança e acompanhamento de ações e posicionamentos dos Deputados da Cidade e Região

Projeto Marketing Municipal de Brusque Os próximos passos articulação com empresas e entidades para definir prioridades e atividades (definição de responsabilidades) definir responsáveis pelo monitoramento do processo

Agradecemos o apoio de todos que participaram na pesquisa! Projeto Marketing Municipal de Brusque Agradecemos o apoio de todos que participaram na pesquisa!

Projeto Marketing Municipal de Brusque Fundação Empreender Uma fundação de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) em Santa Catarina, Brasil, para apoiar o desenvolvimento de associações empresarias Em parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), Munique, Alemanha Apoio: SEQUA, Bonn, e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Bonn, Alemanha O objetivo do Projeto de Parceria em implantação desde 02/91 é entre outros a divulgação e difusão das experiências sobre o desenvolvimento organizacional de associações empresariais e a abertura destas para integração de médias e pequenas empresas. Nós oferecemos o nosso know how através de treinamentos, consultoria, e publicações. Este arquivo faz parte do nosso material de apresentação e orientação para dirigentes e executivos de associações empresariais, para colaboradores de projetos de cooperação técnica e outros interessados. Estamos permanentemente empenhados em desenvolver, complementar e aprimorar este material e também procuramos adaptá-lo para grupos alvo específicos (no nome do arquivo, o penúltimo algorismo refere-se ao ano da edição e o ultimo indica a versão). Atualmente dispomos de versões em português, espanhol, alemão e inglês. Este arquivo poderá, conforme desejo dos interessados, ser aplicado, reproduzido ou modificado (não cobramos direitos autorais). Temos entretanto um grande pedido: enviem-nos, por favor, exemplares (na forma de arquivo ou impressos) e outras informações, quando utilizarem o referido arquivo o algum dos seus elementos. Nós precisamos deste retorno e feed back para comprovar os efeitos do nosso trabalho perante todas as instituições que apoiam / financiam a Fundação Empreender. Nossas agradecimentos! A Equipe da Fundação Empreender Fundação Empreender a/c Associação Comercial e Industrial de Joinville Rua do Príncipe, 330 - 10. andar - C.P. 137 89201-901 Joinville, Santa Catarina, Brasil Tel. 0055-(0)47-461-3367 / Fax 0055-(0)47-461-3334 E-mail: acihwk@netville.com.br E-mail: mueglo@dialup.internet.de

Projeto Marketing Municipal de Brusque Este documento foi elaborado por Jairo Aldo da Silva (Fundação Empreender) Jörg Meyer-Stamer (Fundação Empreender Maurício Lessa dos Reis (Fundação Empreender) Colaboração: Marlise Imhof, Valter Stoltenberg (ACIBr)