Educação a Distância e Mediação On Line

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Transcrição da apresentação:

Educação a Distância e Mediação On Line Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia rtarcia@unifesp.br

Tecnologias e as novas relações com o saber e com o ser

A Tecnologia está presente no cotidiano das pessoas Ela interfere, recria e transforma nossas vidas Causa angústias diante das novas possibilidades Incertezas diante do que ainda vamos experimentar Novos conceitos para compreender Tecnologias da Informação e da Comunicação, mundos virtuais, simultaneidade, instantaneidade Mudanças na forma do homem pensar e se relacionar motivando o surgimento de: novos códigos, novas culturas, nova linguagem

Relações interpessoais e construção de vínculos (1/2) aprender gera ansiedade e ameaças aprender significa “não saber” aprender significa mudança e transformação Para criar melhores condições de aprendizagem, é importante o estudante sentir: segurança e confiança apoio e cumplicidade parceria e afetividade

Relações interpessoais e construção de vínculos (2/2) O vínculo e a confiança são construídos A importância do respeito e da compreensão pelo outro A percepção de que o outro é diferente, apesar de apresentar tantas semelhanças A paciência e o respeito ao tempo de cada um: bom senso

Diversidade de Projetos Pedagógicos e Pluralidade de Modelos Tecnológicos

Dimensão Pedagógica da Educação a Distância Separação física entre professor-mediador e estudante Autonomia do estudante no processo de aprendizagem Flexibilidade de horário e local de estudo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Uso de sistemas tecnológicos para entrega de material didático e para a interação Interação entre os estudantes, os tutores e os monitores (se for o caso) Encontros presenciais para atividades de aprendizagem e sessões de avaliações

Produção de Material Didático Concepção e produção do material didático = considera as especificidades dessa metodologia (abordagem) Ensino Presencial - retorno imediato, comunicação não mediada, possibilidade de alteração das estratégias e do processo, interação direta Ensino a Distância - retorno não imediato, comunicação mediada, dificuldade de alteração do material e do processo, material pronto previamente

Assumir os desafios O trabalho com EAD: é uma opção do professor, relacionada com a construção do seu perfil e identidade profissional exige aprendizagem, desenvolvimento de competências: conhecimentos, habilidades e atitudes está relacionado com a realização de pesquisas e produção de conhecimento abre novas possibilidades para o profissional no mercado educacional e corporativo é uma batalha que cada um trava consigo mesmo e se fortalece no coletivo

Perfil do estudante virtual Identificação do perfil do estudante a partir do contexto em que está inserido Estudantes adultos e com diferentes experiências e vivências Aprendizagem mais autônoma Construção da própria rotina de trabalho = responsabilidade Necessidade de acompanhamento e de ações incentivadoras Desenvolvimento de novas habilidades e competências relacionadas à aprendizagem = novo perfil de estudante universitário Criação de uma cultura de processos de aprendizagem mediados por tecnologia

Construção do Perfil do Estudante Virtual Nos processos a distância, os estudantes deverão: construir e produzir conhecimentos; refletir de forma crítica e autônoma desenvolver autonomia de trabalho e intelectual organizar sua rotina de trabalho, seu material de estudo, administrar o tempo tomar decisões e fazer escolhas e assumir responsabilidades realizar leituras e atividades, colaborar e participar utilizar adequadamente os recursos tecnológicos

Necessidades do Estudante Virtual Acompanhamento constante por parte do tutor Orientações práticas sobre atitudes e postura do estudante virtual Retorno e devolutiva das atividades = definição de parâmetros Incentivo para a aprendizagem e para a participação Orientações frequentes: relacionadas ao conteúdo ao processo de educação a distância

Mediação online: a importância da interação no ensino e aprendizagem

Professor – mediador (tutor) Tutor: o que protege, ampara (Michaelis) A tutoria foi utilizada como método de ensino nas Universidades, no século XV. Era utilizada como uma orientação de caráter religioso aos estudantes, com o objetivo de infundir a fé e a conduta moral No século XX, o tutor assumiu o papel de orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, e é com este mesmo sentido que incorporou aos atuais programas de educação a distância (Sá, 1998)

Tutoria - Mediação Tutoria a distância: o tutor a distância atua a partir da instituição mediando o processo pedagógico com estudantes geograficamente distantes e referenciado aos polos de apoio presencial Tutoria presencial: o tutor presencial atende aos alunos nos polos, em horários preestabelecidos Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância Brasília, dezembro de 2011

Construção do Perfil do Professor - mediador: novas competências Competência Teórica - específica da área Competência Técnica - específica da área Competência Tecnológica – uso do AVA e seus recursos Competência Pedagógica - formação docente Competência em EaD: uso de diferentes linguagens Visão interdisciplinar e sistêmica Visão e competência de pesquisa Gestão de processos e de situações de aprendizagem

Funções do Professor (presencial) e do Professor – Mediador (EaD) (1/3) EDUCAÇÃO PRESENCIAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Conduzida pelo Professor Acompanhada pelo tutor Predomínio de exposições durante todo o tempo da aula Atendimento ao estudante, situações individualizadas ou em grupo, situações em que o tutor mais ouve/lê do que fala/escreve Processo centrado no professor Processo centrado no estudante Adaptação de Sá, Iranita. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social.Fortaleza,CEC, 1998:47. 17

Funções do Professor (presencial) e do Professor – Mediador (EaD) (2/3) EDUCAÇÃO PRESENCIAL             EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Processo como fonte central de informação Processo com fontes/ mídias diversificadas de informações Convivência em um mesmo ambiente físico, de professores e estudantes, durante toda a situação de ensino Interatividade entre estudante e tutor, com uso de diferentes ferramentas de interação e comunicação, inclusive “momentos presenciais” Ritmo de processo definido pelo professor Ritmo do processo determinado pelo estudante a partir de seus próprios parâmetros 18

Funções do Professor (presencial) e do Professor – Mediador (EaD) (3/3) EDUCAÇÃO PRESENCIAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Contato “face a face” entre professor e estudante Múltiplas formas de contato, inclusive a “face a face” Elaboração, controle e correção das avaliações pelo professor Avaliação de acordo com parâmetros definidos e auto-correção (gabaritos) Atendimento em horários rígidos horários de orientação e sala de aula e realizado pelo professor Atendimento em horários flexíveis, lugares distintos, meios diversos e realizado pelo tutor 19

Papel do Professor - Mediador Estabelecer a relação entre a instituição/curso e o estudante Enriquecer o processo de aprendizagem do estudante, utilizando seu conhecimento e sua experiência Facilitar a construção do conhecimento por meio da reflexão e da troca e compartilhamento de informações Estabelecer relações de empatia com os estudantes de modo a construir vínculos Tornar o processo mais personalizado: perfil do estudante Adaptação de Gutiérrez,F e Pietro D.A mediação Pedagógica: educação a distância alternativa, 1994. 20

Fluxograma da Atuação Professor - Mediador

Atribuições do Professor - Mediador Apoiar e orientar o estudante no ambiente virtual Responder aos e-mails/mensagens no menor prazo possível Orientar os estudantes sobre o desenvolvimento das atividades Estimular a participação dos estudantes Promover e incentivar a interação entre os participantes do curso Desenvolver e dar retornos atividades de sistematização e avaliação

Perfil e Conduta Ética Perfil: colaborativo, pró-ativo, responsável, espírito de trabalho em equipe, dialógico, solidário, criativo, honesto, aberto, responde prontamente, respeitoso, flexível, encoraja os estudantes, é presente Conduta Ética: seriedade, sigilo, bom senso, rigor científico, respeito com relação a equipe de trabalho, respeito aos professores e estudantes e respeito com o material, utilização dos recursos do ambiente apenas para tutoria

Responsabilidades do Professor- Mediador 01/02 Estar capacitado para assumir a tutoria do curso proposto Identificar as necessidades e dificuldades dos participantes Dialogar com todos Incentivar sempre a participação de todos e em todas as situações de aprendizagem propostas Incentivar o trabalho e a participação no curso Ser polido na linguagem

Responsabilidades do Professor - Mediador 02/02 Ser paciente Construir relações com os participantes Motivar a construção de relações entre os participantes Expor de forma clara suas idéias Responder no menor período de tempo possível Orientar o estudante na construção de sua rotina de trabalho e hábitos de estudos

Comunicação e Interação – o uso da linguagem verbal 01/03 A interação, via Internet, impõe o uso da máquina como mediador A interação, via Internet, caracteriza-se pela assincronia Assincronia na interação e elaboração antecipada dos elementos de comunicação implicam certo distanciamento entre o estudante e o professor A linguagem constitui uma estratégia de atenuação dessa distância e, nesse sentido, pode se tornar também um meio de estimular a interação em ambientes virtuais de aprendizagem

Comunicação e Interação – o uso da linguagem verbal 02/03 No ambiente virtual de aprendizagem, a interação se dá, na maioria das vezes, por meio da palavra escrita Na interação a distância, é preciso ser claros, mas não ser distante É preciso ser concisos, mas as informações não podem ser omitidas Na interação a distância, deve-se utilizar a linguagem como instrumento de atenuação da distância imposta pela máquina. Importante ser polido, gentil.

Comunicação e Interação – o uso da linguagem verbal 03/03 Utilize regras para a polidez Faça com que seu interlocutor se sinta bem; seja amável Não imponha sua vontade ao intelocutor Indique opções

Comunicação no Fórum Ferramenta de comunicação assíncrona Fórum Livre “Café Virtual”- acompanhamento Fórum de Dúvidas: respostas pontuais, respostas de esclarecimentos Fórum Temático: construção de conhecimento, mensagens integradoras, sintetizadoras e incentivadoras

Comunicação no Chat Ferramenta de comunicação síncrona Permite maior aproximação e fluidez do diálogo Chat aberto “Sala de Aula Virtual”- acompanhamento Chat de Dúvidas: respostas pontuais, respostas de esclarecimentos Fórum Temático: construção de conhecimento, centrado no conteúdo e nas possibilidades de avanço do conhecimento sobre um determinado tema.

Exemplos de Mensagens 01/06 Mensagem para incentivar a participação dos estudantes Olá, Fulano Agradecemos pelas suas valiosas contribuições. Elas estão enriquecendo muito o desenvolvimento da disciplina. Continue sempre assim, participando ativamente do fórum e realizando as atividades no prazo! Um grande abraço, Ass. Professor - mediador

Exemplos de Mensagens 02/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do estudante fantasma Olá, Fulano, Estamos quase terminando a primeira unidade de nossa disciplina ainda não tivemos nenhuma manifestação sua. Lembre-se de que sua participação é muito importante; o bom andamento de nossa disciplina depende dela. Realize as atividades, participe do fórum. Se você teve algum problema de acesso ao ambiente, não deixe de nos comunicar. Contamos com sua participação no curso. Contamos com a sua participação. Um grande abraço, Ass. Professor - mediador

Exemplos de Mensagens 03/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do estudante ausente: Olá, Fulano, Estamos sentindo a sua falta. Você estava participando ativamente do curso e, de repente se ausentou. Está com algum problema de acesso no ambiente? Se o motivo de sua ausência for esse, não deixe de entrar em contato com o suporte técnico. O pessoal do suporte está preparado para auxiliá-lo com esse tipo de problema. Lembre-se de que sua participação é muito importante; o bom andamento de nossa disciplina depende dela. Realize as atividades, participe do fórum. Contamos com sua participação novamente no curso. Um grande abraço, Ass. Professor Mediador

Exemplos de Mensagens 04/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do estudante ausente: Olá, Fulano, Você recebeu nossa mensagem do dia XXXX? Estranhamos que você não tenha se manifestado. Continuamos sentindo a sua ausência no curso. Você está realmente fazendo falta. Sua participação é mesmo muito importante. Realize as atividades, participe do fórum; ainda há tempo para recuperar os conteúdos. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato. Estamos contando com sua participação. Contamos com você no curso de verdade. Aguardamos o seu retorno. Um grande abraço, Ass. Professor - Mediador

Exemplos de Mensagens 05/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do estudante com erros de acesso a atividade Olá, Fulano Notei que você interrompeu a execução das atividades no ambiente e não realizou todos os exercícios previstos. Já liberei a atividade, para que você realize o que está faltando. Se o motivo de sua interrupção não foi problema de conexão, isto é, se você encontrou alguma dificuldade de compreensão dos conteúdos ou das próprias questões, por favor, escreva-me apresentando suas dúvidas. Estou aqui para auxiliá-lo no que for necessário. Você sabe que a atividade vale pontos em sua média, por isso é interessante que você a realize plenamente. Fico aguardando seu retorno. Um grande abraço, Ass. Professor - Mediador

Exemplos de Mensagens 06/06 Mensagens para tentativa de sanar o problema do estudante não participativo Olá, Fulano Estamos quase terminando a segunda unidade de nossa disciplina e ainda não identificamos sua participação no fórum de discussões. Lembre-se de que sua participação no fórum, refletindo e discutindo os conteúdos conosco pode se dar até o dia XXXXX. Estamos contando com sua participação; ela é muito importante para o bom desenvolvimento da disciplina. Um grande abraço, Ass. Professor - Mediador

Sanando Problemas 01/04 Imagine que, durante um curso em AVA, você receba a seguinte mensagem de um estudante: Este curso está uma porcaria, eu não consigo entender nada do que vocês explicam, não estou conseguindo fazer os exercícios, as perguntas estão mal formuladas e não concordo com as suas avaliações. Aliás, o material nem é interessante Miguel

Sanando Problemas Olá, Miguel 02/04 Olá, Miguel Expressar sua opinião sobre o andamento do curso, é muito importante. Gostaríamos de saber quais pontos exatamente não ficaram claros para você. Para melhorarmos nosso curso, pedimos sua colaboração. Envie-nos sugestões de ações que você acredita que são úteis para facilitar o estudo e torná-lo mais motivador. Aguardamos seu contato ! Professor - mediador

Sanando Problemas Prezado Miguel, 03/04 Prezado Miguel, Consideramos importante sua contribuição para o desenvolvimento do curso, pois as críticas construtivas são sempre bem-vindas.  Você poderia ser um pouco mais específico nas suas dúvidas para que nós possamos ajudá-lo? Aguardamos suas sugestões para que possamos melhorar o curso. Afinal, todos queremos que ele seja um sucesso. Atenciosamente, Professor - mediador

Sanando Problemas Caro Miguel, 04/04 Caro Miguel, Em atenção a sua reclamação sugiro que você faça uma relação indicando quais são as suas dificuldades sobre o conteúdo e exercícios aplicados, apontando o que não está claro,  para que junto possamos esclarecer e se necessário modificar o modo como a  a disciplina é aplicada.   Sugiro também que utilize as ferramentas disponíveis no AVA como os fóruns, e-mail e bate-papo para compartilhar suas dúvidas e sugestões com outros integrantes do curso que podem ter as mesmas dificuldades, posibilitando nesta interação compreender melhor as propostas do curso. Aguardo seu retorno, Um abraço, Professor - mediador

Analisando Casos 01/06 CASO ARMANDO  Armando nunca frequentou um curso a distância e não tem nenhuma experiência com o acesso à internet, mas é estudante do nosso curso e tem muita vontade para aprender. Em uma das tarefas, foi solicitado o envio de arquivo em formato .doc, oriente quais são os passos necessários para o estudante enviar o arquivo.  

Analisando Casos CASO VITTÓRIO 02/06 CASO VITTÓRIO Vittório, não tem acesso à internet em outro local então vai diariamente ao polo para acompanhar o curso e realizar as tarefas. Em uma das tarefas o estudante encontra muitas dificuldades, e pergunta ao tutor presencial se poderia lhe responder as questões para ele. O que o tutor deve responder ao estudante?  

Analisando Casos 03/06 CASO NORMA A aluna Norma está grávida de 8 meses e vai ao polo pedir orientações se poderá se ausentar do curso durante a licença maternidade. Quais seriam as informações necessárias para ela?,  

Analisando Casos – Karina 04/06    Karina, estudante do curso, conta que acaba de mudar de emprego, mas pretende continuar no curso, apesar das dificuldades, pois o novo trabalho lhe exigirá muita dedicação. Durante 2 semanas ela participa de forma eficiente de todas as atividades. A partir daí, a estudante desaparece do ambiente virtual, deixando muito trabalho acumulado. O professor - mediador a distância entra em contato com o polo, mas ninguém tem notícias de Karina. Passados dois meses,ela retoma o contato com o tutor a distância para tentar recuperar as tarefas perdidas, que inclusive já foram avaliadas. Nesse momento, uma das disciplina já está fechada, e ela foi considerada reprovada.

Analisando Casos – Karina     Ela explica que o trabalho novo exige, ainda mais, que ela conclua o curso de Especialização e pede encarecidamente para que sua situação seja revista. Considerando também que Karina sempre foi uma aluna aplicada e que, caso conclua o curso, ela será a única especialista na área em seu município, vamos discutir: 1. O que vocês acham que pode ser feito agora? É possível tomar uma decisão isolada neste caso? 2. Que outros atores estão envolvidos nessa questão e qual deve ser o encaminhamento a cada um deles? 3. Que recursos (regimentos, documentos) você tem a disposição para argumentar sobre este caso? É justo conduzir esta situação apenas com o argumento legal? 4.O que poderia ter sido feito para evitar essa situação? 5. Qual é o papel do tutor a distância nesses casos?

Analisando Casos – Arnaldo 05/06 Arnaldo é um estudante mediano, porém muito assíduo, disciplinado e participativo. Possui altas expectativas em relação a seu desempenho. Como feedback de sua última tarefa, recebeu nota 6,0 e a seguinte mensagem do tutor a distância: "Arnaldo, seja mais esforçado da próxima vez." Vamos discutir juntos: 1.Como você acha que Arnaldo se sentiu? 2. Por que vocês acham que o tutor respondeu dessa maneira? O que ele deveria ter sido feito? 3. Como o tutor a distância pode se organizar para evitar dar respostas mecânicas?

Analisando Casos – João 06/06 João é um estudante errático. Mais velho, já tem muita experiência na área de estudo do curso, embora não tenha ainda o conhecimento teórico. Aparece uma vez por semana, participa pouco dos fóruns, mas sempre entrega suas tarefas em dia. Aparentemente, estuda offline e só se conecta para postar tarefas, que são sempre muito ricas em relatos de experiências. Na última tarefa, que exigia mais leitura e análise de conceitos teóricos, João enviou um trabalho que, por suas características de redação, suscitou a dúvida de que seria plágio. Dito e feito: o professor - mediador colocou seu texto no Google e detectou o plágio.

Analisando Casos – João Vamos discutir juntos: 1. Por que João fez uma coisa dessas? 2. Faz diferença saber porque ele fez isso? Por quê? O encaminhamento deve ser diferente dependendo do estudante? 3. Que atores devem ser envolvidos em uma situação com essa? 4. Que argumentos você teria para conversar com o João? 5. A atitude deve ser arbitrária ou dialogada? Como? Por que? Ele deve ter uma sanção? Qual?

Agradecemos sua atenção!! Desejamos sucesso a todos e a cada um diante dos novos desafios e das inúmeras descobertas! Um abraço Rita Maria rtarcia@unifesp.br

Bibliografia ARCOVERDE, R. e CABRAL, A. L. T. (2004). Linguagem e navegabilidade: uma leitura crítica de três sites de ensino de Língua Portuguesa In: Collins, H e Ferreira, A. (org.) Relatos de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Línguas na Internet. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 185-212. FRAGALE FILHO, R. (org.) Educação a distância: análise dos Parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003. LAUFER, R. e SCAVETTA, D. (s/d). Texto, hipertexto, hipermedia. Porto: RÉS-Editora Ltda. LÉVY, P. Cibelcultura.São Paulo:Editora 34, 2000. SILVA, M. org.) Educação online teorias, práticas, legislação,formaçãocorporativa. São Paulo: Loyla,2003.

Bibliografia SÁ, I. M. A. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social. Fortaleza: C.E.C., 1998. PRATT, K & PALLOFF, R.M. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002 ______________________. O estudante virtual um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004 MACHADO, L.D. & MACHADO, E.de C. O papel da tutoria em ambientes de ead. http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm, acesso em 30 de agosto de 2009. http://www.abed.org.br/congresso2004/apr/TCA2022.pps, acesso em 29 de agosto de 2009.

Informações específicas LMS: Moodle Ferramentas de comunicação síncrona: Chat e webconferência Relação de estudantes para cada professor: 2 professores-mediadores para cada turma de 40 estudantes   Periodicidade das disciplinas: o curso é semestr e 6 ou 7 disciplinas serão oferecidas ao mesmo tempo   O professores-mediadores serão responsáveis pela disciplina e atuarão na sua área de formação.

Educação a Distância e Mediação On Line Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia rtarcia@unifesp.br

Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia UNIFESP/SP