As empresas nacionais e o projeto TAV Brasil Visão da iniciativa privada SEMINÁRIO “O TREM DE ALTA VELOCIDADE E A ENGENHARIA NACIONAL” Vicente Abate - Presidente da ABIFER São Paulo, 9 de setembro de 2010
ABIFER, há 33 anos
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
ABIFER NOSSA MISSÃO Fomentar o crescimento da indústria ferroviária instalada no País, defendendo a expansão do transporte ferroviário de carga e de passageiros no Brasil e apoiando permanentemente as concessionárias e seus usuários.
ABIFER NOSSA VISÃO NOSSOS VALORES Ser a entidade de referência, no Brasil e na América Latina, para os temas relacionados ao transporte ferroviário. NOSSOS VALORES > Foco no Brasil > Crença no Negócio > Transparência nas Ações > Crescimento Sustentado > Geração de Valor
ASSOCIADAS QUEM SOMOS 1 Fabricantes de veículos, sistemas e componentes para o setor ferroviário de carga e de passageiros 2 Empresas de projetos, consultoria e serviços ferroviários
ASSOCIADAS
ASSOCIADAS ATUAÇÃO EM PRODUTOS > Locomotivas Diesel-Elétricas e Diesel-Hidráulicas > Vagões de carga de todos os tipos > Vagões siderúrgicos > Trens Unidades Elétricos para Metrôs e Subúrbio > Trens de Alta Velocidade – TAVs > Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs > Monotrilhos > Sistemas de Freio, Sinalização, Eletrificação e Telecomunicação > Truques, Motores de Tração, Engates, Rodas, Eixos e Molas > Materiais para via permanente > Fixações elásticas l Talas de junção l Aparelhos de mudança de via l Dormentes l Soldagem de trilhos
ASSOCIADAS ATUAÇÃO EM SERVIÇOS > Engenharia > Consultoria > Manutenção, reparação e modernização de veículos, sistemas e componentes
INVESTIMENTOS 1 bilhão INDÚSTRIA FERROVIÁRIA Fonte: ABIFER INVESTIMENTOS INDÚSTRIA FERROVIÁRIA R$ > Modernização e ampliação das instalações fabris, novas fábricas e novas tecnologias 1 bilhão (período 2003 a 2009)
12000 600 100 CAPACIDADES ANUAIS MAIS DE MAIS DE VAGÕES DE CARGA As associadas da ABIFER têm aumentado, ano a ano, sua capacidade de produção MAIS DE MAIS DE 12000 600 100 VAGÕES DE CARGA CARROS DE PASSAGEIROS LOCOMOTIVAS
PROJETOS INOVADORES IMPLEMENTADOS PELA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA > Vagões de elevada capacidade, para transporte de minério de ferro, com peso bruto máximo de 150 t e truques de 37,5 t/eixo; > Vagões graneleiros com sistema rápido de descarga e acionamento simultâneo de portas por apenas um operador; > Vagões tanques para transporte de gás natural liquefeito, para abastecimento de locomotivas em movimento; > Freio eletro-pneumático para vagões de carga; > Rodas ferroviárias de aço microligado; > Locomotivas diesel-elétricas de 4.400 HP, corrente alternada; > Locomotivas diesel-hidráulicas, para manobra e linha; > Sistema CBTC de sinalização completamente automático (driverless); > Carros de passageiros com ar condicionado, circuito fechado de TV e itens de acessibilidade como portas mais amplas para cadeirantes; > Fixações pré-montadas em metrôs, que atenuam os ruídos e as vibrações da via permanente; > Dormentes de concreto utilizados em larga escala, privilegiando o meio ambiente.
NÚMEROS DE PRODUÇÃO
VAGÕES PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 300 2.500 / 3.000 1.000 5.100 1.300 3.700 7.600 4.700 2.400 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)
VAGÕES PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 30.000 / 35.000 30.600 11.500 > PRODUÇÃO POR DÉCADA 30.000 / 35.000 30.600 11.500 3.400 28.200 10(P) 00 90 80 70
LOCOMOTIVAS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 5 60 / 70 22 30 14 6 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)
CARROS DE PASSAGEIROS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 220 500 / 550 440 450 280 110 180 45 80 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)
CARROS DE PASSAGEIROS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 4.000 1.930 POR DÉCADA 4.000 1.930 640 1.460 950 10(P) 00 90 80 70
Pedidos em carteira Total de carros: 1098 carros Linha Carros 2 Verde – Metrô SP 96 3 Vermelha – Metrô SP 60 1 Azul – Metrô SP 42 7 Rubi – CPTM 160 12 Safira – CPTM 12 Safira - CPTM 64 8 Diamante – CPTM (PPP) 288 11 Coral - CPTM 72 5 Lilás – Metrô SP 156 Total de carros: 1098 carros
Pedidos em carteira Total de carros: 168 carros Metrô/VLT Carros Metrô Brasília 48 Metrô Brasília (VLTs) 39 Cariri (VLTs) 4 Fortaleza (VLTs) 24 Recife (VLTs) 21 Maceió (VLTs) Macaé (VLTs) 8 Total de carros: 168 carros
TAV O TREM DE ALTA VELOCIDADE
TAV IMPACTOS ESPERADOS Geração de empregos Redução no deslocamento Desenvolvimento tecnológico Redução no deslocamento Ajuste na demanda: rodovias e aeroportos Redução de poluentes Redução de congestionamentos
Em construção: 10.781 km Em fase de projeto: 17.579 km REDE MUNDIAL DE LINHAS DE ALTA VELOCIDADE Fonte: ANTT Em operação: 13.414 km Em construção: 10.781 km Em fase de projeto: 17.579 km
TAV PROJETOS BRASIL Em curso Campinas > São Paulo > Rio de Janeiro I EF 222 Extensão: 511 km Em estudos São Paulo > Curitiba: 410 km Campinas > Uberlândia: 540 km Campinas > Belo Horizonte: 530 km Possíveis projetos futuros Curitiba > Porto Alegre: 600 km Uberlândia > Brasília: 500 km Total > 3.100 km
TAV PROJETOS MALHA DE ALTA VELOCIDADE NO BRASIL
TAV NACIONALIZAÇÃO O Edital estabeleceu um percentual mínimo de Conteúdo Local para os bens e serviços, na construção do TAV. Foi uma atitude do Governo Brasileiro para geração de empregos e renda no País e uma conquista da ABIFER.
TRAÇADO PREVISTO TAV RIO-SÃO PAULO-CAMPINAS ESTAÇÕES CONSIDERADAS CAMPINAS RIO DE JANERIRO/ BARÂO DE MAUÁ VIRACOPOS SÃO PAULO/ CAMPO DE MARTE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BARRA MANSA/ VOLTA REDONDA AEROPORTO GALEÃO AEROPORTO DE GUARULHOS 8 7 6 5 4 3 2 1 Km 510,7 Km 487,6 Km 412,2 Km 390,4 Km 328,7 Km 118,3 Km 15,2 Km 0,0 LOCALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES 3 2 8 1 7 4 5 6
PLANTAS PARA MONTAGEM DO TAV DISPONÍVEIS NO BRASIL IESA TTRANS AMSTEDMAXION / BOMBARDIER CAF SIEMENS ALSTOM
CARACTERÍSTICAS DO TREM PROJEÇÃO DO NÚMERO DE TRENS POR ANO Comprimento / Nº de carros por composição 200 m 8 carros (2014) 400 m 16 carros (2024) Carregamento máximo por eixo 17 t Tara 436 t Número de assentos Serviço Expresso: 458 assentos (duas classes) Serviço Regional: 600 assentos (classe única) PROJEÇÃO DO NÚMERO DE TRENS POR ANO Fonte: ANTT
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA TAV BRASIL Fonte: ANTT Principais objetivos • Capacitar profissionais brasileiros, de empresas e de instituições de pesquisa, para execução de projetos, fabricação, operação e manutenção do TAV, dos seus equipamentos, peças e componentes; • Criar condições locais para certificação das tecnologias do TAV; • Consolidar competências nacionais para execução de futuras expansões do PROJETO TAV BRASIL.
CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT
CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT
CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT
CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT
TAV PELO MUNDO AGV OARIS
TAV PELO MUNDO Velaro ETR 500
TAV PELO MUNDO KTX Shinkansen Série700
TAV PELO MUNDO CHR3 Zefiro
CRONOGRAMA TAV BRASIL Publicação do Edital 14/07/2010 Fonte: ANTT Publicação do Edital 14/07/2010 Entrega das Propostas e Garantias 29/11/2010 Sessão Pública do Leilão na BM&F Bovespa 16/12/2010 Ata de Julgamento da Proponente Vencedora 18/01/2011 Assinatura do Contrato de Concessão 11/05/2011
PROPOSIÇÕES ABIFER – PRÓXIMOS 10 ANOS Na área de transporte de carga • Eliminação dos gargalos da malha ferroviária existente; • Construção de 1.500 km de novas ferrovias por ano. Na área de transporte de passageiros • Duplicação da malha metroferroviária urbana, atualmente de apenas 800 km; • Construção de 3.000 km de linhas de Trem de Alta Velocidade.
O Brasil não pode mais prescindir do transporte ferroviário. Mensagem ABIFER O Brasil não pode mais prescindir do transporte ferroviário. Este deve ser o compromisso desta década.
OBRIGADO! Vicente Abate Presidente ABIFER Tel: (11) 3289-1667 vicenteabate@abifer.org.br www.abifer.org.br