SPIN - CAMPINAS ITI - Campinas, 22 de Junho de 2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupos de Companheirismo
Advertisements

Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
EVENTO INTERNACIONAL Gestión de Redes Sociales Cooperação Brasil-Colombia CNPq/Colciencias Projeto Redes técno-sociais e gestão democrática da cidade Coordenação.
O QUE É A PASCOM?.
M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora ETT/PUCRS
A estruturação de Grupos de Pesquisa
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Projeto Sistema de Serviço Propostas Estruturais
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
OBJETIVOS OBJETIVOS OBJETIVOS Promover o associativismo;
A experiência com o Projeto Rondon 2009: uma análise da sua influência na formação profissional do bacharel em Turismo Paula Grechinski Demczuk.
OWASP FLORIPA DAY 2012 & TOP 10 Gabriella de Bem
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
WOGE - Worskhop para Organizadores de Grupos de Empresas Relato das Experiências da SOFTSUL Belo Horizonte, 06 de Outubro de 2005.
Planejando Intervenções Votuporanga, Brasil 19 de Junho de 2010 Dr. Eduardo Hernandez Catherina Candela Juliana Langille.
OPERAÇÕES Cadastro de Centro de Custo; Cadastro de Dependência. Fiscal Administrativo.
Visão e Missão Difundir conhecimentos e experiências sobre a teoria e prática das melhores realizações mundiais sobre Estratégias.
Médica Previdenciária
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
V Reunião do SPIN - CAMPINAS Coordenação Geral: CenPRA/ CPqD / Motorola Processo de Gerência de Subcontratadas – Relatos de Experiências Tema: Palestrante:
XVII Reunião do SPIN - CAMPINAS Tema: "Rational Unified Process" e "Use Case Point" Local: CenPRA Coordenação Geral: CenPRA/CPqD/Motorola Campinas, 07/10/2004.
XVIII Reunião do SPIN - CAMPINAS Tema: Estratégias para Implantação de Sistemas de Qualidade e Discussão sobre Implementação de Requisitos Local: Motorola.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Planejamento Estratégico
Engenharia de Software
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Apresentação Institucional Spread
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
Comissão de Secretaria de Governança
Software Engineering Process Group
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
Michael Page International Brasil Engenharia & Manufatura
Modelos de Maturidade de Processos de Software
A NS CONSULTORIA A área de saúde tornou-se um dos setores mais competitivos no Brasil, logo, o canal de distribuição e vendas acompanhou esse processo.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
ORIENTAÇÕES QUANTO À APRESENTAÇÃO
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Proposta Missão e Visão ABFA Para críticas e sugestões.
1/34 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Vasconcelos
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Desafios brasileiros: saúde pública
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Apresentação “ATACADO INFO” Grupo de Distribuidores Regionais de Informática do Brasil.
Duplicação de EVS.
1/37 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Monteiro.
ADCE - São Paulo Santiago do Chile 2006 ADCE-SP – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo Rua Santanésia, 528 and. S1 – Butantã –
Apresentação da Disciplina
Proposta para um Novo GUL Motivações e Objetivos.
Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
Relatório de Atividades 1º Quadrimestre de maio de 2011 Foz do Iguaçu - PR.
PROPOSTA PROCESSO DE COACHING. Belo Horizonte, 16 de junho de 2014 À PORTO SEGURO, Prezada Fernanda, Conforme combinado, segue proposta de Coaching Empresarial.
Por uma educação de qualidade para crianças e adolescentes LGV 2012.
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
Programação_ 9h – Boas vindas 9h30m – Atualizações do GELP Brasil 10h – Evento Internacional do GELP em Durban 11h – Oficinas e Outputs do GELP Brasil.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
2006: Open-Source 2.0 Bubble! Gartner “Em 2010, a maioria das organizações de TI terão gerenciamento formal para o Open-Source e estratégias de aquisição.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

SPIN - CAMPINAS ITI - Campinas, 22 de Junho de 2001

Breve Histórico... SPIN: Software Process Improvement Network Necessidade: ter um fórum prático para troca de informações e experiências entre os indivíduos que querem a melhoria das práticas em engenharia de software Membros participantes: indústria, governo, universidades, organizações profissionais e consultores

Sobre o SPIN (1/5) É uma organização de profissionais de software de uma determinada área geográfica, cujo interesse está no aperfeiçoamento dos processos de software Benefícios em duas palavras: intercâmbio e influência

Cada SPIN regional tem as suas características, baseadas na visão de seus fundadores e nas necessidades da comunidade Muitos SPIN estão operando com tempo e recursos voluntários, outros possuem uma instituição ou um patrocinador corporativo que oferece suporte Sobre o SPIN (2/5)

Alguns SPIN cobram taxas simbólicas de associação ou de participação em eventos SPIN no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte Eventos para encontro de profissionais em melhoria de processo: SEPGs e SIMPROS Sobre o SPIN (3/5)

Algumas definições necessárias: Missão Coordenação: voluntária ou eletiva Forma jurídica: simples ou complexa Periodicidade das reuniões Locais das reuniões Sobre o SPIN - Campinas (4/5)

Algumas definições necessárias (cont.): Manutenção da lista de participantes Identificar as nossas necessidades Planejar próximo encontro Outras questões ou dúvidas.... Todas as informações estão disponíveis na página do SEI - Software Engineering Institute Sobre o SPIN - Campinas (5/5)