Poética e processo e muito mais!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Origens da Arte contemporânea
Arte e diversão e arte e os sentidos
Antonio Francisco de Paula Souza
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
ARTE CONCEITUAL A Arte Conceitual, define-se como o movimento artístico moderno ou contemporâneo que defende a superioridade das ideias veiculadas pela.
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Século XX até os dias de hoje
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O QUE SABER.
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
arte em processo Expanded Arts Diagram, de George Maciunas – 1966.
Oscar D’Ambrosio Abril 2010
Modernismo: passado, presente e futuro
Decálogo Plástico do DEOPS
Modernismo: passado, presente e futuro Passado: Belle époque
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Estética – Rubens Gerchman
Lógica de Programação.
ARTE CONTEMPORÂNEA E O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE à luz de Hans Belting
Paul Newman.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Políticas de ciência e Tecnologia, Out.-Dez. 2002
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
A Semana da Arte Moderna
Referências da Arte Moderna representativas dos nossos dias:
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO
Christo e Jeanne-Claude Por Elisa B. Herrera
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Lembrando o E$cudo.
Di Cavalcanti Emiliano Di Cavalcanti, o pintor das mulatas, nasceu
O QUE É ARTE?.
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
ARTE-TECNOLOGIA MILTON SOGABE.
HAPPENING Nome: Carlos Tomelin, Enzo Bertoldi e João Renato Turma: 81 Disciplina: Artes Professora: Carla Bortolozzo.
Carlos Vergara Carlos Vergara (Santa Maria RS 1941). Gravador, fotógrafo e pintor. Na década de 1950, transfere-se para o Rio de Janeiro, e, paralelamente.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
COLLAGE Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de.
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL NA ARTE
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Expressionismo abstrato
Natureza e características
Minimalismo Termo designativo de uma tendência na pintura e, mais especificamente na escultura, surgida na década de 50, que pregava o uso apenas de formas.
E. E. Francisco Piergentile
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Arte Contemporânea A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas.
Um diálogo entre Arte e Ciência
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro.
Renoir – O Almoço dos Remadores Renoir – Le Moulin de la Galette.
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Transcrição da apresentação:

Poética e processo e muito mais! Oscar D’Ambrosio FMU abril/2013

Questões 1 – O que são poéticas? 2 – O que é processo? 3 – O que é arte conceitual? 4 – O que é museu?

Poéticas do Processo Poética = forma de pensar Como disciplina teórica, a Poética é o estudo das obras literárias, particularmente as narrativas. Visa esclarecer características gerais e criar conceitos que possam ser generalizados para o entendimento da construção de outras obras. Opera implícita ou explicitamente na criação artística e foi abarcada pelas artes visuais. Processo = maneira de agir Processo (no latim procedere é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere). É um conjunto sequencial e peculiar de ações que objetivam atingir uma meta. É usado para criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

Ceiling Painting (YES Painting) Yoko Ono, 1966 Arte Conceitual Ceiling Painting (YES Painting) Yoko Ono, 1966 Surge na Europa e nos EUA no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970. O conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra. Termo usado pela primeira vez num texto de Henry Flynt, em 1961, entre as atividades do Grupo Fluxus (1961-63). Festivais internacionais, interdisciplinares e plurais Festum Fluxorum, realizados em Copenhague, Paris, Düsseldorf, Amsterdã e Nice Wolf Vostell (1932-1998), Per Kirkeby (1938), Ben Vautier (1935), George Maciunas (1931-1978), Yoko Ono (1933) (Cut pieces, 1965), John Cage (1912-1992), Nam June Paik (1932-2006) 

Shigeko Kubota (1937) – Vagina Painting, 1965 (2008, recriação de Lilibeth Cuenca Rasmussen)

Joseph Beuys (1912-1986) - Eu Amo a América e a América me Ama (EUA, 1974) Performance em que o artista ficou envolvido em feltro em uma sala com um coiote durante cinco dias.

Outras obras de Beuys Como explicar desenhos a uma lebre morta (1965) o artista vaga pela galeria com o rosto recoberto de mel e ouro, carregando no colo uma lebre morta com quem ele fala. A matilha (1969) Instalação com uma Kombi Volkswagen sendo puxada por 24 trenós de madeira contendo feltro, lanternas e gordura. Canto gorduroso (1973) Gordura de porco no canto de um espaço. A gordura derrete e se torna rançosa com o tempo. 7.000 carvalhos (1979) Sete mil pedras foram espalhadas em Kassel durante a Documenta. Para cada pedra retirada, Beuys determinou que seria plantado em seu lugar um carvalho.

Precedentes Marcel Duchamp (1887-1968) – jogos verbais Fresh Widow, 1920 Madeira pintada e retângulos de couro, 79x53x10 cm, 1920

Jackson Pollock (1912-1956) – action painting – pinga, espalha e salpica

Richard Peter Stankiewicz (1922-1983) – refugos O pássaro dourado está frequentemente triste Aço e ferro, 50x34x25 cm, 1957

Robert Rauschenberg (1925-2008) – fazer/desfazer Desenho de De Kooning Apagado Traços de nanquim e giz de cera, 64x55 cm, 1953

Robert Barry - liberdade Série de Gás Inerte devolução de 0,5 m3 de gás hélio à atmosfera Deserto de Mojave, Califórnia, EUA, 1969 O gás hélio é o segundo elemento químico em abundância no universo, atrás do hidrogênio, mas, na atmosfera terrestre, encontram-se apenas traços, provenientes da desintegração de alguns elementos. É usado para o enchimento de balões e dirigíveis e como líquido refrigerante de materiais supercondutores.

Poéticas do Processo Objetos, sons, movimentos e luzes apelam para visão, olfato, audição e tato. O espectador é convocado a participar de espetáculos experimentais: descontínuos sem foco definido não-verbais sem sequência previamente estabelecida

1967 - Exposição-Não-Exposição Nelson Leirner Brasil Grupo Rex junho de 1966/maio de 1967  Wesley Duke Lee (1931-2010), Nelson Leirner (1932),  Geraldo de Barros (1923-1998), Carlos Fajardo (1941),  José Resende (1945) e  Frederico Nasser (1945) 1967 - Exposição-Não-Exposição Nelson Leirner “Foi um dos happenings mais perfeitos que fizemos. A exposição durou exatamente oito minutos. A galeria foi toda depredada e os quadros arrancados brutalmente e vendidos na porta pelas pessoas que os tiraram de lá” - Wesley Duke Lee

Cildo Meireles – viés político (1) Exposição Information The Museum of Modern Art, MoMA, Nova York, 1970 Inserções em Circuitos Ideológicos. O artista intervém em sistemas de circulação de notas de dinheiro ou garrafas de coca-cola, para difundir anonimamente mensagens políticas durante a ditadura militar.

Cildo Meireles – viés político (2)

Cildo Meireles – viés político (3)

17ª. Bienal Internacional de São Paulo (1983) Ala dedicada à exposição de obras e documentos do grupo Fluxus

Museu Instituição com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural. Cultivar e preservar a arte e a ciência. A palavra vem do latim museum, ou seja um templo das musas, entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica. Há nove musas, filhas de Mnemosine (Memória) e Zeus.

Não-conclusões da arte conceitual Estratégia (preponderância de idéias) Característica frequente (transitoriedade de meios e precariedade de materiais) Atitude (crítica frente a instituições artísticas: mercado e museus)

Discussões Os conceitos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. O mais importante são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. Caso o projeto idealizado enquanto conceito venha a ser realizado, não há exigência de que a obra seja construída pelas mãos do artista. O artista pode, muitas vezes, delegar o trabalho físico a uma pessoa que tenha habilidade técnica específica. O que importa é a invenção da obra, o conceito que é elaborado antes de sua materialização.

OBRIGADO ! Oscar D’Ambrosio odambros@reitoria.unesp.br   Responsável pela página www.artcanal.com.br/oscardambrosio