Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
De quem é a bola?.
COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ...
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Psicologia e práticas educativas.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
experiências INESQUECÍVEIS!
Qualidade de vida Equilíbrio / Harmonia = Bem estar Plenitude / Felicidade.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Que desconforto é esse?.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
O melhor  Leila Ferreira  .
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CASADOS...  .
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
“Viver sozinho estimula a interação social.”
Será que dava mais certo assim?
As duas Freiras.
Hoje eu vou mudar! Hoje eu vou mudar!
Ministério da Fidelidade.
TUDO O QUE SEMPRE PRECISEI SABER, APRENDí COM A MINHA MÃE, E COM TUDO ISSO ESTOU VIVO ATÉ HOJE. A EDUCAÇÃO HOJE EM DIA É BEM DIFERENTE .... Ligue o som.
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira
Prof.ª Ivana Anhanguera Educacional
Programador – Como Me tornar Um!
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
PSICOMOTRICIDADE.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Psicologia Maternal Clique para avançar.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
Os Perigos do corpo perfeito
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Viva o melhor da sua vida
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Educação Especial Aula 9
Prof. José Roberto Medina
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
SITUAÇÕES.
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
PASSOS “FUNDAMENTAIS” NO TREINAMENTO PERSONALIZADO
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
05/11/2015.
Desenvolvimento motor
Educação Financeira para crianças e Jovens
PROF. THIAGO DA SILVA MACHADO Educação Física no Ensino Fundamental UNIDADE I Tema da aula: A história pessoal como ponto de partida.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
VOCÊ PODE MELHORAR O SEU RELACIONAMENTO? Capítulo 10 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic.
Transcrição da apresentação:

Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante Educação Física Escolar: Entre o ser transpirante e o ser pensante. Uma aproximação possível Prof. Antonio Bahia

Quando eu começo conceituando, eu fecho a questão, declarando o que é Quando eu começo conceituando, eu fecho a questão, declarando o que é. Por que conceituar não é dizer o que é o objeto do conceito? Ora , se eu afirmo de saída , que alguma coisa é tal coisa, eu fecho todo o horizonte de poder não ser tal coisa, ou poder ser alguma coisa mais do que o contido no conceito Pey,Maria Oly 2006

Eis a questão A gente corre, pula, joga e sua, mas não entende qual é a sua. A gente joga e sua. E a sua é entrar ou não no jogo? E qual é a nossa? É corre e suar? Que bolo é esse que me faz pensar? Se a gente não suar como é que vai jogar? E se a sua não é correr o que é que eu vou fazer? E se a minha for suar onde é que eu vou parar? Oh, Educação Física! Se você não corre e não sua, afinal qual é a sua? Afinal o que fazer se eu não sei quem é você? Antonio Bahia

Século XVIII. Os jesuítas editam um tratado em latim um tratado de ginástica que estabelece as regras dos jogos recomendados. Os médicos baseados nos antigos jogos de exercício e na ginástica dos jesuítas, estabelecem uma nova técnica de higiene corporal: a cultura física Jogos educativos dos Jesuítas +Ginástica dos Médicos+Treinamento de Soldados. Historia Social da Infância e da Família Aries,Philippe. Ed. Guanabara

“ Ora, se se considerar o corpo humano apenas na sua dimensão biofísica,não há necessidade de diferencia-lo por meio de seu uso especifico e regional,pois afinal de contas,o corpo biológico de todos os membros da espécie humana é muito semelhante.” (Daolio, 2004)

“O que nos distingue dos outros animais não é a capacidade de aprender e sim de ensinar.” Coll

Devemos ver o corpo humano inserido em um contexto de ações construídas de maneira processual que dão sentido e significado as nossas vidas e vão mais além que contrações musculares. ( Bahia 2007)

Corpo Espaço Tempo Objeto Movimento Antonio Bahia

Freio inibitório Ritmo (Organização interna do tempo) Antecipação Perceptual Antonio Bahia

Conceito espontâneo conceito cientifico Do movimento ao gesto Antonio Bahia

Séries Iniciais Aspectos a serem considerados para estabelecer conteúdos: Jogo Coletivo Ritual de passagem - Da Heteronomia à Autonomia J O G Ascendente Descendente

Séries Iniciais Aspectos a serem considerados para estabelecer conteúdos: Explorar e Combinar o movimento com objetos no tempo e no espaço Organização no tempo e no espaço J O G

Ensino Fundamental – 5ª à 8ª série Ginástica Qualidades físicas Avaliação física Princípios do treinamento

Jogando para aprender. O jogo como coadjuvante do processo ensino e aprendizagem Antonio Bahia

Ensino Fundamental – 5ª à 8ª série P O R T Aspectos a serem considerados para estabelecer conteúdos: Iniciação Esportiva Futebol Vôlei Handebol Atletismo Artes Marciais Capoeira Skate Tênis Natação...

Ensino Fundamental – 5ª à 8ª série P O R T Fundamentos Técnica Tática Aspectos morais História

Sentir perceber analisar decidir Todos tem saúde? O que é ter saúde? Quem tem mais dinheiro pode ter mais saúde? Esporte é saúde? Existe diferença entre as pessoas que praticam os diferentes esportes?

Sentir perceber analisar decidir Todos podem chegar a seleção? Que esporte você gostaria de praticar e acha que não pode? Porque? As regras do esporte dificultam a sua pratica? Existe esporte de rico e esporte de pobre?

Sentir perceber analisar e decidir É preciso saúde para fazer ginástica ou fazendo ginástica que se adquire saúde? Para fazer ginástica precisamos freqüentar uma academia? Bloqueio só existe no vôlei?

Sentir perceber analisar decidir Os trabalhadores do serviço braçal precisam fazer musculação? Porque os espaços para a pratica esportiva não são iguais em todas as escolas? Homens e mulheres podem praticar os mesmos esportes?

Sentir perceber analisar decidir Todos podem freqüentar as academias? O que é equilíbrio? Como podemos nos equilibrar? Em que atividades precisamos fazer força?

Qual a diferença dos brinquedos que fazemos para os comprados na loja? Podemos fazer as regras dos jogos e esportes que praticamos? Será que os esportes de hoje já foram jogos algum dia?

É preciso saúde para fazer ginástica ou fazendo ginástica que se adquire saúde? Para fazer ginástica precisamos freqüentar uma academia? Bloqueio só existe no vôlei?

Todos podem chegar a seleção? Que esporte você gostaria de praticar e acha que não pode? Porque? As regras do esporte dificultam a sua pratica? Existe esporte de rico e esporte de pobre?

Porque os espaços para a pratica esportiva não são iguais em todas as escolas? Homens e mulheres podem praticar os mesmos esportes? Só podemos fazer musculação se tivermos aparelhos?

O que podemos fazer em 10 segundos? Como utilizamos o nosso tempo? Utiliza melhor o tempo quem tem mais tempo? Algumas pessoas tem mais tempo que as outras? Tempo custa dinheiro?

Sentir perceber analisar decidir “É hipocrisia dizer que entramos numa academia de ginástica, porque estamos preocupados com a saúde. Se fosse assim, já teríamos arrumado uma solução para questões mais graves, como a poluição que arrebenta os pulmões, o barulho das grandes cidades, a falta de saneamento.” LEITE, Paulo Moreira. O império da vaidade. Revista Veja, ano 28, nº 34, p. 78 – 23 ago. 1995

“A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE DESPRENDER-SE DO MOVIMENTO,PARA CENTRAR SUA ATENÇÃO NO SER QUE SE MOVE.” (Pierre Parlebas)

Poema do Beco Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte? — O que eu vejo é o beco. Manuel Bandeira

Antonio Luiz Ferreira Bahia jogoscantados@gmail.com (71)99638860 www.jogoscantadosbahia.com