SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Portal do Professor SEED/MEC
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Projeto - A escola e o meio ambiente
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE PELO HOMEM
CLIP DE HISTÓRIA: AS TÉCNOLOGIAS E AS GUERRAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 13
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DOS 123 (CENTO E VINTE E TRES) ESTABELECIMENTOS ESTADUAIS DE ENSINO, 24 (VINTE E QUATRO) ENVIARAM RESPOSTA AO OFICIO 428/2007, DE 22/08/2007.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Tecnologias no Ensino Marcos Alexandre Barros
Minha escola Escola Estadual Dr. Martinho Marques 2009.
SEDUC – Polo de Nova Andradina
Educação Ambiental - GPEEA
Prêmios Santander Universidades
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
Tecnologias Disponíveis na Escola
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Universidade Federal do Amapá
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
As TECNOLOGIAS na minha escola
Perguntas de Modelação
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
SEDUC – Polo de Nova Andradina Curso de Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs Turma 2: Azenaide Soares Aluna: Célia Veiga Mello dos.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Tecnologia na Escola Computadores: Utilizados por alguns professores para pesquisa, para organização da parte burocrática da escola e nas aulas na sala.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação continuada ANO 2015
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS Liliane Antes Kades

OBJETIVO GERAL Discutir e viabilizar a realização de uma pesquisa sobre impactos ambientais, incentivando a utilização das mídias para potencializar o processo de investigação dos temas.

Justificativa Avaliando o ambiente escolar, observaram-se várias situações de descaso com o meio ambiente que poderiam ser analisadas mais profundamente e revertidas. O aluno, assumindo o papel central do processo ensino aprendizagem, participa ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais escolares e busca soluções, transformando-se em um multiplicador, coletando dados, desenvolvendo habilidades e atitudes através da elaboração de pequenos projetos de intervenção. As mídias estimulam os alunos a investigação e compreensão de problemas construindo o seu próprio conhecimento através da participação ativa neste processo, desenvolvendo sua aprendizagem e sua capacidade de pesquisa, trabalhando colaborativamente e criando materiais autênticos e significativos.

Questões de Investigação:   Como os alunos podem colaborar com a reversão de alguns impactos ambientais que os cercam?

METODOLOGIA 1- Artigo ¨Os quatro erres do consumismo¨ de Leonardo Boff 2- Criação de um mapa mental dos problemas ambientais e uma lista de possíveis soluções para os mesmos. 3- Divisão das equipes 4- Definição dos temas pelas equipes 5. Metodologia Científica 6. Pesquisa (sala informatizada, Mídia Impressa, Coleta de dados) 7- Elaboração do trabalho escrito 8- Socialização das equipes 9- Divulgação do Plano de Ação 10- Divulgação na escola 11- Reversão dos Impactos investigados

Identificação da escola: Escola Municipal Profª Virgínia Soares Rua Princesa Mafalda, 468 – Bairro Floresta Joinville – SC Público envolvido: Alunos das 8ª séries A e B – Papel de Investigadores e Autores Professores de Ciências e Geografia – Papel de Mediadores

Mídias Utilizadas Computador, Internet, TV, DVD, rádio, máquina fotográfica, aparelho de som, filmadora, material impresso, projetor multimídia.

Avaliação: - Participação e organização da equipe - Interesse e motivação na busca de informações - Qualidade do conteúdo pesquisado e apresentado - Desempenho apresentado na produção dos trabalhos - Socialização com a aplicação de diferentes mídias - Execução do plano para reversão da problemática diagnosticada Tempo de Duração: 8 meses

CRONOGRAMA

TEMAS ESCOLHIDOS 8ª A - Poluição das Águas - Bicombustíveis - Pilhas e Baterias - Poluição Sonora - Economia de Energia - Aquecimento Global (Vegetação) 8ª B - Consumismo - Desperdício de Alimentos - Fome - Lixo – Sacolas Plásticas - Meios de Energia Renovável - Lixo - Papéis

Divulgação dos trabalhos

Socialização dos trabalhos - 8ª Séries A e B FOTOS Socialização dos trabalhos - 8ª Séries A e B

Equipe Bicombustíveis

Equipe Poluição Sonora

Divulgação dos trabalhos em sala – Equipe Fome

Equipe Lixo - Papéis

Equipe Poluição das Águas

Equipe Desperdício de Alimentos com Palestrante Convidada (D Equipe Desperdício de Alimentos com Palestrante Convidada (D. Sabina, cozinheira da escola)

Público – Alunos de 5ª Séries

Equipe Consumismo

Alunas voluntárias da 8ª Série ensinando os alunos de 5ª Série o processo de reciclagem de papel, utilizando os papéis coletados pelas caixas coletoras distribuídas nas salas.

FIM