SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS Liliane Antes Kades
OBJETIVO GERAL Discutir e viabilizar a realização de uma pesquisa sobre impactos ambientais, incentivando a utilização das mídias para potencializar o processo de investigação dos temas.
Justificativa Avaliando o ambiente escolar, observaram-se várias situações de descaso com o meio ambiente que poderiam ser analisadas mais profundamente e revertidas. O aluno, assumindo o papel central do processo ensino aprendizagem, participa ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais escolares e busca soluções, transformando-se em um multiplicador, coletando dados, desenvolvendo habilidades e atitudes através da elaboração de pequenos projetos de intervenção. As mídias estimulam os alunos a investigação e compreensão de problemas construindo o seu próprio conhecimento através da participação ativa neste processo, desenvolvendo sua aprendizagem e sua capacidade de pesquisa, trabalhando colaborativamente e criando materiais autênticos e significativos.
Questões de Investigação: Como os alunos podem colaborar com a reversão de alguns impactos ambientais que os cercam?
METODOLOGIA 1- Artigo ¨Os quatro erres do consumismo¨ de Leonardo Boff 2- Criação de um mapa mental dos problemas ambientais e uma lista de possíveis soluções para os mesmos. 3- Divisão das equipes 4- Definição dos temas pelas equipes 5. Metodologia Científica 6. Pesquisa (sala informatizada, Mídia Impressa, Coleta de dados) 7- Elaboração do trabalho escrito 8- Socialização das equipes 9- Divulgação do Plano de Ação 10- Divulgação na escola 11- Reversão dos Impactos investigados
Identificação da escola: Escola Municipal Profª Virgínia Soares Rua Princesa Mafalda, 468 – Bairro Floresta Joinville – SC Público envolvido: Alunos das 8ª séries A e B – Papel de Investigadores e Autores Professores de Ciências e Geografia – Papel de Mediadores
Mídias Utilizadas Computador, Internet, TV, DVD, rádio, máquina fotográfica, aparelho de som, filmadora, material impresso, projetor multimídia.
Avaliação: - Participação e organização da equipe - Interesse e motivação na busca de informações - Qualidade do conteúdo pesquisado e apresentado - Desempenho apresentado na produção dos trabalhos - Socialização com a aplicação de diferentes mídias - Execução do plano para reversão da problemática diagnosticada Tempo de Duração: 8 meses
CRONOGRAMA
TEMAS ESCOLHIDOS 8ª A - Poluição das Águas - Bicombustíveis - Pilhas e Baterias - Poluição Sonora - Economia de Energia - Aquecimento Global (Vegetação) 8ª B - Consumismo - Desperdício de Alimentos - Fome - Lixo – Sacolas Plásticas - Meios de Energia Renovável - Lixo - Papéis
Divulgação dos trabalhos
Socialização dos trabalhos - 8ª Séries A e B FOTOS Socialização dos trabalhos - 8ª Séries A e B
Equipe Bicombustíveis
Equipe Poluição Sonora
Divulgação dos trabalhos em sala – Equipe Fome
Equipe Lixo - Papéis
Equipe Poluição das Águas
Equipe Desperdício de Alimentos com Palestrante Convidada (D Equipe Desperdício de Alimentos com Palestrante Convidada (D. Sabina, cozinheira da escola)
Público – Alunos de 5ª Séries
Equipe Consumismo
Alunas voluntárias da 8ª Série ensinando os alunos de 5ª Série o processo de reciclagem de papel, utilizando os papéis coletados pelas caixas coletoras distribuídas nas salas.
FIM