Comissão de Política de Dados e Informações Resultado dos trabalhos da Comissão de Política de Dados e Informações Ana Paula Turetta, Jesus Fernando Mansilla.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Plano “VISA na Atenção Básica”
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
PLANO DE GESTÃO.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Reunião do Programa de Iniciação Científica
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Ministério da Cultura.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Reunião de Gestores da Embrapa
Solos Política de Dados Embrapa Solos Pedro de Sá Analista Área Gestão Estratégica – Sub- área Propriedade Intelectual.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Implementação de uma Ferramenta de Busca de Documentos Eletrônicos
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Manual de Organização do Sistema Financeiro SISORF
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Ações de Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais da UNICAMP
Segurança e Auditoria de Sistemas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Implantação e reorganização de ouvidorias.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Ministério da Cultura.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
Políticas Científicas
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
15 anos desenvolvendo soluções criativas
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
UMA PARCERIA.
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA
Compras Governamentais
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Política de Dados e Informações Resultado dos trabalhos da Comissão de Política de Dados e Informações Ana Paula Turetta, Jesus Fernando Mansilla Baca, José Carlos Polidoro, José Francisco Lumbreras, José Ronaldo Macedo, Margareth Simões Meirelles, Pedro Sá e Waldir Carvalho Junior (coordenador).

Comissão de Política de Dados e Informações Objetivos da Comissão Discutir, preparar e apresentar uma proposta de Política de Dados e Informações no âmbito da Embrapa Solos;

Comissão de Política de Dados e Informações Método de trabalho Discussão em reuniões - 10 Início em 21 de maio Taxa de presença – 67,5% - 5,5 p/reunião Reunião final de consolidação Antecedentes – textos base

Comissão de Política de Dados e Informações -Política de acesso a Dados Geoportal – Embrapa Solos -Dispositivos legais (Projetos de Lei, Leis, Decretos 4553/2002; 6666/2008) - Políticas de informação geográfica na Europa/ INPA - Política de acesso a dados e informações - Política de dados de coleções e acervos científicos biológicos do museu paraense Emílio Goeldi – MPEG - Francini Reitz Spanceski, Diretrizes Gerais de Segurança da Informação – PRODERJ - Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio Minuta de Política de Dados - MCT

Comissão de Política de Dados e Informações Objetivos da Política: Definir as Diretrizes para a Gestão e Segurança da Informação técnico-científica, visando preservar a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações sob gestão da Embrapa Solos. Valorizar o conhecimento, promover parcerias, captar recursos e fomentar as atividades da Embrapa Solos. Promover o intercâmbio técnico-científico de forma responsável e interativa, de modo que possa haver retroalimentação de dados. Descrever a conduta considerada adequada para o manuseio, controle e proteção das informações contra destruição, modificação, divulgação indevida e acessos não autorizados, sejam acidentalmente ou intencionalmente. Principais pontos discutidos:

Comissão de Política de Dados e Informações Principais pontos discutidos: Necessidade de se ter algum tipo de instrumento jurídico entre Embrapa e instituições parceiras, contratantes e similares, para que fique acordado que a produção gerada nos mesmos seja passível da política de dados da Embrapa Solos: Parceiro, Cooperado – definir melhor quais\níveis de acesso\parte jurídica. Exemplo: dados de fertilidade - como muitos desses dados são provenientes de parceiros (laboratórios, cooperativas, etc). Estes também devem ser consultados. Contratante – adequação dos novos contratos de modo a facilitar o uso dos dados e informações pela Embrapa Solos visando publicações.

Comissão de Política de Dados e Informações Principais pontos discutidos: Dados e informações passíveis de publicação pela Embrapa Solos (objeto da política de dados) (Tabela). * Diferença entre arquivo manipulável e não manipulável

Comissão de Política de Dados e Informações

o Tempo de carência/restrição para DADOS ESTRATÉGICOS. o Dados Estratégicos: Caso 1: informações de perfis de solo que estejam no banco de dados, principalmente daqueles trabalhos que porventura estejam em período de restrição. Caso 2: mapas de solos regionais. Discussão mais ampla a respeito da sua disponibilização em arquivo shape – inclusive também em termos do eventual período de restrição. Nem todos os mapas são estratégicos ? microbacia, Brasil 5 milhões.

Comissão de Política de Dados e Informações o Comitê Gestor (CG). Sugestão: CTI, Comitê de Publicações, Autores. Dados com restrição e não previstos. o Banco de dados – mapoteca e perfis. Formatos editáveis, quando passada a carência, a disponibilização deve ser feita mediante cadastramento ou algum tipo de controle similar? O controle deve conter um mínimo de informações do usuário e concordância legal. Bases cartográficas são de uso exclusivo da equipe do projeto e não devem ser disponibilizadas junto ao temático.

Comissão de Política de Dados e Informações o A Embrapa (nível de diretoria/chefias) deve se comprometer em solução de continuidade/atualização dos bancos de dados digitais, como política da empresa. Aporte de recursos financeiros, de pessoal e equipamentos. Formalização de parceria entre a Embrapa Solos e o CNPTIA na gestão do banco de dados de solos (parceria embrapa x embrapa).

Comissão de Política de Dados e Informações o Observar o relacionamento entre a mapoteca e o BD perfil (exposição à internet ou não, ou parcial?). Dados digitais (shapes; Perfis de solos no BD). o Alimentação do BD. Os resultados analíticos da Embrapa Solos deveriam ser disponibilizados para a equipe através do BD/Geoportal para dados não consolidados. o Iniciativa solos.br X Geoportal/MapServer - a apresentação dos mapas de um modo que o usuário possa visualizá-lo de forma mais completa do que através do PDF. A Iniciativa Solos.br pode servir de modelo para este procedimento.

Comissão de Política de Dados e Informações o Sugere-se que as publicações (PDFs) contenham todos os dados produzidos no projeto, por exemplo: todos os perfis de solos deveriam acompanhar o boletim de levantamentos de solos o A política de dados é para ser seguida por todos os empregados. Sugestão de implementar instrumentos para assegurar o cumprimento da política por todos os funcionários da Unidade (SAAD, etc). o Bolsistas/estagiários devem ser comunicados e concordar por escrito de que os dados aqui produzidos não podem ser utilizados por ou fornecidos para terceiros. Os dados são de propriedade da Embrapa Solos.

Comissão de Política de Dados e Informações A minuta do texto POLÍTICA DE DADOS E INFORMAÇÕES DA EMBRAPA SOLOS elaborada pela comissão a partir das discussões e de consulta a legislação vigente e documentos afins de outras instituições, precisa ser complementada com contribuições do corpo técnico e jurídico da Embrapa Solos

Comissão de Política de Dados e Informações o Contribuições adicionais Melhoria na busca por publicações no site da Embrapa Solos assim como o resgate de publicações no geoportal digital. Link entre o GEOPORTAL e as publicações disponibilizadas na homepage. Atualmente está sem conexão. O sistema deverá ter um controle do número de acessos para poder gerar estatísticas, por exemplo com perfil dos usuários. Disponibilizar teses, dissertações e monografias, entre outros, do corpo técnico da Embrapa Solos (geoportal-homepage).

Comissão de Política de Dados e Informações 1.Disponibilização dos documentos (memórias, resumo das memórias, minuta, tabela e documentos base) Contribuições até dia 28/08 para: 3.A comissão integrará até 11/09 as contribuições pertinentes no documento final e o disponibilizará após adequações junto ao setor jurídico 4.ABIN 5.Apresentação do documento final no auditório no dia 18/09 6.Adequações finais – jurídico/técnico/Chefia Encaminhamentos Futuros:

Comissão de Política de Dados e Informações A Comissão enfatiza que a Política de Dados e Informações será elaborada pela Embrapa Solos (todos somos responsáveis).

Comissão de Política de Dados e Informações