1 Compilação das Informações de Pesquisa em Profundidade Julho 2010 Projeto: Operação dedicada de Inteligência para o SEBRAE/PR Gestão Estratégica / SEBRAE/PR.

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1 Compilação das Informações de Pesquisa em Profundidade Julho 2010 Projeto: Operação dedicada de Inteligência para o SEBRAE/PR Gestão Estratégica / SEBRAE/PR Avaliação de Marca e Imagem Institucional

2 Visão Geral Visão Geral do Estudo Entre os dias 14 e 30 de junho de 2010, foram realizadas 24 entrevistas sobre a percepção que diversos setores da sociedade paranaense têm sobre a marca e a imagem do SEBRAE/PR. O objetivo da investigação foi avaliar o posicionamento da marca do SEBRAE, bem como obter a opinião dos atores de mercado quanto à atuação da instituição. Segmentos Entrevistados e Suas Relações com o SEBRAE Associações Comerciais: As Associações Comerciais são instituições que visam a atender as necessidades dos seus associados por meio da representação institucional e da prestação de serviços. Dentre as associações entrevistadas, estão associações que representam tanto o comércio quanto a indústria e a agricultura. As associações comerciais se enxergam fazendo um trabalho em conjunto e/ou complementar ao do SEBRAE no desenvolvimento das MPEs. Elas destacaram o papel que o SEBRAE realiza com as próprias associações no acesso ao crédito. Academia: Foi realizada entrevista com reitor de uma eminente universidade de Curitiba. Foi ressaltada a importância da realização de convênios de atuação conjunta (cursos). Mídia: As instituições da imprensa que foram entrevistadas incluem rádios, tevês e jornais. O bom desempenho da assessoria de imprensa do SEBRAE foi unanimidade entre os entrevistados de mídia. Eles ressaltaram a postura pró-ativa e a acessibilidade do SEBRAE no envio de releases e fornecimento de pautas e divulgação das ações. Entretanto, houve uma reclamação sobre a falta de informações sobre os resultados concretos das ações do SEBRAE, e não só sobre a existência dessas ações, para a elaboração de matérias. Instituições Governamentais: Foram entrevistados funcionários do Sistema FIEP e da Receita Federal. A FIEP disse realizar eventos e parcerias com o SEBRAE (através dos APLs) e a Receita Federal enxerga o SEBRAE como um grande parceiro no desenvolvimento dos micro e pequenos empresários.

3 Objetivos do SEBRAE na sociedade Percepção Dominante Sobre os Objetivos do SEBRAE Na análise de percepção dos objetivos e das funções do SEBRAE na sociedade, os pontos mais destacados entre os entrevistados foram o desenvolvimento das MPEs e o fomento ao empreendedorismo. Outras Percepções Sobre os Objetivos do SEBRAE Os entrevistados, apesar de mostrarem uma grande uniformidade quanto as suas percepções sobre as funções do SEBRAE, levantaram pontos levemente distintos, sobre a relação da instituição com as MPEs. Foram apontadas como funções do SEBRAE: apoio ao nascimento e à consolidação das MPEs, meio de acesso a crédito e a tecnologia pelas micro e pequenas empresas, sendo ele o grande portal que elas têm para acessar informações relevantes para suas atividades. A defesa das MPEs foi outro ponto levantado pelos entrevistados como sendo função do SEBRAE. Essa defesa se daria através do estímulo às micro e pequenas empresas e da capacitação dos empresários, incentivando, assim, melhores práticas nas MPEs. Análise Acerca das Percepções Sobre os Objetivos do SEBRAE No geral, as percepções dos entrevistados foram uniformes quanto às funções e objetivos da instituição, mas houve uma percepção errada sobre a função do SEBRAE, como sendo uma agência de apoio às pequenas e médias empresas e não como uma instituição de apoio às micro e pequenas empresas. O SEBRAE não deve ter maiores preocupações quanto a como os agentes da sociedade veem as suas funções e objetivos, pois estas vêm sendo percebidas de maneira correta, em geral, pelos diversos segmentos.

4 Posicionamento do SEBRAE Percepção Dominante Sobre o Posicionamento do SEBRAE A percepção mais recorrente dos entrevistados sobre o posicionamento do SEBRAE foi a de Consultoria. Apenas um dos entrevistados afirmou que o empresariado não enxerga o SEBRAE exercendo esse papel, e sim como um órgão ligado ao governo com a função de apoiá-los. Outras Percepções Sobre o Posicionamento do SEBRAE Quando perguntados, os entrevistados não sabiam dizer, ou desconheciam a informação de que o SEBRAE atua como fonte de recursos financeiros, o que faz sentido com o real posicionamento da instituição. Apesar de não enxergarem o SEBRAE como uma agência de desenvolvimento, muitos entrevistados disseram ver um impacto positivo da atuação do SEBRAE nas MPEs e, consequentemente, no desenvolvimento da economia regional. É importante ressaltar a percepção errada de um dos entrevistados que disse ver o SEBRAE como um substituto ao ensino superior, para empreendedores sem acesso ao 3º grau. Análise Acerca das Percepções Sobre o Posicionamento do SEBRAE A percepção sobre o posicionamento do SEBRAE esteve correta na maioria dos casos. Em nenhuma entrevista citou-se o SEBRAE como uma associação de classe. Entretanto, o SEBRAE não foi visto como uma agência de desenvolvimento. Talvez a instituição deva investir na disseminação dessa linha de atuação para o público em geral, pois, como dito anteriormente, os entrevistados perceberam impactos indiretos do SEBRAE no desenvolvimento da economia e da sociedade, mas não enxergam a instituição como uma agência de desenvolvimento em si.

5 Formas de Atuação do SEBRAE Percepção Dominante Sobre as Formas de Atuação do SEBRAE A maioria dos entrevistados enxerga o SEBRAE atuando através de cursos, palestras, prestação de consultorias e treinamentos. Foi ressaltado que o SEBRAE faz forte divulgação nos diversos tipos de mídia, utilizando-se bem desses recursos. Outras Percepções Sobre as Formas de Atuação do SEBRAE Algumas críticas e comentários pontuais sobre a percepção das formas de atuação do SEBRAE foram feitas ao longo das entrevistas: SEBRAE não faz treinamentos de acordo com a demanda dos empresários, e sim de acordo com sua grade. SEBRAE não atua junto a empresas consolidadas, atuando apenas com empreendedores. Principal estratégia de atuação do SEBRAE: as parcerias são os principais meios de atuação da instituição, potencializando seus resultados. Análise Acerca das Percepções Sobre as Formas de Atuação do SEBRAE Em linhas gerais, os entrevistados percebem o SEBRAE atuando com cursos, treinamentos, palestras e consultorias, ou seja, oferecendo qualificação aos empresários e empreendedores. Não houve muitas referências pelos entrevistados sobre a atuação do SEBRAE no desenvolvimento de um ambiente propício para as atividades das MPEs, como a articulação política. Talvez o SEBRAE possa investir mais em articulações junto às esferas governamentais e junto à outras instituições e na divulgação das mesmas, para conhecimento do público.

6 Impactos das Ações do SEBRAE e Atributos da Instituição Percepção Dominante Sobre as Ações do SEBRAE e Atributos da Instituição Há um consenso entre os entrevistados de que as ações do SEBRAE são muito impactantes para o desempenho das MPEs. No que diz respeito aos atributos do SEBRAE, entretanto, houve opiniões diversas. A maior parte dos entrevistados colocou que o SEBRAE é uma instituição competente, que entende as demandas dos micro e pequenos empresários. Outras Percepções Sobre as Ações do SEBRAE e Atributos da Instituição Um grupo de entrevistados criticou a atuação do SEBRAE nesse aspecto por diversos motivos: SEBRAE não atende às demandas regionais, tendo um portfólio fechado de soluções, ditados pela central estadual, que estipularia metas para os consultores. Assim, eles ficariam pressionados a cumprir essas metas (que não seriam compatíveis com as necessidades regionais) e não ofereceriam uma solução adequada e de qualidade. Faltaria ainda capacitação técnica dos consultores do SEBRAE para orientar os empreendedores. Outros entrevistados comentaram o fato de as soluções propostas pelo SEBRAE serem muito óbvias, não agregando valor, então, aos empresários. Foi comentado que muitos empresários deram feedbacks dizendo que aprenderam apenas o óbvio, o que já sabiam, após a capacitação do SEBRAE. Foi ressaltada, por um dos entrevistados, a capacidade de adaptação do SEBRAE após receber os feedbacks dados pelos empresários. Este entrevistado disse não ver o SEBRAE dando um portfólio vasto de soluções ao empresariado, mas vê o SEBRAE adaptando o seu portfólio (sem promover grandes mudanças) para atender as necessidades levantadas pelos empresários. Análise Acerca das Percepções Sobre Ações do SEBRAE e Atributos da Instituição No geral, a visão sobre os atributos do SEBRAE foi positiva. Contudo, as ressalvas feitas são significativas, e podem ajudar a instituição a melhorar sua atuação no mercado. Todos os entrevistados disseram que recomendariam o SEBRAE para empresários e empreendedores.

7 Instituições Que os Entrevistados Relacionam ao SEBRAE Percepção Dominante Sobre as Instituições Relacionadas ao SEBRAE As instituições que foram citadas mais vezes pelos entrevistados como desempenhando o mesmo papel que o SEBRAE foram: Associações Comerciais SENAI Outras Percepções Sobre as Instituições Relacionadas ao SEBRAE Outras instituições também foram citadas como: PTI (Foz do Iguaçu), SENAC, Sistema FIEP, SESI, IEL, Governo do Estado, Junior Achievement, SESC, Instituições de Fomento (Não especificadas) Universidades (Através de cursos de extensão de empreendedorismo). Análise Acerca das Percepções Sobre as Instituições Relacionadas ao SEBRAE As associações comerciais foram citadas, majoritariamente, pelos entrevistados das próprias associações, que se vêem desempenhando um papel semelhante ao do SEBRAE. Um número significativo de entrevistados, entretanto, não relacionou a atuação de nenhuma outra instituição com a atuação do SEBRAE, colocando que somente o SEBRAE atende às MPEs e empreendedores.