Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE

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Transcrição da apresentação:

Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE Plano de Estágio Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE Alunos: Gustavo Cabral [gflc], Rodrigo Costa [rac2] CIn-UFPE

A Empresa História Negócio atual Fundada em 1972, voltada para o “boom” rodoviário “Birô de serviços” – passou a desenvolver software sob encomenda (1973) Anos 80 – birô de serviços para bancos Anos 90 – desativação dos serviços de birô – passa a integrar soluções: consultoria, projetos, desenvolvimento, implantação e manutenção Negócio atual Desenvolvimento de soluções de gestão Tecnologia da Informação Serviços variados Consultoria Desenvolvimento de soluções Metodologias de implantação Atendimento Manutenção de aplicativos

A Empresa Estrutura interna Equipe na qual trabalhou o estagiário Divide-se em diversas unidades Unidade do estagiário: UGE (Unidade de Gestão Empresaria) Seis setores: Administrativo Desenvolvimento Homologação Negócios Suporte Tecnologia Equipe na qual trabalhou o estagiário Setor: Desenvolvimento Nove profissionais (programadores) e três estagiários Encarregada da produção e aprimoramento do sistema Pirâmide: Sugestões, demandas e requisições dos diversos clientes

O Produto (ex-projeto): o cliente Potenciais clientes: Software genérico para grandes, pequenas e médias empresas Órgãos reguladores Bancos Benefícios: Adaptado para as peculiaridades contábeis-fiscais e administrativas do Brasil. Controla múltiplas empresas, filiais, controladas, coligadas, permitindo: Operações entre empresas Limite de crédito de clientes Acesso nativo ao Oracle 9i – suporta grande quantidade de informação

O Produto (manutenção) Trabalho dos estagiários: Manutenção num software de grande porte Exemplo de Uso: Cálculo de Impostos Entradas: Dados de compras, de vendas, de notas fiscais e restrições de atendimento Em suma, tudo se resume ao valor Sem o planejamento devido, o cliente possivelmente pagará mais imposto do que deveria pagar Facilita organizar os demonstrativos fiscais e dessa forma pagar a mínima quantidade possível de impostos

Tecnologias utilizadas Características técnicas Desenvolvido como Cliente-Servidor, Orientado a Objetos e Eventos Uso da linguagem CENTURA SQLWindows32 Conexão com o banco de dados Oracle utilizando seus recursos Stored procedures Triggers Programa-fonte único – ciclo de versões periódicas Utilização do ERWin para geração do modelo de dados Modelo disponibilizado

Atividades e Resultados obtidos Estágio em andamento: atividade de Manutenção O “projeto” do sistema Pirâmide já foi encerrado Manutenção de Requisitos do sistema Adição de novas funcionalidades Depuração Usabilidade Documentação Registro das modificações Homologação Teste de modificações Satisfação do Cliente

Dificuldades encontradas Ajuda: superando Dificuldades Suporte da equipe de desenvolvimento, tirar dúvidas Setor de tecnologia para entendimento das ferramentas e ambiente Suporte de analistas para entendimento do negócio Dificuldades: Domínio da tecnologia e Negócio Somente com experiência e prática. Tempo Entendimento de negócios de outras áreas Contabilidade Movimentação financeira Controle de faturamento Design de relatórios

Competências previamente adquiridas fora do CIn necessárias durante o estágio Competências técnicas Conhecimento profundo dos recursos de um SGBD Triggers Stored Procedures Linguagem DDL Utilização de ferramentas para controle de configuração Ferramenta de desenvolvimento da aplicação Aprendi: Estágios anteriores Sozinho Atividades de pesquisa Competências comunicativas e organizacionais Experiência prática ao organizar atividades de acordo com um cronograma estático Bom relacionamento Definir cronogramas Trabalhos realizados Estágios anteriores Atividades de Pesquisa

Competências previamente adquiridas no CIn necessárias durante o estágio Competências técnicas Conhecimento de modelagem de banco de dados QDL Processo de desenvolvimento de software Programação Orientada a Objetos Aprendi: Banco de Dados I e II Linguagem de Programação I e III AER/Engenharia de Software Competências comunicativas e organizacionais Planejamento de Projeto (ES) Buscar entender as Regras de Negócios (AER) Trabalho em grupo, ao realizar projetos de disciplinas Troca de idéias e soluções, no desenvolvimento de soluções de projeto de cadeiras.

Competências que revelaram-se chaves para sucesso do estágio Competências técnicas Entendimento das regras de negócio com facilidade Comunicação e ajuda mútua Prática de reuniões semanais Conhecer o jeito, técnicas e produtividade dos companheiros de trabalho Necessidade de realização das atividades propostas Adquiridas no dia-a-dia durante a solução dos problemas que aparecem Competências comunicativas e organizacionais Ser comunicativo Na dúvida, sempre perguntar Não tentar enrolar Conquistar a confiança Buscar entender e procurar ser entendido

Conclusão Utilização da Ferramenta SQL\Windows – Centura Conhecimento de novas tecnologias e ferramentas Trabalho em equipe Avaliação da empresa como lugar de estágio: Vantagens Bem organizada Cronogramas fieis Experiência Desvantagens Baixo salário Experiências pessoais e anedotas sobre o estágio Gerentes de projetos ficam no seu pé (muito!!) e falam muito sobre pouca coisa. “Será que vou receber esse mês?” “Cadê meu vale transporte?”